Sempre compro caranguejos da mesma fornecedora, no Mercado de Guaratuba. Esta semana ela me disse: "Daqui a dois ou três anos não teremos mais caranguejos na nossa baía. A gente não está achando mais." Por favor, vamos levantar uma bandeira ecológica a favor da Baía de Guaratuba. Imprensa, universidades, órgãos ambientais e governos devem se unir pela causa.
Cecília do Carmo Egg Bonet, empresária, Curitiba PR
Segurança
"Até hoje eu era completamente contra a pena de morte no Brasil. Depois de ler a reportagem sobre um assalto no Rio de Janeiro, em que uma criança foi arrastada no próprio veículo pelos ladrões (8/2), passo a ter um novo conceito sobre a pena de morte. Acho até que pena de morte é pouco. Esse tipo de crime e também aquele em Belo Horizonte, em que a mãe colocou o filho num saco e jogou na lagoa, devem ter um tipo diferenciado de punição."
Sergio Godinho Fontes, analista de sistemas, CuritibaPR
Trânsito
A Diretran está voltada para o combate ao uso de celulares por motoristas e às paradas irregulares. Mas o maior absurdo é que Curitiba virou fábrica de multas: não se pode parar um veículo nem para desembarcar um passageiro que lá vem multa. No entanto, quando se precisa de ajuda para parar o veículo em um local, não se vê agentes de trânsito. Ao mesmo tempo, atos mais graves, como trafegar na contramão, ficam sem punição. A meu ver o serviço da Diretran deveria ser orientar os motoristas em vez de simplesmente aplicar multas. O cartão de Estar também virou um abuso: é exigido em quase toda a área central da cidade, inclusive em certos bairros. Lamentável que uma capital tão bem administrada conviva com coisas desta natureza.
Hilario B. Carvalho, Curitiba PR
Obras no Batel 1
Sou totalmente contra a abertura da pracinha do Batel e de qualquer praça em Curitiba, cidade tida como modelo, para favorecer o automóvel em detrimento das pessoas. Já não temos calçadas-modelo; já não temos ruas-modelos. As ruas de antipó estão uma calamidade. As árvores caem de velhas com qualquer ventinho e não se vê um trabalho de substituição das mesmas. São exemplos de como estamos deixando de ser um lugar modelo e tornando Curitiba uma cidade qualquer. Curitiba tem de ter soluções diferentes e continuar sendo a cidade cobiçada, orgulho para nós, curitibanos do "leite quente".
João Augusto Michelotto, engenheiro civil, Curitiba PR
Obras no Batel 2
A Praça do Batel não pode ser modificada por causa de novos shoppings. A solução é realizar mudanças em ruas e sentidos. Nesta região da cidade há vários caminhos alternativos. Curitiba tem de conservar a imagem de ser uma capital verde e histórica.
Paulo Cesar Frisso Júnior, estudante, Curitiba PR
Ensino
O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Paraná, Romeu Miranda, falou à RPC que só pais de alunos das escolas particulares é que estavam preocupados com a matrícula dos seus filhos que venham completar 6 anos em 2006. Não é verdade: sou da escola pública e não consegui matricular meu filho que completa 6 anos no dia 18/6. Estou desesperada, pois ele tem condições de freqüentar a educação fundamental pelo seu desempenho cognitivo na educação infantil. Por causa de uma lei mal-interpretada pelo CEE, ele terá atraso em sua vida acadêmica. No antigo ensino de série, a criança que completava 7 anos até 31/12 poderia freqüentar a 1.ª série. Agora nossos filhos que não nasceram até 1.º/3 terão de ser os "bodes expiatórios" dessa lei mal-interpretada. Se outros pais estão tão indignados quanto eu, que se manifestem. Só a assim a sociedade será ouvida.
