Na política brasileira os fatos extrapolam a lógica e a razão. Aqui em Curitiba, o candidato Gustavo Fruet aliou-se ao PT, partido que dele sempre mereceu críticas quando exercia o mandato de deputado federal. E, na política nacional, viu-se na capa dos jornais (Gazeta, 19/6) uma foto que, à primeira vista, deveria ser um trabalho de fotomontagem. Mas não é. Os eleitores não deveriam deixar se enganar por essas alianças espúrias e sem sentido, cujo único objetivo é o de ampliar o horário que cada candidato terá na televisão. Antes falar 5 minutos sem ter compromisso com ninguém do que falar 15 e estar devendo favores mesmo antes de se conhecer o resultado das urnas.
Hélio Azevedo de Castro, economiário aposentado
Cargos comissionados
É uma vergonha o TJ criar mais 220 cargos em comissão. Passei em 3º lugar no concurso para a minha comarca, onde existiam quatro vagas. Só agora o segundo colocado foi chamado e eu continuo na espera.
André Luiz Francisco Moreira, Santa Mariana PR
Divulgação de salários 1
A respeito da matéria sobre a desistência da Assembleia e do TJ em divulgar os salários dos servidores na internet (Gazeta, 20/6), acredito que, se os servidores estão ganhando o que foi aprovado e cumprem com suas obrigações, não há motivos para a não divulgação dos cargos e salários. O trabalhador brasileiro não esconde o mísero salário que ganha, muito menos a vergonha do aumento que o governo federal lhe dá no início do mês de maio.
Catiane Leite
Divulgação de salários 2
Sou contra a divulgação de salários de servidores porque sou servidora e tenho vergonha que as pessoas saibam a miséria que recebo.
Sandra Wahrhaftig
Número de vereadores
A ideia de aumentar o número de vereadores vai contra qualquer lógica razoável. Deveria se propor, ao contrário, a diminuição. Cidades com até 30 mil habitantes deveriam ter vereadores voluntários, sem remuneração.
José Roberto da Luz
Revisão da legislação
É muito louvável o trabalho da Gazeta do Povo de incentivar os leitores a emitirem suas opiniões em temas polêmicos, como casos de corrupção, novas leis. No entanto, chegamos a um estado de colapso da sociedade, onde leis foram criadas para proteger algumas minorias desfavorecidas e que hoje tornaram o país ingovernável, favorecendo marginais. Devemos rever a legislação.
Altemir das Chagas Lima
Transparência
Sabemos que o empreendedor tem de cumprir todas as exigências legais e burocráticas para possuir uma empresa. Na esfera pública, todo membro dos três poderes, de qualquer nível, deveria obrigatoriamente expor suas contas, que também deveriam ser auditadas pelo TC e TRE. Estes órgãos nos custam muito caro e não fazem seu trabalho corretamente.
Dinho Sprenger
Obras da Copa
A Copa é um prato feito para enriquecer alguns espertos e iludir aqueles que pagam impostos. É impressionante a cara de pau das propostas em execução. Mais impressionante ainda é o volume de dinheiro envolvido. Alguém está faturando muito. Onde estão o Tribunal de Contas e o Ministério Público?
José Antonio Correia da Silva
Táxis hereditários
Táxi em Curitiba parece slogan de conhaque: "De pai para filho desde 1910". Ainda bem que o Ministério Público tenta acabar com essa imoralidade protecionista e corporativista que só pode ter sido criada por alguém que seja proprietário de táxi ou esteja caçando votos.
João Ezirio
Rodovias
Meu irmão, Claudinei Bora, foi mais uma vítima da ótima rodovia pedagiada que temos em Mandirituba. Para resolver esses problemas, bastaria que nossos políticos roubassem menos, investissem mais e parassem de enriquecer empresários estrangeiros.
Henrique Bora, Mandirituba PR
Ciclismo
Os defensores das bicicletas falam do valor para a saúde, bem-estar geral do corpo e da mente, mas esquecem de quem usa a bicicleta para trabalhar. Quero ver eles tornarem-se operários que usam a bicicleta todos os dias para ir ao trabalho, com o frio, a chuva, os faróis altos. Duvido de que irão gostar. Usar a bicicleta para passear e fazer ginástica não é o mesmo que ir trabalhar com ela.
José Luiz Novôa, Araucária PR
Gestão escolar
O salário dos professores da rede pública de modo geral é mais baixo em relação às outras profissões e não desperta o interesse de bons profissionais. Acredito que deva ser criado um incentivo para o professor que exercer o cargo de diretor escolar. Por outro lado, devem ser adotados pelo governo mecanismos que avaliem o desempenho dos diretores, conforme abordado na reportagem (Gazeta, 19/6). Sobre a forma de escolha dos diretores das escolas públicas, sou favorável que seja feita através de concurso.
Hilário Fier
Casa João Turin
Alguém pensaria em fechar o Museu Rodin, em Paris? Lamentável que a Casa João Turin seja fechada dessa maneira.
Marcelo Freitas
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.