• Carregando...

Mídias Sociais

Apelidos

"Não deveriam aceitar o registro de candidatos com nomes falsos, apenas os da identidade. O que esperar de um político que se candidata com nome falso?"

Clades de Gois, via Facebook, sobre os nomes curiosos escolhidos por alguns candidatos.

Planos de saúde

"Os empresários da saúde privada fazem lobby para que a saúde pública seja abandonada devagar, e enquanto isso vão atraindo mais pessoas para os planos."

Nico Nicolau, via Facebook, sobre o aumento dos planos de saúde.

Tempo livre

"Ele tem razão. Se tivermos mais tempo livre, será preciso mais pessoas para produzir, ou seja, mais empregos, e quem estiver com tempo livre provavelmente estará gastando."

Adolfo Lorbieski, via Facebook, sobre a declaração do empresário Carlos Slim de que é preciso mais tempo livre.

Rubem Alves

"Sua obra continuará eternizada. Foi um grande ser humano, levou muita alegria e sentido através de seus livros e poemas. Descanse em paz!"

Leandro Escobar, via Facebook, sobre a morte do escritor Rubem Alves.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

É evidente que é preciso mexer no bolso dos motociclistas imprudentes, cobrando ainda mais caro sua documentação anual e, proporcionalmente, dando descontos àqueles que durante o ano não cometeram infrações ou envolveram-se em acidentes. Seria uma maneira de coibir os desajuizados e beneficiar quem pilota de maneira segura, porque, da maneira como está agora, os bons acabam pagando pelos maus.

Justino Paulo dos Santos

Plano de Drenagem

O que o engenheiro Rodolpho Ramina diz sobre o Plano de Drenagem de Curitiba (Gazeta, 20/7) é a pura verdade. Os profissionais técnicos sabem o que está errado e o que deve ser feito; entretanto, não há qualquer vontade política em resolver. Para minimizar as inundações, o código de uso e ocupação deve ser revisto para não permitir o alto nível de adensamento e tornar obrigatório que toda a água da chuva nos lotes seja retida em cisternas.

Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil

Literatura

As perdas de Rubem Alves e João Ubaldo Ribeiro atingem a literatura e o pensamento nacional de forma a nos deixar em singular comoção. Ubaldo, mestre da narrativa, emprestou seu enorme talento para ajudar a construir nossa brasilidade, nossa forma única de ver o mundo. Morre jovem, consagrado e incrivelmente acessível às novas gerações. Alves foi buscar na educação o mote para sua contribuição ao Brasil, que precisa tanto de idealistas, educadores e homens ousados.

Aldo Moraes, músico, Londrina – PR

Doutrinação

Concordo com José Maria e Silva: a escola deve educar e não doutrinar (Gazeta, 20/7). Sob o pretexto de formar uma visão crítica da realidade, impõem-se chavões e palavras de ordem. O marxismo ainda reinante em grande parte da intelectualidade acadêmica é herança da luta contra a ditadura, quando foi arma de resistência. Mas Marx pensou no século 19 e para o século 19. Já Foucault, se é tão citado, é por mérito, ou, se for pela esquerda, trata-se de equívoco. Ele jamais propôs o socialismo. As raízes de seu pensamento remontam ao estruturalismo e a Nietzsche.

Inês Lacerda Araújo

Relacionamento

Super apoio o movimento Eu Escolhi Esperar, mostrado na reportagem "Eles decidiram esperar" (Gazeta, 18/7). O ser humano não é só corpo, um namoro não é só sexo, mas cuidar, viver, crescer juntos. A partir do momento em que o ser humano começar a dar valor e a respeitar a si próprio e aos demais, quem sabe o mundo não se torna melhor. Parabéns a todos os jovens que tomam esse tipo de decisão.

Sthefany Naidek

Oriente Médio

O Hamas tem disparado indiscriminadamente centenas de foguetes para tentar causar grandes danos contra Israel, que por sua vez tem revidado, atacando as bases de lançamento e depósitos de armas na Faixa de Gaza. Se as organizações e países que se dizem preocupados em interromper o conflito, como os Estados Unidos e a ONU, utilizassem seu poder de pressão para impedir o lançamento de foguetes pelo Hamas, estariam dando um grande passo para se chegar a um cessar-fogo entre as partes. Isso não resolveria todos os problemas, mas poderia trazer alívio ao sofrimento da população civil da Faixa de Gaza neste momento.

