Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Aeroportos

Como é fácil as empresas aéreas colocarem a culpa no mau tempo! Porém, como ficam os aeroportos brasileiros que não possuem equipamentos para pousos e decolagens nessas situações? Por que não investiram em tecnologias que estão no mercado há décadas? Por causa do descaso do governo, agora o mau tempo se tornou o bode expiatório do caos nos aeroportos.

Dionisio Francisco Grabowski

Brigas em estádios 1

Para que servem as torcidas organizadas? Para fazer baderna, arruaça, brigar nos estádios, afugentar os que vão aos jogos com a família, para colocar em perigo a vida das pessoas, demolir estádios e depredar as cidades. O Ministério Público e a CBF têm de tomar providências e proibir a entrada dessas facções inúteis. Perder mando de campo e jogar sem torcida só penaliza aqueles que vão ao estádio para torcer e não para brigar.

Humberto Paulo Bortolini, aposentado

Brigas em estádios 2

A Fanáticos faz muita coisa errada, mas desta vez eles revidaram uma agressão e se defenderam, e graças a eles muitas famílias de atleticanos que estavam entre as duas organizadas foram protegidas da fúria dos vascaínos que perceberam a queda inevitável. Quem invadiu o espaço contrário foi a torcida do Vasco.

Sérgio Luiz Tisse

Brigas em estádios 3

Que triste decisão da Polícia Militar e do Ministério Público de Santa Catarina em não mandar policiamento preventivo para o jogo entre Atlético e Vasco! Segurança privada não tem poder de polícia e não conteria o ataque entre as torcidas, principalmente de mãos vazias. Se fosse previsto um jogo da Copa para Santa Catarina, não haveria policiamento por ser evento pago? Uma simples barreira da PM entre as torcidas teria evitado o tumulto.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Brigas em estádios 4

Nelson Mandela perdoou aqueles que o mantiveram na prisão por tantos anos e unificou o país através da Copa do Mundo de Rúgbi. Incentivou seus atletas e teve participação ativa nessa conquista. Enquanto isso, assistimos a um ex-vereador de Curitiba participando da barbárie de Joinville no último domingo. Não bastasse, ocupava cargo comissionado na Secretaria de Turismo. Baita exemplo ele dá ao povo do Paraná!

Alcione Pra

Nelson Mandela 1

O governo parece que não aprendeu a lição com as manifestações populares de junho. Por que um país com tantas melhorias a serem feitas, como o Brasil, envia à África do Sul quatro ex-presidentes para a cerimônia fúnebre de Nelson Mandela? Os ex pagarão do seu bolso a viagem, a estada, o transporte? A presidente Dilma, com poucos secretários, não bastaria?

Soraya Abreu Kretzschmar

Nelson Mandela 2

Na adversidade e sofrimento nasceu um gigante chamado Nelson Mandela. Madiba mostrou que o planeta pode ser salvo, pode ser melhor. Fica a torcida para que comecem a se manifestar novos Mandelas no mundo.

José Augusto Bilek, professor

Presidentes

Ao ver a foto dos cinco maiores responsáveis pela atual situação do nosso Brasil, felizes e sorridentes, com o Aerolula ao fundo – Fernando Henrique, o culpado pela ascensão do PT ao poder; Sarney, o pior presidente que o Brasil já teve; Collor, aquele que saiu após os escândalos de corrupção; Lula, o pai do mensalão; e Dilma, a mãe da queda vertiginosa da nossa economia –, fico me perguntando: de que eles riem? Será que é de nós?

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Cotas raciais

Cotas raciais são um desrespeito à Constituição, que é clara ao afirmar que todos os brasileiros são iguais, não havendo distinção de raça, cor ou credo. Essa proposta do governo de instituir cotas raciais em concursos públicos é mais uma estratégia em busca da reeleição de Dilma. As ofertas de emprego devem ser iguais para todos. Privilegiar um determinado grupo não irá diminuir a desigualdade. Ela se reduz pela educação que permite a ascensão social.

Roni Antonio Garcia da Silva

Impostos

A Associação Comercial do Paraná expõe, continuadamente, o crescimento dos impostos arrecadados pelos governos, algo necessário e muito útil à população. Mas e a sonegação de impostos? Não deveria haver um "sonegômetro"? Muitas empresas possuem um corpo de consultores para indicar o que fazer para burlar a legislação e recolher menos impostos, como se cumprir uma obrigação fosse um "prejuízo".

Antônio Carlos Pacheco

OMC

Finalmente a Organização Mundial do Comércio (OMC) deu um passo importante com a aprovação da desburocratização dos procedimentos aduaneiros para ativar o comércio entre os países (Gazeta, 10/12). A agenda aprovada é bem simples e está longe de eliminar os acordos regionais, mas pelo menos chegou a hora de o país eliminar os inúmeros guichês e carimbos e criar um guichê único para ativar o comércio exterior.

