É revoltante ver a situação do bairro Jardim Santa Mônica, em Piraquara. Nada no bairro funciona direito: é posto de saúde com atendimento precário, escola municipal com ensino ruim, ruas em péssimas condições, segurança que parece inexistente. Quero saber quando as autoridades olharão para o nosso bairro, que está tão esquecido. Saibam que nas próximas eleições municipais vocês serão lembrados e não adiantará bater na porta das nossas casas pedindo votos.

CARREGANDO :)

Paulo Estevam GonçalvesPiraquara, PR

Bancos preferenciais

Publicidade

Os bancos preferenciais para gestantes, idosos, deficientes e pessoas com criança de colo são ocupados por jovens, rapazes e moças, vindos de colégios, mães com crianças que podem perfeitamente sentar no colo e outros que fingem não te ver ou estar dormindo. Sou gestante de quase 7 meses e todos os dias uso o Interbairros, do Capão Raso até a Rua Jacarezinho, e vou de pé até que alguém se levante para descer. Já que não são respeitados, poderiam ser retirados esses adesivos dos vidros porque de nada servem. Ou que o cobrador sugira que algum dos passageiros dê o lugar já que a maioria dos bancos está ao seu lado.

Sandra S. AguisCuritiba, PR

Antecipação do décimo 1

Li com surpresa que o governo irá antecipar para setembro 50% do 13.º salário aos aposentados. Acredito que a maioria ficaria mais contente se tivesse sido autorizado o aumento de 16,6% aos que ganham mais que um salário. Aliás, gostaria de saber se nas pesquisas do Ibope, entre os milhões de aposentados, algum já foi consultado sobre suas preferências?

Orlando FerrariniCuritiba, PR

Publicidade

Antecipação do décimo 2

O presidente Lula coloca a mão na carteira do aposentado e lhe antecipa 50% do 13.º e diz camaradamente: "Taí, meu companheiro, um dinheirinho pra você fazer umas comprinhas." Essa tática despudorada funciona num país de 18,6 milhões de aposentados, empobrecidos e dependentes de amparo social. É uma esmola custeada com a própria condição de pobreza generalizada. A barganha social pede o troco e ele diz, todo camarada, ao ver a cara do aposentado, ainda surpreso com a novidade, às vésperas da eleição: "Não me agradeça, eu fiz o que é preciso, mas se quiser fazer alguma coisa, vote em mim." Na conversa fora que os aposentados costumam jogar, enquanto aguardam a vez nas filas bancárias, um coro de miseráveis, destituídos de acolhimento sério na condição de cidadãos, será ouvido: "Ainda bem que chegou esse dinheirinho pra nós." E o continuísmo, em vitória, será a marca inconteste da tática governista é dando que se recebe.

Doralice Araújo, professoraCuritiba, PR

Falta de ética

O SUS dá a idéia de um atendimento médico para pessoas pobres, o que não é verdade. O SUS deveria ser o atendimento médico por excelência e único para todos os brasileiros, uma vez que pagamos impostos que nos dariam esse direito. A realidade nos mostra todos os dias pessoas doentes passando noites no frio e na chuva, atrás de um atendimento que, de tão precário, às vezes nem chega. Quem pode paga por um plano de saúde particular, o que não o isenta de ter de "complementar honorários para atendimentos mais complexos". Dia 21/8, a Globo divulgou o resultado de pesquisa em que uma porcentagem alta de pessoas endividadas no país chega a essa situação por ter recorrido a empréstimos bancários com o objetivo de cobrir esse tipo de imprevisto. Na mesma emissora, o presidente Lula provocou perplexidade ao afirmar que o SUS é um exemplo de projeto, com resultados tão perfeitos que deverá ser "exportado" e implantado em outros países. Lamentável que essa mesma "maquiagem" é generalizada pelo governo quando se refere às estradas, à educação, à segurança, aos juros, à inflação. Definitivamente, não existe ética e quem tem de rever o seu voto é a classe média: paga a conta e, aos poucos, está sendo extinta.

Publicidade

Patrício Caldeira de AndradaCuritiba, PR

Bandeira Nacional

O Palácio do governo estadual cumpre a letra da Lei 5.700, de 1.º/9/1971 (artigo 19, parágrafo único), em relação ao posicionamento da Bandeira Nacional no dispositivo situado à sua frente, ou seja: "Considera-se direita de um dispositivo de bandeiras a direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a platéia ou, de modo geral, para o público que observa o dispositivo." Já uma das Secretarias que lhe são subordinadas, especificamente a do Meio Ambiente, na Rua Desembargador Motta, 3.384, nesta capital, opta por dar preferência à Bandeira Estadual, pois, na frente do edifício onde se localiza, esta se acha situada justamente à direita do Pavilhão Nacional. Espero que esse alerta faça com que aquela dependência estadual passe a seguir o modelo oferecido pelo poder ao qual está subordinado. Seria ridículo que uma repartição desse porte, além de servir de mau exemplo para organizações de diversos tipos que adotam o salutar hábito de apresentar as bandeiras nacional e estadual, "faça jus" à multa estabelecida no artigo 35 da lei de que se trata.

Hélio de Meneses Peixoto, aposentadoCuritiba, PR

Poda necessária

Publicidade

Cumprimento a prefeitura de Curitiba pela poda das árvores que está sendo feita na Avenida Presidente Kennedy. Essa foi a primeira vez que vejo fazerem essa poda em todas as árvores da rua e não em somente uma ou outra, quando o morador pede. Espero que continue assim, para termos uma Curitiba melhor.

Adriana Seixas, enfermeiraCuritiba, PR

Prefeitura responde

Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa os leitores:

Alexandre de Macedo, que a Diretran vai intensificar a fiscalização no cruzamento das ruas Coronel Dulcídio e Benjamin Lins, para verificar as irregularidades denunciadas pelo leitor e coibir atos de desrespeito à sinalização de trânsito;

Publicidade

J. Carlos Chagas, que o prédio onde funciona o Varejão do Capão da Imbuia é particular e que, para a instalação do programa da prefeitura, foi locado apenas um dos barracões do conjunto existente no local. A propaganda eleitoral a que o leitor se refere não está estampada no imóvel ocupado pelo Varejão;

Guilhermino Baeta de Faria, que, para melhorar o fluxo de veículos na Rua Alcides Munhoz, entre as ruas Jacarezinho e Manoel Ribas, a faixa destinada antigamente ao estacionamento de veículos junto à guia foi mudada para o lado oposto da rua. O lado esquerdo, considerando-se o sentido do trânsito, será liberado para estacionamento e a faixa amarela será apagada nos próximos dias. A Urbs informa também que as duas vagas de estacionamento que existiam do lado direito tiveram de ser eliminadas porque o espaço, agora, pertence à área do semáforo que foi instalado no cruzamento.

Secretaria da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

Publicidade

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.