Julio Zugman, engenheiro civil

Desastre aéreo

Quando se tem notícia de um acidente aéreo com quase 300 mortos, o impacto é assustador. Mais assustador ainda é o acidente ter sido provocado por um míssil. No desastre morreu o pesquisador holandês Joep Lange, acompanhado de numeroso grupo de cientistas, todos dedicados a pesquisas sobre o vírus HIV. Eram pesquisadores de alto nível, que trabalhavam no controle de um dos problemas mais importantes de saúde global na atualidade. A morte deles deixa um vácuo impossível de ser preenchido no curto prazo.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Seleção 1

Após a vexatória derrota da seleção brasileira para a Alemanha, esperava-se uma reformulação total na CBF, tanto na parte da equipe diretiva como no início de um novo projeto tático e técnico para o futebol brasileiro. Mas o que vemos é mais do mesmo: Ricardo Teixeira, Marin, Del Nero, e agora a volta do Dunga como técnico da seleção. O que mais é preciso acontecer para que algo mude na confederação? Acredito que agora só a não classificação do Brasil para a próxima Copa seja capaz de causar algum tipo de revolução.

Adriana Lacerda Twerdochlib

Seleção 2

Parabéns à CBF pela escolha de Dunga. É o técnico que obteve bons resultados na sua passagem anterior pela seleção e só não foi adiante na Copa de 2010 porque Júlio César falhou feio no jogo contra a Holanda, mas a sua seleção jogou melhor que a de 2014 e tinha conjunto. Ao contrário de Felipão, Dunga soube blindar a seleção do assédio da imprensa, do excesso de exposição à mídia e do exagerado contato com o público. Ele fechou com aquele grupo e todos se concentraram em um só objetivo: ganhar a Copa.

José Wlodkovski

Crônica

Li a crônica "Um desastrado motorista de fogão" (Gazeta, 20/7) e a princípio sorri, imaginando uma cozinha enfumaçada e panela difícil de limpar... Depois, pensando bem, me entristeci. Que dizer de nós, pobres mortais, que nem escrevemos ou fazemos qualquer coisa de importante, e também somos um desastre no fogão?

Guilhermina Cavalli

Festival de Inverno

Parabéns ao reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e à pró-reitora de Cultura e Extensão, Deise Picanço, pelo magnífico trabalho que tem sido realizado no Festival de Inverno da UFPR (Gazeta, 20/7), realizado em Antonina, dando oportunidade a tantas pessoas de cultivar e desenvolver a arte em toda a sua plenitude. Falo disso com convicção, pois sou um dos 90 ciclistas que pela segunda vez desceram a inigualável Estrada da Graciosa, participando desse evento emérito.

Osvaldo Nascimento Júnior, ecocicloturista e empresário

Saúde

Gostaria de agradecer publicamente pelo excelente atendimento que recebi de todos os funcionários da Segunda Regional de Saúde Metropolitana ao longo de 26 meses, tempo que durou o tratamento hormonal de minha filha. Ao longo desse período fui atendido por diversos funcionários, e todos, absolutamente todos, me trataram com respeito e educação. A imagem negativa que eu tinha de funcionários públicos se desfez a cada ida àquela regional.

Rogério Pulowsky

Planos de saúde

Sobre a matéria "Planos de saúde subiram 50% mais do que a inflação em 15 anos" (Gazeta, 20/7), a Agência Nacional de Saúde está a serviço de quem? Dos planos de saúde? Dos médicos é que não, pois não tiveram nem a inflação de correção aos seus procedimentos. Só pode ser dos empresários hospitalares da rede privada e dos planos. Isso afeta diretamente a renda de quem tem plano de saúde.

Hermes Carlos Bollmann

Comportamento

A solução para que todos adotem hábitos ecologicamente corretos sempre vai ser a educação, principalmente nas escolas. No meu caso, já separo todo o material para ser reciclado e aguardo o caminhão da coleta. Faço uso de água com conscientização e economia. Uso no quintal restos de verduras e legumes. Propago a ideia da separação do lixo que não é lixo.

Iracema Maria Possenti

Brics

Para o Brasil, que tem 75% do orçamento federal para pagar salários e benefícios, a criação de um banco de desenvolvimento exclusivo do Brics, além de um fundo emergencial de US$ 100 bilhões de ajuda mútua para situações de crise financeira, vem na hora certa para tirar o Brasil do sufoco para financiamento de projetos de infraestrutura. Será que agora vai?

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Salários

O patrimônio de alguns deputados do Paraná cresceu até 1.989% (Gazeta, 19/7) e isso foi o que conseguiram apurar. Imagine o que ainda não descobriram? Temos de repensar esse sistema, assim não dá. Enquanto isso, o povo continua com o salário mínimo.

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

Embriaguez

Para se reduzir os casos de embriaguez ao volante o caminho é realizar maior fiscalização através de blitze de trânsito, com punições mais severas para os infratores. No Brasil as leis são criadas, mas por muitas vezes não funcionam porque falta seriedade tanto do povo como dos órgãos responsáveis.

Marcelo Parchen de Christan

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]