Há feitos gloriosamente sublimes e não se impõem pela força, mas que penetram suave e docemente pela alma humana e causam-lhe um enlevo realçante. O soar e o alçar da palavra sábia, culta, inteligente e competente, é o que penetra ativamente no recôndito do nosso ser. Bento Munhoz da Rocha Neto deixou indelevelmente gravadas na História as marcas de sua elevada sapiência e o comprovou em todos os setores onde atuou: como engenheiro ou como governador, como sociólogo ou como legislador, enfim como supra-sumo cultor da sabedoria, dominando inteligência rara. Nada melhor que alguém da estirpe do nosso querido dr. Lauro Grein para exaltar-lhe as qualidades, como registrado na sua lidíssima e hebdomadária coluna de 21/11. Parabéns, dr. Lauro; as sua expressivas palavras retrataram com concisão, fidelidade e felicidade o grande e ilustre homenageado dr Bento Munhoz da Rocha Neto.

CARREGANDO :)

Luiz J. Moreno Munhoz, administradorCuritiba, PR

A vez do Sul

Publicidade

Por que nós paranaenses, catarinenses, rio-grandenses, somos enganados, iludidos seja na área esportiva ou política. Vejamos os fatos: Rodovia BR-476 trecho Lapa–União da Vitória por onde passam 7.000 veículos diariamente e o descaso do governo federal em deixar de "providenciar a operação tapa-buracos". Aonde vai o recolhimento do IPVA? Domingo, nos defrontamos com problemas da arbitragem. Se não bastasse a anulação indevida dos jogos do Campeonato Brasileiro, agora um árbitro próximo da aposentadoria tirou a vitória do Internacional. Ele lesou até o Estatuto do Torcedor pois confessou o erro. Está na hora de mudar o comando da CBF.

Artur R. SantosSão Mateus do Sul, PR

Estar

Concordo totalmente com o leitor Luís Fernando Filippetto: está mais do que na hora de a prefeitura acabar com o EstaR, que não trás nenhum benefício ao cidadão e tampouco tem qualquer coisa a ver com o trânsito. Muito melhor seria colocar esses "agentes de trânsito" para fiscalizarem o trânsito, justificando o seu título.

David de Carvalho Curitiba, PR

Publicidade

Em outras palavras

O nosso mundo nada mais é do que uma eterna paráfrase. O que é isso? É uma forma de dizer algo que já foi dito com outras palavras, lançando mão de frases ou expressões sinônimas. Livros, teses, idéias, poesias, músicas, toda a produção humana traz de forma implícita ou explícita a re-produção. De original mesmo, fica muito pouco, além da intenção. A velha lição de física de que "na natureza nada se perde, tudo se transforma", inspirou a paráfrase escolar "na vida nada se cria, tudo se copia". Na verdade, o que acontece não é cópia no sentido literal. O que se faz no presente é a reescrita das gerações anteriores. De acordo com a filosofia de Confúcio, "só o que muda, permanece". Em outras palavras, nada se escreve, tudo se reescreve.

Paulo Cezar Basilio, professor e vice-prefeitoPinhão, PR

Transporte coletivo

Gostaria de mostrar minha indignação ao descaso e desrespeito das autoridades em relação aos usuários dos ônibus alimentadores, biarticulados, ligeirinhos, etc. Afinal, o sistema é motivo de orgulho para muitos políticos, mas para o usuário é apenas um meio de transporte que o leva para o trabalho, com preços exorbitantes e com péssima qualidade. Deixo aqui o convite para que as pessoas que são responsáveis e não usam esse recurso façam uma visita e verifiquem as condições em que se encontram os terminais como Boa Vista e Cabral, por exemplo. São os pontos que eu milhares de pessoas freqüentamos durante a semana.

Publicidade

Luiz Gustavo ClossCuritiba, PR

Segurança

Em um único dia, ouvi duas vezes tiros à noite, a distância de não mais de duas quadras de onde moro – no Água Verde, entre Chile e Brigadeiro Franco. Dia 18/11, ouvi três tiros, mais ou menos às 23 h. O que eu ouvi, um ex-policial militar me confirmou. Anteriormente, de madrugada (mais ou menos 1 h), ouvi sirene da polícia, cantar de pneus e dois tiros também perto de minha casa. Quando a polícia vai agir? É preciso que haja melhor policiamento por aqui. Eu já vi um homem descarregar uma arma em um motorista estacionado próximo a um ponto comercial; já vi um homem correr pela rua com uma arma na mão; já ouvi tiros mais de uma vez e agora isso. A polícia tem que fazer algo a respeito e a prefeitura, urgentemente, trocar as lâmpadas dos postes por lâmpadas brancas.

Diogo PereiraCuritiba, PR

Rua problemática

Publicidade

Dona Ana Maria Carbonel aborda com muita sensatez o caso da Rua Dr. Goulin, que, conforme outros disseram, é residencial. A Rua Rafael Papa é, ou era, tão ou mais residencial, no entanto, por força do crescimento da cidade e do trânsito, está absorvendo parte dos veículos que vêm da BR. Quanto à Rua Augusto Stresser, mão única já foi rejeitada porque acabaria com o comércio, desempregos, etc. Vide Rua Almirante Tamandaré e José de Alencar. Este seria o futuro da Augusto Stresser com mão única. A minha sugestão prioritária é a de que se adote semáfaro de três pontos na Rua Fagundes Varela com a N. S. da Luz, possibilitando entrada à esquerda, o que aliviaria a Augusto Stresser. Já existe este sistema na Augusto Stresser com a Almirante Tamandaré. O crescimento da cidade e o progresso exigem que outras ruas sejam utilizadas para desafogar o trânsito dos gargalos existentes.

Francisco A. Magalhães, comercianteCuritiba, PR

Litoral

Toda semana, alguém reclama de nosso litoral. Na verdade, todos os municípios necessitam de verba para melhorar sua infra-estrutura. No caso de Pontal do Paraná, parece que o prefeito arrumou dinheiro para fazer um calçadão, enquanto as ruas de muitos balneários continuam com buracos enormes. Em algumas resolveu tapá-los com restos de alvenaria de construção (caliça). Iluminação, por exemplo, é artigo de luxo para alguns balneários, pois nem a troca de luminárias estão fazendo. O lixo nas praias e em algumas ruas é uma constante. É de desanimar qualquer forasteiro! Não sou contra o calçadão, mas temos prioridades.

Reinaldo PereiraCuritiba, PR

Publicidade

Praça

A Praça "Nossa Senhora de Fátima" situada na Rua João Bettega com a Rua Raul Félix necessita de uma atenção especial da prefeitura. No momento, encontra-se coberta de mato, aparentemente abandonada. Necessita de um projeto que a torne um local onde as pessoas possam enxergá-la e senti-la como um ponto importante daquela região. Melhoria no sistema de iluminação, colocação de alguns bancos, manutenção permanente da área verde, são algumas sugestões. Certamente, os técnicos e engenheiros saberão como torná-la mais bonita e aconchegante aos moradores e pessoas que por ali transitam diariamente.

Carlos Bueno, aposentadoCuritiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

Publicidade

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.