Em outra oportunidade manifestei-me contrário ao aborto e, mais ainda, ao plebiscito que, sujeito a manipulações espúrias, poderá decidir algo contra a maciça vontade dos brasileiros. Segundo a Gazeta do Povo, 65% são contrários ao aborto, números que se repetem em todo o Brasil. O governo desistiu de educar os jovens e pretende que eles não mais procriem. Não é esta a mensagem que a distribuição de camisinhas nos colégios, em substituição a uma verdadeira educação sexual, nos propõe? Em seguida discutem a morte como opção natural, matando indefesos para justificar o conforto dos vivos. A esta, seguir-se-á outra opção de se matar os velhos, através da eutanásia. Não demorará o tempo em que se buscará matar também os opositores do governo, apenas como mais uma opção. Não é isso que os amigos cubanos do presidente fazem?
Sávio Ferreira de Souza, advogado e professorCuritiba PR
Aborto 2
Aborto é um tema muito complexo, que infelizmente, nós não podemos decidir se somos a favor ou contra, por um simples referendo ou plebiscito. O assunto terá de ser decidido ou estudado por autoridades competentes, tanto juridicamente quanto eticamente.
Mauro WolffLapa PR
Aborto 3
Na matéria: "Nascida de um estupro, mulher ajuda a evitar abortos", publicada em 15/4, "Bianca" pergunta: "Por que sou contra o aborto?". E responde: "Porque existo!" Resposta precisa e certeira. Sim, porque existo! Mesmo que tenha ocorrido somente uma vez um caso como este, ele revela que não se pode permitir o aborto voluntário sob nenhuma hipótese.
Paulo Sertek, professor universitárioCuritiba PR
Aborto 4
O assunto do aborto é realmente muito importante. Mas a discussão de como evitar uma gravidez indesejada é ainda mais. O que falta é educar e facilitar a vida daqueles que até hoje não sabem que uma gravidez pode ser evitada se não a queremos. A dificuldade de comprar um anticoncepcional é tão grande, o custo para muitos é tão alto, que vamos continuar infelizmente vendo bebezinhos em sacos plásticos, atirados na água e deixados para morrer. É triste, muito triste, e só vai ser resolvido quando alguém viabilizar a necessidade de ajudar aqueles que não podem usufruir de um meio de controle da naturalidade, que hoje só é possível para poucos.
Miriam MachadoCuritiba PR
Aborto 5
Vivemos em um país que precisa economizar, em vez de dispender recursos com um plebiscito sobre o aborto. Sou totalmente contra a legalização do aborto, pois a mulher que não quiser ter o filho pode valer-se das muitas maneiras de evitar a concepção: DIU, laqueadura, preservativos e, para os homens, vasectomia. Investir nestas técnicas e no combate à fome é uma forma muito mais inteligente de aplicar os impostos.
Iniberto Hamerschmidt, engenheiro agrônomoCuritiba PR
Legalidade
No Estado democrático de direito, o militar cumpre ordens que sejam manifestamente legais. O emprego das Forças Armadas na segurança pública, como querem alguns leitores e o governador fluminense, Sérgio Cabral Filho, sem os requisitos constitucionais, que não são firulas da lei, trará sérios problemas de ordem jurídica e militar ao governo federal.
Paulo G. LustozaRio de Janeiro RJ
Multas
No fim de semana da Páscoa fui ao Aeroporto do Bacacheri para ver um excelente show aéreo. Como o número de pessoas que para lá se dirigiam era muito grande, preferi deixar o carro em local mais distante e seguir a pé. Durante a breve caminhada pude constatar como os agentes da Diretran, em lugar de orientar o trânsito, tinham todos a preocupação de anotar em um bloquinho a placa de veículos infratores, enquanto pedestres e motoristas cometiam todo tipo de irregularidades.Quem circula pelos bairros de Curitiba pode claramente perceber a ausência deste órgão. Os agentes ficam especialmente no centro, multando compulsivamente. Seria interessante se o Detran divulgasse o número de multas impostas aos condutores de Curitiba por este órgão cuja função não parece muito clara.
Julio C. A. Fróes, administradorCuritiba PR
TC
A notícia de que o Tribunal de Contas vem pagando a 22 funcionários valores acima de seus cargos nos deixa preocupados. Órgão que deve fiscalizar prefeituras e outros setores do governo deveria dar exemplo de lisura em todos os sentidos. Como confiar no TC diante de tal situação?
R. Pereira, aposentadoCuritiba PR
Rádio Corneta
Nos últimos tempos a comunidade da Barreirinha tem a oportunidade de ouvir de 5 a 15 minutos por dia o sistema de alto-falante da Igreja com música, mensagens e avisos importantíssimos, como vagas de emprego, documentos perdidos, pessoas desaparecidas, cursos, formações, falecimentos e outros temas de utilidade pública. Essa história de 41 anos não pode parar. Precisa continuar porque é a vida, a história e a cultura desta querida comunidade. Que o padre Leocádio prossiga sempre com sua maravilhosas mensagens em prol do povo.
Tereza DunaiskiCuritiba PR
Sem asfalto
Como muitos moradores de Pinhais e também do Bairro Alto, em Curitiba, utilizamos a Rua José Veríssimo como uma alternativa à Avenida Victor Ferreira do Amaral, sempre congestionada. Acontece que essa rua sempre foi muito precária. O antipó é antigo e, pelos milhares de remendos provisórios, está sempre esburacado. É um trânsito intenso, com os carros andando em zigue-zague oferecendo enorme perigo a pedestres e ciclistas que não têm outra alternativa a não ser andar no meio da rua. Onde está o vereador que dizia ser o "prefeito do Bairro Alto"?
Pedro Olinto S. do CarmoCuritiba PR
Chapéu
"Várias causas para se debater e vão discutir o quê? O chapéu! Por que não discutir a segurança, salário, etc.?"
Gildo CharneskiParanaguá PR
***
Gazeta do Povo
Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião