Discordo da "regularidade no abastecimento de água" informada pela Sanepar (Gazeta, 4/2). Moro em Almirante Tamandaré e desde a penúltima semana estamos sofrendo frequentemente com a falta dágua. É revoltante! Não podemos ficar sem água. Como faremos para lavar a roupa? Para tomar banho? É inadmissível que a Sanepar afirme a um meio de comunicação que não há desabastecimento se a realidade é outra.
Jonathan Cesar Feliciano
Abastecimento de água 2
A falta dágua também acometeu a região do Abranches ao longo desses intermináveis dias quentes. Houve dias em que a água parou de sair da torneira pela manhã e só retornou na madrugada do dia seguinte. É necessário que a Sanepar seja mais sincera e admita que está havendo certo "racionamento" de água, que, ironicamente, só vem atingindo as pessoas que moram em bairros distantes da região central.
Joyce Goinsk
Abastecimento de água 3
Moro em Colombo e todos os fins de semana fico sem água na torneira. Por diversas vezes entrei em contato com a Sanepar e uma vez o atendente disse que eu estava sem água porque no verão aumenta muito o consumo. A Sanepar é a única empresa que, ao menos aparentemente, torce para que os clientes não comprem seu produto.
Gisela Soares de Souza Fiebich
André Vargas 1
O deputado André Vargas cometeu uma indelicadeza com o ministro do STF Joaquim Barbosa (Gazeta, 4/2). O fato de o país ser democrático não o autoriza a ser mal educado com os outros. O deputado foi eleito pelos paranaenses para representar o estado. Felizmente não votei nele, pois se o tivesse feito, estaria arrependido pela falta de compostura desse político. Por isso o Congresso está cada vez mais desacreditado pela população.
Helio Ishida
André vargas 2
Que forma degradante e de baixo nível mostrou nosso representante do Paraná. Ele foi eleito por nós paranaenses para defender os interesses do estado. Se o nobre deputado gostaria de agredir o ministro do Supremo com uma "cotovelada", então que marque uma luta de MMA.
Luciano Atamanzuck
Governo federal
Percebo que a maioria das críticas ao governo federal é feita por pessoas que nunca votaram no PT e que nutrem um ódio carregado de preconceito. Também sempre apoiaram os governos anteriores, do PSDB, que, por incompetência, proporcionou condições para que o PT vencesse três eleições. Verificando informações na imprensa e comparando as gestões do PT com as anteriores, é evidente a evolução ocorrida no país.
Randal Guelfi
Superlotação
Até que alguém me diga o contrário, a pessoa é presa quando comete um crime, isto é fato. Pois bem, os presos reclamam de superlotação carcerária (Gazeta, 4/2), mas por que cometem crimes para irem presos, se sabem que as cadeias estão cheias? Cadeias são para punir.
Airton Haenisch Junior
Infração de trânsito
Sobre o uso de vídeos como prova de embriaguez ao volante (Gazeta, 4/2), trata-se de matéria sobre segurança pública, então por que apenas são ouvidos advogados? Eles, dotados de amplo conhecimento, por dever profissional são defensores dos que cometem os atos ilícitos. Deveria ser ouvido algum membro do Ministério Público, titular da ação penal que buscará a sanção adequada à infração.
Osvaldo Luiz Simioni
Aniversário 1
Como eu, seguramente a maioria do povo paranaense deve estar orgulhosa de poder contar com um veículo de comunicação que não deve nada a nenhum outro, não só do Brasil quanto do mundo. Sem ufanismo, só com um pouco de paranismo, que, convenhamos, não faz mal nenhum, parabéns à Gazeta do Povo!
Carlos Roberto de Oliveira, Foz do Iguaçu PR
Aniversário 2
Parabenizo a Gazeta do Povo pelos seus 95 anos de existência, proporcionando aos leitores o melhor do que acontece no mundo e os principais fatos, denunciando, por exemplo, os desmandos da política paranaense e pedindo, com resultados fantásticos, mais transparência. A Gazeta cobrando frequentemente a averiguação de fatos escusos contribui para o desenvolvimento de um estado mais honesto para a população.
Dionisio Francisco Grabowski
Matrículas
O Brasil é um dos países que mais têm analfabetos no mundo, mas, apesar dos avanços na política educacional, ainda se prioriza a segurança, a saúde, deixando por último a educação, quando deveria ser o contrário. Países que priorizaram a educação quase não precisam de polícia e os serviços de saúde são excelentes! E ainda o governo do Paraná baixa uma norma (Instrução 008/2013 - Seed/Sued) dificultando a matrícula de jovens e adultos?
