Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Agentes políticos 1

O ato do governador Orlando Pessuti de promulgar e concordar com a possibilidade dos atuais deputados estaduais em contratar 23 assessores comissionados com o nosso dinheiro é o fim da picada (Gazeta, 1/6). Por essa atitude, vê-se que o esquema é muito maior do que se sabe. Um governador sério, ou que tivesse o mínimo de respeito pela sociedade, teria vetado. Dia 8 vamos mostrar o outro lado. Tenho certeza de que somos mais e maiores. Faltava mobilização, agora não falta mais.

Paulo Lugli, consultor

Agentes políticos 2

Quando o governador Pessuti assumiu, pareceu-me que ele iria promover as mudanças políticas necessárias. Conseguiu negociar a dívida do Banestado, trocou secretários, até o da segurança pública que era o mais bajulado pelo governador anterior. E agora, quando ele poderia mostrar ao povo como seria governar um estado como o Paraná, mostrou como o poder corrompe. Sancionou a lei dos agentes políticos. Pobres de nós. Felizmente 3 de outubro está próximo, para expurgarmos todos os que estão envolvidos com as roubalheiras.

Francisco Hirato Nagao

Agentes políticos 3

Os paranaenses estavam começando a comemorar as atitudes do governador Orlando Pessuti, mas, com a sanção da lei dos agentes fiscais, ele mostrou a sua verdadeira cara. Só falta agora fazer um pronunciamento contra a campanha "O Paraná que Queremos".

Otoniel Santos Neto

O Paraná que queremos 1

Parabéns ao Ardisson Akel por expor seu pensamento e indignação perante tanta selvageria no meio político. Candidatos se elegem para depois optarem entre corrupção ativa, passiva ou, então, a mais pura omissão quando deveriam bradar contra toda esta roubalheira e incompetência que vemos diariamente. Tenho acompanhado de forma estarrecida tamanha desfaçatez desses senhores que estão se lixando para o povo. E os tenho na minha lista negra. Se depender de mim, nenhum se reelege mais.

Cristina Esteves Schuster

O Paraná que queremos 2

A sociedade paranaense aguarda com expectativa uma verdadeira limpeza na Assembleia Legislativa do estado. Estarei na Boca Maldita no dia 8 cobrando a saída de todos os envolvidos neste escândalo e principalmente de toda a Mesa Diretora da Casa. Os deputados que se mexam, porque a eleição está logo ali.

Marcio Alves da Silva, funcionário público

O Paraná que queremos 3

Existe uma simetria entre a sociedade civil e seus governos. Todos nós sabemos da lama que existe no condomínio, no clube, na política, porém nos calamos e assistimos paralisados de horror ao desenrolar da banalização da violência, que pode ser moral, pois ela vem incensada pela impunidade.

Marcos Paiva Reis Teixeira

Diários secretos 1

Parabéns pelo belo trabalho dos Diários Secretos. Ainda há muito a fazer, mas lentamente os resultados estão aparecendo e o maior deles é a mobilização da sociedade por uma política limpa. O MP está no caminho certo e a coroação dessa luta será o afastamento da Mesa Diretora da Assembleia. Provas não faltam contra o presidente e o secretário. A justiça será feita com certeza. Em frente pela moralização, este é o Paraná que queremos.

Afonso Novak, advogado

Diários secretos 2

Confio na Justiça, mas a sociedade tem de se unir e dar um basta a essa pouca vergonha dos nossos representantes políticos. Fomos nós, o povo que os elegeram, agora temos de nos unir para destituí-los dos cargos e acabar com essa pouca vergonha.

Rosalia Rodrigues Furlan Noceti

Sacolas plásticas

Não é mais novidade que as grandes redes de mercado têm a consciência ecológica como estratégia de mercado (Gazeta, 2/6). Menos mal. Ainda mais um mal tão desnecessário. Se já está tão clichê falar em conscientização ecológica, não entendo por que tantas pessoas ainda relutam em largar as sacolinhas plásticas. Relembrar que cada um pode fazer a sua parte nunca é demais.

Luma Bendini

Ônibus fretado

Se minha empresa tivesse esse serviço de ônibus fretado, eu deixaria meu carro em casa. Até porque eu estaria ajudando o meio ambiente, desta forma evitando a queima de combustíveis fosseis.

Claudio Sergio Constantino

Luto 1

A alma paranaense está dilacerada com a perda de Wilson Bueno. Nosso melhor cérebro contemporâneo foi imolado feito um animal estúpido a troco do quê?

Marcos Paiva Reis Teixeira, engenheiro civil

Luto 2

O Paraná perdeu o grande escritor Wilson Bueno, que um dia conhecemos no Teatro Paiol, onde incentivava sempre os jovens à leitura de livros como uma forma de melhor aprender a desenvolver textos e a literatura. Lamentavelmente o escritor nos deixa. Não só o Paraná, mas o Brasil perde também um grande escritor. Enviamos aos céus nossas orações para que seu espírito descanse em paz na companhia do Criador.

José Pedro Naisser

Fiscalização das polícias

A fiscalização e a auditoria da ação das polícias no Brasil precisa permanecer sob a responsabilidade do Ministério Público. A eventual mudança do controle para um órgão colegiado predominantemente formado por policiais e delegados poderá tornar o país mais uma vez refém de eventuais golpes de Estado.

Everton de Andrade

Leitura

Os pais são espelhos para os filhos. Muitos bebem, fumam e pedem para os filhos não seguirem o exemplo deles. Mas que contradição há nessa atitude se é justamente o exemplo que os filhos seguem. O gosto pela leitura nasce dos filhos verem seus pais lendo. Ter em casa uma estante com livros de autores clássicos. Dar de presente livros aos filhos, contar histórias para as crianças aguça a curiosidade do jovem para a leitura.

Maria Stephan

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.