Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
coluna do leitor – 22/11/2015

Ameaça a relator

Definitivamente estamos vivendo a lei do mais forte, ninguém mais quer cumprir a lei e muito menos viver longe do dinheiro público. As pessoas de bem têm de reagir, não vamos perder a capacidade de indignação com tudo isso que está acontecendo.

MST 1

O direito pátrio garante ao proprietário de imóvel, seja titulado ou detentor de direitos, a garantia erga omnes, que na prática cria uma redoma de proteção do bem imóvel contra qualquer um que tente o esbulho ou turbação contra a posse existente. De que mundo veio esse magistrado que atropelou essa garantia? Virou cult agasalhar toda desordem praticada por vermelhos e assemelhados.

MST 2

Esses inúteis que são incapazes de ter um emprego honesto ganham terras e as vendem para invadir mais. Enquanto esse Judiciário continuar dando ganho de causa para esses terroristas, o caos vai continuar. Se invadissem o jardim desse juiz, vamos ver como ele conduziria a reintegração de posse.

Voto impresso 1

Independentemente de questões partidárias, o voto impresso é algo muito positivo para o sistema eleitoral, por permitir a recontagem dos votos. O voto é impresso, visualizado pelo eleitor atrás de um painel transparente e transferido para uma urna lacrada. Esse sistema de voto impresso é conhecido em inglês como “Voter Verified Paper Audit Trail” (VVPAT); é o esquema mais usado nos países desenvolvidos, inclusive nos EUA, junto com votos impressos escaneados. Desde o início das urnas eletrônicas (ainda na era FHC), a comunidade de pesquisa em segurança da informação tem insistido sobre essa questão, mas o TSE sempre se recusou a implementá-la, alegando custos.

Voto impresso 2

O que é mais confiável? A contagem humana ou a contagem de um computador? O sistema não é perfeito, mas vejo como maior problema a falta de uma auditoria externa. Tirando isso, a urna eletrônica é muito melhor que aquele monte de papéis, votos invalidados indevidamente, manipulação para cargos menores e retrabalho.

Voto impresso 3

E tem gente que acha que com o papel a eleição estará segura. Que a bagunça que são as eleições americanas é confiável. A urna eletrônica pode ser fraudável, mas muito mais fácil é fraudar o papel. Nada garante que o armazenamento ou até mesmo o transporte de algumas urnas não sofra “obras do acaso”.

Petrobras

Lógico que essa operação de reforço de caixa vai acarretar aumento da dívida pública. Empresa estatal é assim. Pode ter a pior administração possível porque 200 milhões de trouxas garantem que ela não vai quebrar.

Governo

Eu acho incrível como neste governo petista se fazem depósitos bancários em contas por engano, deposita-se dinheiro em conta errada, e até se paga propina por engano...

Governo 2

A corrupção tomou conta de tudo, alastrou-se pelos estados e municípios. Será que não vai aparecer mais um Tristão de Athayde, um Afonso Arinos, um Rui Barbosa, um Teófilo Otoni? Que carência de representantes de verdade!

Crise

A crise atinge somente o trabalhador e as famílias. Alguém viu algum político reclamando de alguma coisa? O salário do político é sagrado, falta tudo, mas o salário dos deputados e senadores é sempre pago em dia. O deputado paranaense relator do Orçamento de 2016, Ricardo Barros, quer diminuir o valor do Bolsa Família, que já é pouco. Por que ele não diminui o salário dos deputados e senadores?

Mali

São esses que foram elogiados, pelo Ministério da Justiça, pela sua cultura e pelo bem que poderiam fazer ao nosso país. Por esses é que somos desgovernados.

Terrorismo

14 de novembro, dia de festa no Anjo da Guarda. O “Anjo”, como faz todos os anos, homenageava as etnias que deram origem à atual população do Paraná. Logo na chegada, a tarja preta sobre a bandeira azul, branca e vermelha no estande da França atraía a atenção. Aquele pequeno pedaço de pano valia mil palavras. Entre tantas, significava espanto, tristeza e solidariedade. As crianças, provavelmente, não se deram conta. Ainda bem. É muito cedo para isso. Em um coro de mais de 50 vozes, elas entoaram canções representativas dos diferentes povos. A única mensagem era de irmandade entre os homens, todos, sem exceção. Mas a tarja preta mexeu com o subconsciente dos avós, pais e mães. Que mundo iremos deixar para os nossos filhos e netos? O que se pode fazer quando notícias nos dão conta de que, em outros países, em muitos bancos escolares, as crianças recebem mensagens exatamente opostas àquelas transmitidas pelos professores do Anjo? Que o vento possa empurrar para lá a nuvem radiante que cobria o Anjo no último dia 14, e que cobre igualmente milhares e milhares de outras escolas brasileiras. Mais do que nunca, o mundo anda precisando de um anjo da guarda.

Futebol

Parabéns ao Corinthians pela conquista do Brasileirão. A única coisa que destoou foi a camisa comemorativa, que remete ao fardamento do Pixuleco. Seria uma coincidência ou uma homenagem ao viabilizador da Arena Corinthians?

Castelinho do Batel

É inacreditável que pretendam construir uma caixola preta atrás do castelinho, que irá destruir a paisagem de um patrimônio cultural que faz parte da história de Curitiba. Por que não manter um jardim ou uma praça, transformando o local num ponto turístico que irá beneficiar toda a população e embelezar a região já tão carente de espaços verdes? Vejam o que aconteceu no Rio com a Perimetral, ou o famoso Minhocão, em São Paulo, que deteriorou a imagem da cidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.