Como muitos paranaenses, apoio as 10 Medidas Contra a Corrupção e assinei, com orgulho cívico, o abaixo assinado que foi levado à Câmara para transformá-las em Lei. Pergunto-me, contudo, se não poderia haver uma medida adicional. Considerando os artifícios legais que pessoas poderosas podem utilizar para travar processos ou torná-los muito lentos, a prescrição não deveria valer apenas até a abertura do processo inicial?
Marcos Almeida Prado Lefevre
Crise política
“Paris está em chamas?”, perguntou Hitler aos seus generais, em relação à ordem por ele dada para destruir a cidade luz. Vive-se hoje no Brasil algo parecido. O governo recusa-se a realizar a transição para o provável novo mandatário: concede benesses irresponsáveis, formula proposta para eleições presidenciais ainda neste ano, e insufla grupos agitadores. Dilma deixará o governo com o Brasil em chamas.
Paulo Roberto Gotaç
Energia
Gero energia em casa, e o que envio para a Copel é maior do que gasto no mês. Mesmo assim, tenho de pagar o mínimo da fatura. Se houvesse mais investimentos na geração doméstica de energia, daria para rever os planos para a construção de hidro e de termelétricas. O sol que incide sobre o território brasileiro é forte. Poderíamos ter uma conta de energia bem mais barata do que temos hoje. A natureza agradeceria e o bolso do consumidor também.
Ronaldo Magnavacca
Professores 1
Sobre a coluna de Lhuba Saucedo (Gazeta, 30/4), será mesmo que a culpa é dos professores, se esses trabalham três turnos para ter um pouco de dignidade; se quando vão protestar em busca de melhores condições são agredidos com cavalos ou balas? Na verdade, os verdadeiros culpados são os maus gestores.
Júlia Clenk Glodzinski
Professores 2
Minha mãe foi professora por 38 anos e aposentou-se, não porque queria, mas porque percebeu a ingerência sindical da APP na educação paranaense. Ela dizia: tenho pena das novas gerações que irão estudar em escolas estaduais, pois os professores que nelas estão entrando são incapacitados, preguiçosos, sem didática e muito mal preparados. Palavra de uma professora que formou gerações. Triste sina da educação brasileira.
Benvindo Ferreira
Trânsito
A prefeitura colocou os pardais para arrecadar dinheiro, e as infrações continuam, os acidentes idem. O prefeito de Florianópolis deu-nos uma lição quando acabou com os pardais e colocou a polícia de trânsito nas ruas. Carros roubados foram recuperados, drogas foram apreendidas, motoristas alcoolizados foram detidos.
Lauro Schner
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura