Enfrentei fila de espera de mais de 20 minutos para embarcar minha mulher e minha filha para Fortaleza no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Ao passar pela cancela, um funcionário com muitos anos de trabalho comentou que antes o estacionamento acomodava 600 veículos com folga, mas hoje esse mesmo espaço tem de abrigar 1.200 veículos (Gazeta, 16/10). A solução para o gargalo de infraestrutura do aeroporto deveria ter sido planejada em 1996, com a realização de obras de longa duração para 30 anos ou mais e não de apenas 10 anos, como ocorreu na prática. Com o crescimento do número de passageiros em circulação e a proximidade da Copa de 2014, o tempo para solucionar os problemas no local está cada vez mais escasso.
João Guilherme Cicarelli
Aeroporto Afonso Pena 2
Um verdadeiro absurdo o manejo de bagagem no Afonso Pena. Faz-se uma viagem de uma hora e espera-se trinta minutos para reaver as malas. E ainda falam em Copa do Mundo!
David Rassi
Aeroporto Afonso Pena 3
O Afonso Pena é um aeroporto que está completamente saturado. Domingo, esperamos 15 minutos para entrar no estacionamento, algo inaceitável para um dos maiores aeroportos do país. Mas os problemas não param por aí. As salas de embarque estão completamente saturadas, não existem mais balcões de chek-in disponíveis, os pátios estão lotados, as aeronaves ficam em compasso de espera até conseguir pousar. A pista principal do aeroporto, com 2.215 metros, é insuficiente para uma aeronave de grande porte decolar para a Europa ou para os Estados Unidos. O Afonso Pena precisa ser urgentemente ampliado por inteiro, pois os problemas só estão no começo.
Henrique Chueire
Táxis
Gostaria de criticar a ideia expressa na reportagem de Mauri König. Em vez de criticar o serviço de táxi, ele deveria procurar saber melhor sobre as condições atuais dos taxistas. O nosso trabalho não é regulamentado, trabalhamos dia e noite arriscando nossas vidas, prestando serviços para toda a sociedade e, se morrermos ao volante de nosso táxi, a nossa família fica desamparada, sem poder seguir adiante com a nossa permissão. A Gazeta deveria elogiar o senador que resolveu dar apoio a nossa categoria, dando garantias a nossa família, pois o que só queremos é trabalhar dignamente.
Edenilson Milchevski, taxista autônomo
Greve dos bancários
Quem pagará juros e multas por contas não pagas em face de uma operação que não pode ser realizada na Caixa Econômica Federal, ainda em greve? Quem pagará as obrigações que não foram satisfeitas no prazo hábil e que, por conta disso, sofrerão correções e, em alguns casos, corte de serviços? Quem pode partilhar dessa indignação comigo?
Josy Cazzola
Ficha-suja
Não basta à Justiça Eleitoral informar os eleitores que certos candidatos têm ficha-suja. É preciso proibi-los de se candidatar. Só isso fará com que tenham postura e ética e com que pensem em suas ações.
Jano Crema
Transporte coletivo 1
O transporte coletivo de Curitiba já foi eficiente e moderno em tempos passados. Cheguei há novo anos à cidade e o sistema ainda funcionava, mas já demonstrava sinais de cansaço. Hoje, vejo a bicicleta como alternativa para o trânsito. A geografia da cidade, em si, é um dificultador para a bicicleta, mas esse é o menor dos problemas. Será que eu tenho coragem de sair do Pilarzinho, de bicicleta, e voltar? Vou precisar de umas 30 bicicletas por mês, pois, certamente, se eu não for assaltado no caminho, terei problemas em qualquer lugar em que decida parar e estacionar a bicicleta. Quanto ao metrô, quando seu projeto deixar de ser ferramenta de barganha política, poderá ser o início do alívio dos cidadãos que dependem do transporte público. Mas esperar até quando? Até a população não conseguir mais abrir mão de seus carros?
Daniel Pinheiro, professor
Transporte coletivo 2
É evidente que o transporte coletivo de Curitiba é ineficiente. Mas o que mais choca é como a cidade castiga o pedestre. Feitas em sua grande maioria de pedras irregulares e escorregadias, as calçadas dessa cidade são péssimas. Elas tornam qualquer caminhada extremamente desanimadora, incentivando inclusive o abuso do automóvel. Querem melhorar a mobilidade da cidade? Esqueçam os arquitetos e comecem pelo básico: troquem as calçadas de pedra por calçadas normais.
Marcelo Machado
Pedágio
Com respeito à cobrança de pedágio dos caminhões com eixo suspenso, em primeiro lugar, devemos entender que pedágio é uma taxa para manutenção da via, não sendo uma licença de trânsito, que já é cobrada pelo Estado. Portanto é errado cobrar pelos eixos suspensos que não estão usando o asfalto. Quem pagará pelo abuso somos nós comerciantes e consumidores finais, pois virá no preço do frete.
Celso Domingos Navarro, lojista
Segurança pública
Para um governador limitado como o que temos, não me espanta que o secretário de segurança seja um "moleque", incapaz de enxergar que a chacina em um dos bairros de nossa capital foi executada por aspirantes ao banditismo, assassinos mirins que estão em "fase de formação". Infelizmente nossa segurança não vê que os "moleques" de hoje serão os bandidos e assassinos de amanhã, e trata-os como se os mesmos estivessem brincando de matar. Ainda bem que este governo está no fim, mas o preço que nós paranaenses vamos pagar é altíssimo. O futuro dirá.
Miguel Orleryk, professor aposentado
Teatro Positivo
A qualidade de som do Teatro Positivo varia de acordo com as apresentações conforme constata a reportagem da Gazeta do Povo (11/10), e pelo que entendi vai ficar assim. Pior são os espetáculos microfonados. Já tive muita dificuldade de entender os textos de peças. Os maus-tratos aos ouvidos em ambientes públicos é geral. Confunde-se a vontade da plateia de ouvir com a vontade do artista de ser ouvido, aumenta-se o volume do som sem critérios. Observo também que os solistas de orquestras se apresentam em grandes ambientes como o teatro Guaíra sem necessidade de amplificadores, em compensação amplifica-se o som no Teatro Paiol. Este sim poderia ser um reduto de bom gosto para quem gosta de música instrumental. Basta observar a configuração do som de um Hometheater ou de um automóvel para se ter ideia do que se espera da acústica de um auditório moderno, mas ainda não chegamos lá.
Herbert Richert, engenheiro mecânico
CPI do MST
Já deveriam ter criado a CPI do MST há muito tempo, pois os recursos do MST não são vistoriados, apenas os recebem do governo e gastam como querem, invadindo propriedades de quem pagam os impostos que depois são revertidos em doações ao próprio MST. Ou seja, os invadidos pagam para os invasores invadirem suas propriedades. Se os recursos que são enviados aos municípios são fiscalizados por que os recursos do MST ficam à mercê deles próprios?
Maria Inez Lauber
Educação
O processo de formação do educando para o exercício da cidadania foi abordado pelo professor Oriovisto Guimarães (Gazeta, l5/10) de forma lapidar com a enumeração das responsabilidades dos pais e dos professores. O comprometimento desses agentes com o alcance efetivo das competências propostas resulta do empenho formal dos pais; da avaliação contínua do projeto pedagógico e de seus desdobramentos; do aprimoramento técnico-científico dos docentes, construído a partir de condições concretas de estudo, autoavaliação e produção do saber, respaldadas no postulado meritório, com sólido apoio financeiro.
Ivani Omura
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