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Casa própria

A prefeitura de Curitiba deveria fazer um trabalho de acompanhamento dos contemplados da Cohab. A fila é longa e sempre quem realmente precisa, como os moradores de rua (Gazeta, 9/12), é punido pela demora. Por outro lado, essa demora pode ser justificada pelos aproveitadores, que recebem a casa e a alugam ou a vendem, e voltam a ficar onde estavam. Cabe à Cohab fiscalizar sem prévio aviso se o morador de hoje é o contemplado de ontem. Será que é difícil fazer isso?

Dario Evangelista

Natal

O Natal virou uma festa consumista. O presépio e a lapinha ficaram no passado. A maioria só pensa em comprar presentes que esvaziam o coração. Natal não é dinheiro, é espírito e vida. É mais importante ser feliz no Natal que ter uma ceia farta e um belo e passageiro presente. Temos de salvar o Natal, viver o amor como o centro de nossas vidas para termos o Natal durante o ano todo.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Copa do Mundo

Embora se diga que a Copa do Mundo deixará um legado de obras de mobilidade urbana e gerará lucro financeiro com a presença de turistas, nada justifica o festival de gastos que se tem visto. Obras públicas são necessárias e deveriam ser executadas normalmente de acordo com as necessidades da cidade. Já estádios modernos e luxuosos deveriam ser responsabilidade da entidade esportiva e não do poder público. E agora, com o resultado do sorteio da Copa, Curitiba foi contemplada com a visita de seleções de pouca expressão, com exceção da Espanha, e a promessa de grandes lucros tornou-se mais utópica.

João Cândido de Oliveira Neto

Saúde pública

Com certeza é muito importante que se faça concurso público para contratação de médicos. E isso poderia se estender para todos os cargos do setor de saúde. O governo também deveria valorizar essa classe de trabalhadores com melhores condições de salário e de trabalho nos hospitais públicos, hoje uma catástrofe.

Airton Kraismann

Copa do Mundo

Embora se diga que a Copa do Mundo deixará um legado de obras de mobilidade urbana e gerará lucro financeiro com a presença de turistas, nada justifica o festival de gastos que se tem visto. Obras públicas são necessárias e deveriam ser executadas normalmente de acordo com as necessidades da cidade. Já estádios modernos e luxuosos deveriam ser responsabilidade da entidade esportiva e não do poder público. E agora, com o resultado do sorteio da Copa, Curitiba foi contemplada com a visita de seleções de pouca expressão, com exceção da Espanha, e a promessa de grandes lucros tounou-se mais utópica.

João Cândido de Oliveira Neto

Saúde pública

Com certeza é muito importante que se faça concurso público para contratação de médicos. E isso poderia se estender para todos os cargos do setor de saúde. O governo também deveria valorizar essa classe de trabalhadores com melhores condições de salário e de trabalho nos hospitais públicos, hoje uma catástrofe.

Airton Kraismann

Pombos

Além de cães e gatos, deveria haver iniciativa também para o controle da população de pombos. Esses ratos com penas, cada vez mais numerosos, além da sujeira que fazem, são vetores de diversas doenças graves.

Marcelo Santana

Pet shops

Considero a aprovação do projeto que obriga uso de câmeras em pet shops (Gazeta, 10/12) de importância extraordinária, mas quando será que nossos deputados e a Assembleia vão dar tratamento equivalente aos hospitais, emergências e postos de atendimento?

Mario Biernatski

Monitoramento

Será que o monitoramento de veículos particulares não será apenas para favorecer alguma empresa fornecedora de tecnologia? Para que temos a Polícia Rodoviária se não é para fiscalizar?

Nestor Antenor Camacho Calizaya

Teatro

Excelente reportagem sobre os alemães que marcaram os palcos curitibanos (Gazeta, 10/12). Outro grupo de teatro formado por descendentes alemães era o ligado à extinta União São José. O grupo era formado por amadores, que fizeram excelentes apresentações, sempre frequentadas por alemães radicados em Curitiba e regiões próximas.

Gilberto Drechsel

Assembleia

Mais importante que os custos financeiros com o pagamento das infrações de trânsito cometidas por nossos deputados estaduais é o mau exemplo dado pelos que cometeram as infrações e deveriam zelar pelo cumprimento das leis. É vergonhoso!

Domingos Ribeiro

Mensalão

Após um processo de mais de oito anos, com direito a embargos infringentes que ninguém sabia que existiam, José Genoino foi condenado e renunciou ao mandato de deputado federal para não ser cassado. Mas ainda tem muita gente – desinformada ou mal intencionada – para defendê-lo!

Artur Larangeira Filho, Rio de Janeiro – RJ

Educação Moral e Cívica

As aulas de OSPB e Moral e Cívica na maior parte das vezes limitavam-se a fazer os alunos decorar nomes de ministros, enfatizar feitos do governo e o que temos de mais expressivo, como o maior rio do mundo, a maior floresta etc. O que precisamos hoje é de justiça social e transparência nas ações governamentais. Aulas de Moral e Cívica só serviriam para a manipulação da população.

Fernando Vieira Borges

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.