• Carregando...

A moto tornou-se um instrumento de trabalho, gerando emprego que passa a ser o sustento de muitas famílias (Gazeta, 30/9). Os motoqueiros sempre são penalizados quando há uma colisão ou uma queda, mesmo não sendo culpados. O veículo é frágil e perigoso. Educação e conscientização são fatores importantes para reduzir os riscos, sem esquecer que o para-choque da moto é a cabeça ou o tórax do motoqueiro.

Luiz Eduardo Hunzicker

Acidentes com moto 2

Tenho 34 anos e tenho uma moto grande e nova. Sou ultrapassado por motos pequenas o tempo todo, como se eu estivesse de bicicleta. Assim fica difícil de reagir a qualquer movimento dos outros veículos, especialmente em Curitiba, onde as pessoas não usam seta e dirigem muito mal.

André L. S. Fernandes

Multas da Urbs 1

Na qualidade de empresa economia mista, a Urbs tem por finalidade a garantia do respeito às leis de trânsito ou geração de receita ao município? A intensa fiscalização dos agentes de trânsito e os inúmeros radares denunciam seu objetivo arrecadatório. Como se já não bastasse a altíssima carga tributária que sofremos.

Murilo Cequinel Oliveira

Multas da Urbs 2

A Urbs não tem poder constitucional para multar por se tratar de uma empresa de economia mista. Já que o Estado detém seu poder de legitimidade, acredito que somente o Estado deve controlar, fiscalizar e emitir multas ao cidadão curitibano, no caso em questão. Portanto, fica a critério certo e devido do BPTran.

Arleide Nascimento

Orçamento para a segurança

O aumento de 20% do orçamento de segurança não será suficiente para resolver essa questão no estado. A segurança precisa, em primeiro lugar, de investimentos em pessoal, treinamento, equipamentos, planejamento estratégico, integrado aos outros estados, inteligência etc. Nunca nos preocupamos em planejar esse setor ou dotar o estado de uma segurança avançada, moderna e eficiente! Vamos remendando, comprando viaturas novas e maquiando o problema, já que não há interesse em iniciar do zero, como seria o correto!

Rui Libretti

CNJ

Parabéns à ministra Eliana Calmon. Existem pessoas que querem que nós acreditemos que só há bandidos em algumas poucas classes sociais, o que, obviamente, não é verdade. Há bandidos e bandidas, ricos e pobres, brancos e negros, magros e gordos, analfabetos ou formados em quatro faculdades. Há bandidos no Executivo, no Legislativo, no Judiciário, na Polícia, nos hospitais, em qualquer lugar. Daí a importância dos órgãos de controle e punição.

Igor Dutra dos Santos

Comissão da Verdade

A criação da Comissão da Verdade é mais um exemplo de respeito não só à cidadania, mas à memória dos brasileiros desaparecidos. Só mesmo quem viveu situação semelhante é capaz de sentir a dor de um ente querido desaparecido.

Arno José Garcia

Verba para o Paraná

A pequena participação do Paraná no repasse das verbas federais é só o corolário da máxima de que o Paraná "é um estado trabalhador e politicamente inexistente". Somente uma reforma tributária que inverta essa lógica perversa de concentração dos recursos no governo federal e distribuição mediante acordos políticos seria capaz de acabar com tal injustiça. Mais uma vez o país pune o mérito.

Toshikazu Hassegawa, professor e administrador

Greves

Embora o direito à greve seja constitucionalmente garantido, vale lembrar que tanto as instituições bancárias quanto os Correios exercem funções de interesse público. Assim, cabe à administração pública intervir para que seja respeitado o princípio primordial da supremacia do interesse público, uma vez que essas greves correspondem a interesses de um grupo em detrimento do interesse da sociedade.

Denis Julian Nery

Paz sem voz

O debate sobre segurança publica em blogs é muito importante para a classe policial, pois tomamos conhecimento de muitos direitos constitucionais e debatemos meios de sua aplicação. Acompanhamos a luta de policiais de outros estados pela valorização remuneratória e de condições de trabalho, que é item importante para uma boa segurança pública. Além de cursos, promoções, palestras e equipamentos modernos.

Enoque dos Santos

• • • • • • •

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]