Considero uma vergonha e uma tremenda estupidez que nosso país se preocupe mais em ter bons resultados em índices meramente formais do que em garantir de fato uma educação de qualidade (Gazeta, 25/7).
Vitória Pedruzzi Segato
Brasil corrupto
O problema da corrupção no Brasil (Gazeta, 21/7) está relacionado à impunidade, à prática descarada de acertos e conchavos, desvios e roubalheira que levam o povo a agir com igual descaso. Se os políticos, que deveriam servir de exemplo, fazem isso, por que eu não posso? Quem, neste Brasil, não se aproveita de um político conhecido para tirar proveito de situações, para agilizar um processo?
Dinart Bittencourt
Novos partidos
Simplesmente perfeito o editorial sobre o surgimento de novos partidos para atender a interesses privados (Gazeta, 25/7). De fato, se faz de tudo para que "tudo continue como dantes no quartel de Abrantes".
Aurea Brunhari
Problemas de Curitiba
Concordo com a pesquisa sobre os principais problemas de Curitiba (Gazeta, 25/7). Precisamos de melhorias na saúde. Nos postos, a espera por uma consulta demora em torno de quatro horas e várias consultas são desmarcadas por falta de profissionais. Foram abertos mais cinco postos de saúde em Curitiba, será que há profissionais para todos eles?
Dirce Lara de Moraes de Lima
Candidatos únicos
Sou totalmente contra candidatos únicos. Isso já ocorreu em um município próximo de onde moro e está sendo um desastre. Os nove vereadores estão do lado do prefeito, aprovam o que ele quer e a oposição não tem como reagir.
Edegar Silveira, Barracão PR
Faltas de vereadores
Para acabar com as faltas dos vereadores (Gazeta, 23/7), deve-se exigir o mesmo que é cobrado de todos os trabalhadores. Deve ser feito o controle e disponibilização da frequência dos vereadores, descontando as faltas e atrasos sem justificativas.
Roberto Cruz, Rio de Janeiro RJ
Comerciais sobre UPSs
Concordo com a decisão judicial que proibiu a divulgação de comerciais sobre as UPSs (Gazeta, 24/7). Gasta com propaganda é jogar dinheiro no lixo. Está claro que os anúncios foram feitos para tentar influenciar as eleições municipais.
Walmir Pereira
Desarmamento
Brilhante artigo de Bene Barbosa sobre as áreas livres de armas legais (Gazeta, 26/7). O criminoso, como qualquer predador, só procura suas vítimas na certeza de sua incapacidade de defesa. Se a política de desarmamento fosse eficaz, os crimes violentos teriam diminuído, não aumentado.
Eduardo Menezes da Silva
Bom exemplo
Se considerarmos exemplos de pais para filhos, eu diria que as atitudes dos pais vão servir de exemplo para os filhos, sejam bons ou maus exemplos. Mas, se considerarmos exemplos de adultos para adultos, cada um tem de ser responsável pelos seus próprios atos. Não acredito que um mau exemplo de um adulto possa influenciar outro adulto.
Angela Garcia Prado
Setorização de parques 1
A essência de uma área pública é a diversidade e possibilidade de trocas que ela pode proporcionar. Segregar não é bom, nunca. Velhos e jovens devem conviver juntos; crianças e adultos também. O respeito é que deve existir, e não a segregação.
Lila Fachim
Setorização de parques 2
Sou frequentador diário do Parque Barigui e sou a favor de delimitar as áreas de esporte. As pistas de corrida e caminhada não deveriam ser usadas por skatistas e ciclistas, pois os acidentes vão acontecer. Quem quiser correr de bicicleta deve ir ao velódromo e não ao Parque Barigui.
Ivan Pires
Informações sobre ônibus
Esse sistema extremamente deficitário da Urbs (Gazeta, 23/7) só funciona no Explorer. Preciso sempre de um computador com Windows para conseguir acessar. E infelizmente, mesmo assim, nunca consigo a informação que desejo.
Milton Bender Jr.
Infraestrutura
É impressionante o descaso das autoridades governamentais em relação à infraestrutura mínima para alavancar o crescimento do Paraná. Entra ano, sai ano e sempre as mesmas desculpas. Enquanto isso, filas gigantescas para chegar ao Porto de Paranaguá, tanto por terra como pelo mar. Cadê a nova rodovia/ferrovia de acesso ao porto? Até quando esse governo vai deixar que nossas riquezas sejam escoadas através de Santos ou Itajaí?
Ricardo Lisicki
Juros
Uma oferta de parcelamento sem juros só pode ser piada ou uma forma educada de chamar o consumidor de ignorante (Gazeta, 22/7). Aquele que paga à vista é que acaba dividindo a conta dos juros embutidos e levando o chapéu para casa. Como tudo neste país se resolve por lei, deveria haver uma regra que estabelecesse uma diferença mínima entre o preço à vista e o parcelado. O que hoje é tratado como malandragem dos empresários deveria ser qualificado como crime contra a economia popular.
Marcelo Henrique da Silva
Saúde masculina
Parabenizo pela matéria sobre a saúde masculina (Gazeta, 22/7). Realmente os homens não fazem os seus exames periódicos, muitos por receio de serem feridos em sua masculinidade. A vida é um patrimônio do qual apenas o próprio homem pode cuidar, ninguém mais.
Juarez Fontan
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.