José Hohmann Rodrigues
Paulo Munhoz da Rocha
O time dos profissionais e políticos honestos, éticos, solidários e competentes perdeu um craque. Engenheiro apaixonado pelos trens e liderança máxima dos ferroviários no Paraná, Paulo Munhoz da Rocha nos deixa para uma viagem com destino ao céu e ficará nos aguardando numa estação mais adiante.
Antônio Borges dos Reis, engenheiro civil
Porto de Paranaguá 1
Pode-se vislumbrar grave semelhança entre a opinião de Friedmann Wendpap "Precaução desatenta" (Gazeta, 3/2) e a notícia sobre as obras de dragagem no Porto de Paranaguá, há tanto tempo aguardadas, e achar uma razão para a recente inauguração de um porto financiado com dinheiro brasileiro na ilha de Cuba. Lá não devem existir Ibama, exigências ambientais e burocráticas esdrúxulas, e nem falta de interesse pelo desenvolvimento do país.
Paulo Garbus
Porto de Paranaguá 2
Pelo que Dilma faz ou deixa de fazer dá para ver claramente que não existe oposição. O Porto de Paranaguá está sucateado, a dragagem é esperada há anos e nem a licença do Ibama saiu. Onde estão os nossos deputados e senadores? É só na campanha que saem da toca.
Gabriel Neumann Paula, São João do Triunfo PR
Tropeirismo
Em meus mais de 30 anos, conheci muitos "tropeiros velhos", octogenários, nonagenários e centenários. Um traço comum entre eles é a boa memória e apurado senso de humor. Em sua festa de aniversário de 100 anos, seu Otávio dos Reis (Gazeta, 1/2) esbanjou essas duas qualidades e muita sabedoria, emocionando familiares e amigos. A vida dura das longas jornadas no lombo de mulas e cavalos fez muito bem a esses legítimos heróis de nossa história.
Marcio Anis Mattar Assad, tropeirista, Lapa PR
Crimes eleitorais
É mais do que sabido que querem calar o Ministério Público, agora na investigação aos crimes eleitorais (Gazeta, 3/2). Vamos às ruas mais uma vez, a força do povo já foi demonstrada, mas sem quebra-quebra ou vandalismo. O Ministério Público e a livre imprensa é que nos salvam dos maus políticos e magistrados.
Celso Rissetti
Gastos dos deputados
Sobre os gastos dos parlamentares (Gazeta, 3/2) quem fica dois meses de férias por ano, faz leis para atender seus interesses e de amigos, trabalha de segunda a quarta e odeia protestos e a imprensa, tinha é de pagar para "trabalhar".
Jarbas Yurasseck Junior
Copa do Mundo 1
A declaração de Edson José Ramon, presidente da Associação Comercial do Paraná, de que "a Arena da Baixada é a obra do século. Deste, do passado e do próximo" (Gazeta, 4/2) não caiu bem para o representante do comércio local. Na boca de um torcedor já seria um desatino sem tamanho.
Oswaldir Ehlke Scholz
Copa do Mundo 2
O atraso do repasse do dinheiro público justifica a demora e a majoração para R$ 330 milhões do custo final de um estádio que em comparação com os outros se dizia estar "semiconcluído"? O ex-presidente da República dizia que dinheiro público não seria destinado a nenhum estádio, mas isso está acontecendo e pelo país permanecem insolúveis as necessidades mais básicas da população como saneamento e abastecimento de água.
Antonio Fernando Buch
Dívidas de clubes
Era só o que faltava! Agora arcaremos também com a responsabilidade de liquidar as dívidas dos clubes de futebol (Gazeta, 1/2)? Onde estão os milhões que arrecadam? O que os brasileiros têm a ver com a duvidosa administração dos seus gestores?
Fred Branco
Campeonato Paranaense
Sobre a matéria "Semana do Atletiba começa com times entre coadjuvantes" (Gazeta, 3/2) acompanhando o futebol paranaense fica evidente que os clubes da capital não possuem capacidade para a formação de bons jogadores.
Cezar Freitas
Garuva
O semáforo instalado na entrada da cidade de Garuva (SC) sintetiza bem a ignorância e o descaso dos gestores públicos espalhados por este país. Não se importam se suas obras "espetaculares" irão trazer transtornos para os cidadãos e, no caso de Garuva, para turistas vindos de outros estados que esperam mais de 4 horas para fazer um trajeto que deveria durar no máximo 2 horas. Até quando nossas "otoridades" vão continuar achando que o povo é palhaço?
Luciano Della Coletta
Cenas de violência
É claro que filmes com cenas de violência podem influenciar negativamente crianças e adolescentes. Se para os adultos já é chocante, imagine para crianças e adolescentes. Precisamos de programas no formato de gincanas entre colégios onde eles possam aprender e se divertir de forma saudável.
Mercia Teresinha Mendes Abud
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.