Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Adoção por casais homoafetivos

A adoção por pares homoafetivos é possível, sim. Eles serão avaliados pela equipe técnica, passarão por um curso de adoção e, se mostrarem real motivação para adotar, preparo e vida digna, por que não? O que vale é o amor e a possibilidade de construir uma pessoa atendendo a suas necessidades básicas. A orientação sexual não é contagiosa nem a escolha da pessoa. Não é "opção". Poderá acontecer com qualquer um. Os homoafetivos têm pais heterossexuais.

Hália Pauliv de Souza

Adoção por casais homoafetivos 2

A adoção deveria visar unicamente ao bem-estar da criança e torná-la no futuro um adulto sem traumas. A melhor forma de se educar um ser humano ainda é a família. Será que um par homoafetivo pode ser chamado de família? Tenho a impressão de que a adoção de crianças por pares homoafetivos é egoísmo. A criança será um filho ou uma propriedade desse par?

Celso Wzorek

Insegurança

Moro em São Paulo, mas como brasileiro quero dizer que a violência cresce no país inteiro. Cresce de modo acelerado com o nome de crime organizado. Vejo como causa maior a omissão do governo federal. O problema da segurança, ao que parece, não está sendo prioridade do governo Lula. Recursos materiais e humanos demandam providências resolutas e decisivas a partir do Planalto. Os roubos, sequestros, atentados, assaltos, arrastões, homicídios aumentam o medo em cada cidade.

Edson Freire

Lei da Anistia 1

O STF pisou na bola. A anistia é ampla e irrestrita, mas não pode isentar o torturador, que tem de ser processado e punido exemplarmente. O Estado não pode ser movido pelo perdão irrestrito. Por casuísmos sorrateiros. E administrado por juízes não sábios, ineptos, acomodados ao status quo. O Estado não é um sacerdote, um confessor que perdoa pecados. Nem mesmo um psicanalista que manda o paciente sublimar na progressão regressiva, na marcha ré da insensatez. Até na confissão, o sacerdote, ainda que absolva o medonho pecado, ele dá uma penitência.

José Aparecido Fiori

Lei da Anistia 2

Antes do julgamento pelo STF da Lei da Anistia, a mídia divulgou amplamente os fundamentos técnicos do caso, reproduzindo pareceres de eminentes juristas. Segundo eles, leis não retroagem para prejudicar. Esse é um dos mais basilares princípios jurídicos. Quaisquer crimes praticados entre 1961 e 1979, quer por agentes do governo, quer por subversivos que pegaram em armas, já prescreveram. A imprescritibilidade de certos crimes nasceu com a Constituição Federal de 1988 – nove anos após a Anistia, portanto, mais uma vez, prevalece a irretroatividade da lei.

Gil Cordeiro Dias Ferreira, administrador

Diários secretos 1

Fiquei impressionada com a reação do deputado estadual Jocelito Canto com relação às investigações do Ministério Público do Paraná. Para Jocelito, os funcionários do MP ganham muito. Fácil de entender essa lógica: se os promotores ganhassem menos, talvez ficasse mais fácil tentar corrompê-los. Os salários do MP devem estar incomodando os deputados, pois pessoas que ganham bem normalmente têm muita motivação para fazer seu trabalho.

Sandra Bezerra, administradora

Diários secretos 2

Não posso deixar de manifestar meu contentamento ao ver os últimos acontecimentos do escândalo da Assembleia, especialmente a prisão de alguns dos envolvidos. Graças à atuação da Gazeta do Povo que, como imprensa séria e competente, assume seu papel de instrumento de fiscalização, investigação e denúncia de irregularidades no trato das coisas públicas dentro de um regime democrático. Se o exemplo vingar, logo estaremos vendo o fim da vergonhosa orgia a que são submetidos os recursos públicos neste país. Parabéns, parabéns, mil vezes parabéns.

Luiz Eduardo Formighieri

Diários secretos 3

A Mesa Diretora da AL deve se afastar naturalmente sem precisar ser pedido. Só se estiverem com medo de que algo seja descoberto a respeito dos deputados que a compõem.

Sonia Beatriz de Sousa

Voto consciente

Gostaria de parabenizar a Gazeta do Povo pela Campanha Voto Consciente. Porém, para a plenitude e o sucesso desta campanha, seria de extrema importância que este conceituado meio de comunicação abrisse espaço para que os novos candidatos apresentassem as suas propostas em entrevistas realizadas pelo jornal. No momento o que podemos ler, ver e ouvir na mídia são sempre os mesmos políticos do nosso estado, figurinhas já bastante carimbadas.

Rômulo Ferreira da Silva

Regras para animais em prédios

Fiquei muito satisfeita em saber que o projeto da vereadora Julieta Reis que estipulava regras para animais em condomínios foi retirado da pauta. Acredito que o município deve sim preocupar-se com os animais, porém com campanhas de esterilização e projetos que auxiliem as ONGs que cuidam dos animais abandonados. Essas ações hoje são feitas por pessoas que abdicam de sua própria vida para minimizar a irresponsabili­­da­­de de outros que não têm o me­­nor respeito pelos seus animais.

Bianca Cristina Fachinello Miranda

Caso Banestado

Parabéns ao governador Pessuti pela humildade e competência de livrar o PR da multa do caso Banestado. Parabéns também aos outros políticos que o ajuda­­ram. Isso demonstra que devem ser esquecidas as rixas políticas e que todos os políticos que foram eleitos devem trabalhar para o bem do povo e não para o bem próprio. Se todos se unissem a favor do estado, teríamos mais educação, mais saúde, mais segurança, mais empregos, enfim, uma qualidade de vida melhor a todos nós paranaenses.

Ivete de Fátima Bortoluzzi

Urânio

Há uma preocupação excessiva, que se converte em fantasmago­­ria, empurrada para o resto do mundo na questão do urânio enriquecido. Os norte-america­­nos estão criando todos os mitos possíveis em relação a possibili­­dades remotas do terrorismo de destruição em massa. Mas estão tentando militarizar o controle, mesmo da pesquisa nuclear, co­­mo da produção para fins pacífi­­cos. Não se pode esquecer que os mesmos foram a única nação a usar esta arma para destruição em massa. Quem é o terror?

Marco Antonio de Moraes Sarmento

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.