Discordo parcialmente da opinião da Gazeta em seu editorial de 16/8. Considero impecável a decisão da juíza que rejeitou ação civil pública contra o governador, o ex-secretário de Segurança, o ex-comandante da Polícia Militar e alguns oficiais da PM, todos apontados pelo MP como responsáveis, diretos ou indiretos, pela “batalha do Centro Cívico”. Polícia é para ser respeitada, em nome da preservação da ordem pública e do patrimônio (público e privado). Pode até ter havido excessos pontuais, mas plenamente justificáveis diante dos inúmeros excessos praticados pelos manifestantes.
Edson Francisco Rocha Filho
Servidores
O governo lança servidores públicos aos leões e o povo delira de alegria. Mas os cegos e ignorantes esquecem que quase tudo neste país depende de competentes e motivados servidores públicos. Ou vocês acham que, por exemplo, a Lava Jato se toca sozinha? A sociedade deve abrir o olho. O fato de se estabelecer o valor máximo de R$ 5 mil para servidores em início de carreira certamente afastará dos quadros do Estado as melhores mentes, deixando as velhas raposas cuidando do galinheiro.
Clayton Machado
Controle da moeda
O crescimento do país implica em crescimento da base monetária. Não se pode fazer ajuste fiscal apenas quando o país está com o crescimento estagnado. Temos de planejar a expansão monetária, aliando-a ao combate da corrupção e buscando a autonomia da nação. Não podemos imitar o que se faz nos EUA com o dólar, mas devemos aprender com isso sem sermos subservientes. Hoje o mercado do dólar controla qualquer país que queira crescer e ampliar sua base monetária.
Daniel Francisco dos Santos
Mais Médicos
O governo costuma atrasar pagamentos e agora reduziu benefícios dos servidores. E os médicos brasileiros não têm interesse em trabalhar nas periferias. Pesquisas mostram que a população tem aprovado o programa Mais Médicos, nem que seja pelo simples fato de que agora dispõem de serviços de saúde. Mas certas figuras públicas gostam de ir contra a população, só porque uma boa ideia veio de um rival político.
Maria Akai
Minorias
No começo do artigo de Rodrigo da Silva (Gazeta, 16/8), achei que se tratava de mais um apelo às “pobres vítimas da sociedade”. Mas no fim é um belo artigo. É isso mesmo, os grupos minoritários tornaram-se um monte de gente desconectada da realidade que quer impor seus desejos através do grito, humilhação pública e processos judiciais.
Lucas de Carvalho Lopes
Charlottesville
A esquerda quer censurar tudo aquilo com que ela não concorda. Não importa se o grupo que primeiramente protestava era de radicais. Eles foram fazer uma manifestação, e quem não apoia que não vá! Se havia um pedido do grupo Unite the Right, o Antifas e Black Lives Matter não tinham de estar no local. No Brasil, recentemente aconteceu fato semelhante: grupos que apoiam o “Escola sem Partido” tinham marcado manifestações em várias cidades, e pessoas contrárias apareceram e geraram tumulto nessas manifestações.
Cícero Junqueira
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais