A responsabilidade pelo lanche e pela criança deve ser dos pais (Gazeta, 15/3). A escola deve fazer o seu papel não deixando que haja o comércio dentro do estabelecimento ou nas imediações quer seja em porta-malas de carros, caixas de motos ou ambulantes. Agora tirar o lanche que o responsável pela criança mandou e deixar a criança passando fome, isso é um ato ridículo e descabido, pelo qual o diretor deveria ser punido inclusive criminalmente por maus tratos a menores.

CARREGANDO :)

José Modesto G. Castaño

Alimentação nas escolas 2

Publicidade

Fico simplesmente estarrecido quando vejo que algumas escolas tentam impedir o livre acesso ao que a criança quer comer. Vejo por mim mesmo que quando cursava o ensino fundamental na cantina do colégio onde estudava simplesmente substituíram as frituras, sanduíches e muitas outras coisas mais "saborosas" por assados sem graça, além de acabarem com todos os tipos de doces vendidos na época. Deveria haver incentivos a alimentos saudáveis através de ensinos diários e não retirar o que algumas crianças gostam de uma vez.

Luiz Fabri

Trânsito 1

Estive em São Paulo nesta última semana e reparei no transporte público e no trânsito dessa cidade. Acho que o curitibano reclama demais, pois, comparando com São Paulo, estamos no paraíso. Claro que temos de cobrar melhorias, mas acho que Curitiba é a melhor capital do país. O transporte coletivo de nossa cidade é bem melhor que o de lá, e o trânsito nem se compara. Nossa cidade é muito mais organizada, limpa e educada.

Willian Robson Luvizotto

Publicidade

Trânsito 2

O dia em que o poder público passar a fiscalizar de verdade os casos de bêbados no volante, aí sim a coisa melhora. Punir os postos de gasolina por estarem vendendo bebidas alcoólicas não funciona. O que é preciso é colocar a polícia de trânsito e a Diretran fiscalizando os bares, os postos de gasolina e, se tiver alguém bebendo acima do permitido, rebocar o carro imediatamente. É assim que se educa o povo, fazendo doer no seu próprio bolso. O poder público cria as leis, mas infelizmente não as faz cumprir de jeito nenhum, só quando acontece algo de grave se faz o estardalhaço como o que se fez com o caso do deputado Carli Filho.

Luiz Fernando P. Simões

Gripe A

As crianças deveriam, sim, ser imunizadas contra a gripe A sem restrição de idade. Isso porque é sabido que elas são frágeis, tanto é que, ao ingressarem na escola, estão frequentemente acometidas de gripes, resfriados e outras infecções contagiosas. Por que com a gripe A seria diferente?

Publicidade

Maria Gomes

Estrada pedagiada

Fui a Guaratuba nos dois últimos fins de semana e, nos domingos em que voltei para Curitiba pela BR-376, experimentei nada menos do que quatro horas de congestionamento num trecho de 20 km na subida da serra. O que mais me espantou foi que todo esse rotineiro congestionamento foi gerado por dois simples estreitamentos de pista, e, para piorar, não havia nem sequer um funcionário da concessionária para auxiliar na boa fluidez do trânsito. O número 0800 disponibilizado aos usuários é outra coisa que não serve para nada, pois tentei entrar em contato por diversas vezes e não era atendido.

André Luis Bettega Joaquim

PEC dos Cartórios

Publicidade

Essa PEC dos Cartórios é um absurdo. A Constituição Federal impôs o concurso público como forma de acesso aos cargos públicos. Os cartorários possuem uma delegação de um serviço público. Admitir que seja a eles delegados ad eternun um emprego, de mão beijada, sem aferição de competência e de merecimento seria retrocesso. Sem falar que em todo o país foram feitos concursos para tais cartórios criando uma expectativa para todos os aprovados que lutaram muito para alcançar uma vaga.

Míriam B. Moraes Lopes

Royalties do Pré-sal

Estranhas as manchetes que apoiam o monopólio do petróleo por parte de alguns estados e prefeituras. O mar territorial é do Brasil e não do estado A ou B. As receitas de petróleo devem ser distribuídas para todos os brasileiros, e não apenas para alguns estados e municípios.

Edu Silvestre de Albuquerque, professor, Ponta Grossa–PR

Publicidade

Assédio moral

Há três anos fui vítima sim de assédio moral dentro do serviço público federal. Denúncias foram feitas tanto no Ministério Público Federal como no Ministério Público do Trabalho. Apesar da minha insistência na abertura de um processo disciplinar dentro da instituição, nenhuma medida administrativa foi tomada, nem mesmo uma simples sindicância. Entrei com um processo na Justiça Federal que, em primeira instância, reconheceu o dano moral que sofri. Aguardo julgamento da ação na 4.ª Região, com sede em Porto Alegre.

Fernando Hintz Greca, professor

Novo cartunista 1

Paixão, Recchia, Benett e agora Cesar Marchesine. Que time, que seleção! Parabéns pela convocação desse novo craque do cartunismo nacional para integrar a equipe da Gazeta do Povo (13/3). O jornal ficou mais inteligente. Nós leitores ganhamos muito com isso.

Publicidade

José Buffo

Novo cartunista 2

Gostaria de parabenizar a Gazeta do Povo pelas charges do cartunista Cesar Marchesine. Ele é fenomenal, além de ser uma lenda viva dos desenhistas e publicitários do nosso Paraná. Parabéns ao jornal por valorizar nossa gente!

Marcelo Nicolau dos Santos

Imagem no mundo virtual

Publicidade

Esta matéria engloba o mundo real em que vivemos, muitos de nós não temos coragem de nos relacionar mostrando verdadeiramente a pessoa maravilhosa que existe em cada um de nós (Gazeta, Tecnologia, 15/3). Com o tema beleza, gera uma forma de fuga o mundo virtual, no qual, fugimos da realidade para um mundo de "faz de conta". Muitas vezes podemos nos machucar ainda mais ou fortalecer essa tal "realidade".

Tatiana Bento Shiguemoto

Pedofilia na internet

O fato de uma criança ou adolescente usar sem limite a internet ou a televisão prova o descaso que os pais têm com seus filhos. Prova mais do que isso, prova o despreparo, a incompetência, a falta de amor, a falta de interesse, a falta de educação, a falta de regras e de disciplina, de valores éticos, morais e culturais. E a irresponsabilidade dos pais que não estão nem aí para os filhos.

Hamilton Oliveira

Publicidade

Vagas de trabalho

É preciso de uma vez por todas, parar com este "blá, blá, blá" de que está faltando vaga ou está sobrando vaga de trabalho, de que está faltado qualificação ou está sobrando qualificação. O problema no Brasil é um só: leis trabalhistas, que são muito severas, e a indústria trabalhista que se formou. Isso afeta principalmente a pequena empresa, que não consegue contratar. Sou pequeno empresário, poderia ter uns 20 colaboradores, tenho quatro. A solução é reforma trabalhista já.

Vilson Deckert

Gorjeta

Inacreditável que nossos legisladores percam tempo criando projetos para regu­­lamentar gorjetas. Conforme o dicionário Michaelis, uma gorjeta é o "dinheiro com que se gratifica um pequeno serviço, além do preço estipulado". Gratificação por sua vez é uma "retribuição de serviço extraordinário". Não sou contra gorjeta, mas ela não pode ser fixa, deve ter justificativa, deve ser merecida. Quem atende bem com certeza recebe sua gorjeta. Entendo que os nossos parlamentares têm coisas mais importantes para fazer.

Publicidade

Walter van Halst, Ponta Grossa – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

Publicidade