• Carregando...

O 13.º salário (Gazeta, 22/10) normalmente vem comprometido, pois o salário normal não cobre todas as despesas do mês. Dificilmente sobra para aplicar em festividades do final de ano. Restam, então, os empréstimos consignados, o cartão de crédito, cheque especial e cheque pré-datado, gerando ônus para o salário do próximo ano. Essa é a rotina do assalariado.

José Ademir do Vale Fortes

13º salário 2

Os gastos com 13.º salário variam muito de pessoa para pessoa. (Gazeta, 22/10). Esse dinheiro geralmente é usado por mim para pagar impostos do ano seguinte, como IPTU e IPVA. Ainda tem a matrícula escolar para os filhos, uniformes e materiais escolares.

Luciana Andreatta Maia

Campanha no Paraná

Aquele carro cheio de políticos atrapalhando o povo curitibano, em pleno horário comercial, foi sem dúvida o maior desrespeito e falta de consideração que políticos poderiam cometer (Gazeta, 22/10). Mostraram que para eles nada importa, leis ou civilidade. A nossa mundialmente famosa Boca Maldita é, e sempre será, livre para qualquer tipo de manifestação, seja política, religiosa, cultural, ou de qualquer outro segmento da sociedade democrática. Porém é inaceitável que políticos invadam a rua com seus seguranças e carros para fazer panfletagem.

Anjolilo Carlos Buzzetti

Confusão na campanha

O Presidente Lula, ao considerar que a agressão que José Serra sofreu no Rio de Janeiro foi uma farsa para ganhar dividendos políticos, julgou por si o candidato do PSDB. Lula apenas externou o que ele próprio faria em situação semelhante.

Ronaldo Gomes Ferraz

Privatização

O modelo inglês de privatizações foi o mais sábio e inteligente que se conhece. As pessoas precisam entender que quanto maior é o Estado, maior é a carga tributária para sustentá-lo. E maior é o aparelhamento partidário, a burocracia, a ineficiência e, como consequência, maior é a corrupção.

José Nélson Dutra Fonseca

Projetos da União

O Paraná tem força para cobrar projetos da União uma vez que dispõe de 30 deputados federais e três senadores. O que não tem é a unidade política necessária de seus representantes em Brasília para tanto.

Francisco Chicão Somavilla

Religião se discute 1

Belíssimo editorial, "Religião se discute, sim" (Gazeta, 22/10). Sou ateísta de carteirinha, mas admiro e elogio o papel desempenhado por muitas instituições e pessoas religiosas. O texto abordou com muita propriedade o tema ao tecer elogios às pessoas maravilhosas que promovem a bondade e o esclarecimento.

Karina Miranda Ratton

Religião se discute 2

Religião se discute sim! Se discute por uma religião que trabalhe pela elevação do individuo, seu crescimento pessoal e espiritual. É fato que muitas religiões acabam tendo uma efetividade muito maior de apoio social do que instituições governamentais. Agora, por outro lado, o que se vê de algumas religiões é a manutenção do empobrecimento de espírito dos seus adeptos. Isso sim deve ser discutido.

Luiz C. Segantini

Temas para debate

Há diversos assuntos que gostaríamos de discutir durante as eleições, mas às vezes temos medo, pois podemos ser considerados preconceituosos, ou até criminosos. Dentre eles está o homossexualismo, a fidelidade no casamento e até o aborto. Assim, quando se viu que era possível considerar esses assuntos como normais na campanha, todos aproveitaram para se manifestar.

Marcos de Luca Rothen

GRPCom

Desejo todo o sucesso a esse consolidado e importante veículo de comunicação, que agora leva seu novo nome GRPCom.

Paulo Lopes

Defensoria pública

Excelente a coluna do jornalista Celso Nascimento sobre a Defensoria Pública do Paraná (Gazeta, 22/10). Mostra o oportunismo e o descaso das nossas elites políticas quando se trata da vida dos mais necessitados. A ninguém parece importar o fato escandaloso de que a ausência de Defensoria Pública desrespeita um dos princípios básicos de uma sociedade civilizada. O Paraná, a despeito de toda sua aparência moderna, vive na Idade Média.

Renato Perissinotto

Eloi Zanetti

Não pude deixar de me emocionar com a coluna do Eloi, "Gente procurando gente" (Gazeta, 21/10). Com uma história simples mas muito comovente e que tornou o meu dia mais lindo. Contou a história com uma desenvoltura que parecia que eu estava presente no aeroporto. Parece que me transportei naquela hora e pude sentir a emoção. Parabéns ao colunista Eloi Zanetti pelo seu lindo e emocionante trabalho. É bom sabermos que ainda há sentimentos e saudades.

Rosilda Monteiro Andrade

Viagem insólita

Viajar é sempre a forma ideal de mergulhar dentro de si, conseguir me ouvir em paz e me renovar. Mas, como nem sempre é possível colocar o pé na estrada quando bate a vontade, recorro ao plano B. Reúno minhas músicas preferidas e começo a caça a livros, revistas e artigos na internet que me ajudem a entender meus sentimentos e atitudes. Para mim, melhor do que meditar e tentar me encontrar no silêncio, é procurar ideias e pensamentos com os quais me identifico. Trocar ideias com amigos, que estejam realmente disponíveis para ouvir, também traz muito alívio.

Paula Diniz, jornalista

Rodovia interportos

Bastou uns poucos meses de racionalidade, inteligência e competência na gestão governamental e os resultados já apareceram. Está lançada a semente de melhores dias para o litoral. Parabéns ao governo e aos demais entes privados interessados no projeto (Gazeta, 21/10).

João Pinheiro

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]