Jucelia Zampier, Curitiba PR
Apoio
"Adorei a reportagem Como ajudar estudantes de baixa renda a passar na UFPR?. Gostaria de saber como apoiá-los. "
Maria Valéria Russo Schmidt, Curitiba PR
Enem 1
Observando os resultados do Enem 2006, não encontro sequer um dos grandes colégios particulares de Curitiba entre os primeiros colocados. O que está havendo com o ensino médio de nossa capital universitária e ecológica? Nossos colégios não são bons?
Sebastião Donizete Santarosa, Curitiba PR
Enem 2
Dois fatos importantes foram noticiados nesta semana: de um lado, o aumento das bebedeiras entre os adolescentes; de outro, a piora na qualidade educativa do país inteiro, comprovada pelos indecorosos resultados do Enem. Para quem ainda não sabe, eis aí a fórmula perfeita e singela para a idiotização de um povo e para o sucateamento de uma sociedade.
Ezio Flavio Bazzo, psicólogo, Brasília DF Congonhas
A respeito da decisão da Justiça que proíbe certos aviões no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, sou contra. Naturalmente o juiz substituto não saberia distinguir um Boeing 737-800 de um 737-300. Não saberia também que as aeronaves novas (como é o caso dos Boeing 737-800 e 737-700) são capazes de voar mais lentamente (na aproximação para pousos) e pousar em pistas curtas, do que aeronaves mais antigas (Boeing 737-300, 737-400 e Fokker 100). Exemplo disto são os novos Boeing 737-800SFP, da Gol Linhas Aéreas, capazes de fazer pousos e decolagens no aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro), cujo comprimento da pista é mais curto do que a pista do aeroporto de Congonhas. Ressalto que um Boeing 737-700 utiliza "menos pista" para aterrissar do que um Boeing 737-300, como já informado pelo jornal.
Eduardo Klassen, Curitiba PR
Conselhos
O que nós, dos Conselhos Comunitários, queremos é ser peça fundamental de participação no governo e não meros espectadores. Queremos fazer parte deste jogo de xadrez tão complicado, que é a nossa segurança pública. Aproveito para dizer também que nunca se comprou tantas viaturas, se equipou tanto as polícias e se contratou pessoal como neste governo. O que vemos hoje é o despreparo de governos anteriores, que relegaram a segurança pública ao segundo plano. Taí o reflexo: assassinatos de jovens comprometidos com as drogas. Quinze anos atrás, nós, dos conselhos comunitários de segurança, demos o alerta de que se não fosse feito nada pela segurança pública, o Paraná (e a cidade Curitiba principalmente) ficaria em situação pior do que a que reina na cidade do Rio de Janeiro.
José Augusto Soavinski, economista, Curitiba PR
Prefeitura responde
Com relação às cartas contendo comentários sobre os serviços municipais, a Prefeitura de Curitiba informa os leitores:
Fred Branco: que os moradores poderão propor uma parceria com a prefeitura para asfaltar a Rua Frederico Guilherme Virmond. Esse tipo de parceria está previsto no decreto municipal 1.305/05. A proposta deve ser encaminhada à Administração Regional da Boa Vista, na Avenida Paraná, 3.600. O telefone é 3356-2566;
Fernandes Gabardo: que os estacionamentos do Parque Barigüi são abertos ao público de segunda a sábado das 6 às 21 horas. Nos domingos, fica disponível o estacionamento do restaurante, das 10 às 15 horas, e, somente nesse período, as vagas são reservadas para os clientes do estabelecimento. Impedir o uso dos estacionamentos nos outros dias é um procedimento irregular que deve ser comunicado à Central de Atendimento da Prefeitura, pelo telefone 156;
Jhonny Rocha Vegilato: que nos próximos dias a Urbs vai complementar a sinalização vertical da Rua Professor Rodolfo Belz, colocando uma placa de Pare na esquina com a Rua Lourenço Volpi. Secretaria Municipal da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba
Anistia
"José Dirceu articulou e usou sua influência de forma prepotente, truculenta e para benefício próprio e de seu partido; não do país. Digo não à sua anistia."
Alcione Altair Pimentel de Lara, Curitiba PR
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Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
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