Segundo levantamento realizado pela Unesco, o Brasil tem 13,9 milhões de analfabetos adultos (Gazeta, 30/1). Esse número é maior que a população do estado do Rio Grande do Sul. Temos uma das cargas tributárias mais elevadas do planeta, temos recursos sobrando para se dar ao luxo de gastá-lo no Haiti numa missão militar desnecessária. Emprestamos dinheiro a Cuba para construção de portos, doamos dinheiro à Bolívia, Angola. Nada justifica não termos educação de qualidade para reverter este quadro vergonhoso.
Rafael Moia Filho, Bauru SP
Brasil e Cuba 1
A gritaria contra o dispêndio da comitiva presidencial em sua passagem por Portugal tem sido despropositada. A conta de hospedagem e do jantar da presidente e sua trupe não é nada comparada à gorjeta que ela deu, no dia seguinte, aos ditadores cubanos. As obras do Porto de Mariel são as únicas do PAC (Programa de Auxilio a Cuba) que foram entregues no prazo correto.
Claudio Juchem, São Paulo SP
Brasil e Cuba 2
O Brasil deveria se beneficiar de qualquer relação que traga ganhos econômicos ou políticos. No entanto, no caso de Cuba, essa relação se mostra muito exacerbada, provavelmente em função da política populista do PT em se aliar a governos comunistas, e não traz ao país contrapartidas que compensem toda a atenção e empréstimos dispensados. O Brasil não ganha nada e ainda tem sua imagem prejudicada no cenário global, perdendo a chance de formar alianças mais proveitosas.
Maurício Stelle Tkatchuk
Brasil e Cuba 3
Teoricamente, a presidente Dilma deveria lutar em favor das necessidades do seu povo. No entanto, ela simplesmente ignora a carência que temos em relação a hospitais, escolas, investimento em segurança e outros para levar recursos para atender às necessidades de Cuba. Isso é gentileza com nosso chapéu. Que tanto interesse o governo petista tem em buscar estreita relação com um governo ditatorial que contraria tudo o que tem sido pregado no Brasil democrático?
Fred Branco
Corrupção
O Estatuto da Criança e do Adolescente nada faz para o desenvolvimento do menor infrator a não ser passar a mão em suas cabeças. O mesmo acontece com a Justiça Eleitoral. Os políticos que praticam infindáveis crimes eleitorais ou não, com fichas sujas, mas amparados pelos seus pares, estão espalhados por todo o território nacional tal qual um cancro incurável. E a Justiça Eleitoral continua passando a mão nas cabecinhas deles.
Wilson Oliveira Trindade, bacharel em Direito, Londrina PR
Eleição
O Brasil está com tudo. Agora é até mecenas lá fora. Mas aqui falta de tudo: vergonha, disciplina, patriotismo, respeito, seriedade e uma fiel e boa política. Faltam escolas, hospitais, rodovias, hidrovias, ferrovias, saneamento, planejamento, força de trabalho, boa vontade em todos os setores, cultura. A única coisa que funciona é a urna eletrônica. Por que tanta pressa em saber o resultado da eleição se um cidadão eleitor, quando precisa de uma consulta médica, precisa esperar por meses?
Paulo Roberto Walbach Prestes
Idosos
Tenho visto muitas matérias sobre o fato de a Previdência não conseguir arcar com as aposentadorias. Creio que deveria ser feito um trabalho de conscientização nas empresas para não discriminar os idosos que procuram empregos. Eles são trabalhadores qualificados e experientes que querem trabalhar e muitas vezes são discriminados por seus cabelos brancos. Trabalhando, de certa forma eles estariam devolvendo à Previdência o valor de suas aposentadorias.
Osvaldo Nascimento Júnior, aposentado e empresário
Copa do Mundo 1
São gastos R$ 360 milhões para construir um estádio particular em Curitiba, e sabe-se lá para onde foi a metade disso, pois como pode uma obra orçada em R$ 135 milhões aumentar 166% em apenas dois anos? Alguns dizem que será uma vergonha a mudança de praça, mas eu digo que me dá orgulho Curitiba ter acordado e ter tido um choque de moralidade e seriedade. Que se invista em obras que podem trazer comodidade ao povo. Copa é para país rico e nós decididamente não o somos.
Luiz Fernando Pereira Simões
Copa do Mundo 2
A gestão de um clube em nada é similar à magnitude da exigida para a Copa. Como neófitos neste complexo ramo, nem sequer vislumbraram entraves futuros. A prepotência se sobrepôs ao raciocínio lógico, não prevendo a dimensão dos efeitos negativos que refletirão nos contratos internacionais com a Fifa e na visibilidade mundial do evento. A condução das obras da Arena deveria ter sido dada a profissionais de grandes empresas!
Antonio Fernando Buch
Curitiba
A Curitiba certinha foi a de gestões estaduais e municipais do passado. Os governantes atuais estão cada vez mais preocupados em manter-se no poder; as indicações são políticas e feitas por interesse em votos e para garantir mais tempo de propaganda eleitoral. Dessa maneira, as secretarias de Estado e dos municípios são aparelhadas por gente sem competência técnica. Se o Paraná e Curitiba fossem uma empresa, o primeiro estaria falido por falta de grana e o segundo, falido por falta de cliente.
Luiz Bittencourt, administrador
Metrô curitibano
Curitiba não tem capacidade política e nem administrativa para gerenciar a construção de um metrô. Não conseguiu nem administrar a execução e a conclusão da Linha Verde, que já existia sobre a superfície e agora está parada, causando todo tipo de caos; imagine fazer algo subterrâneo. Vão gastar todo o nosso dinheiro público, vão nos enterrar em dívidas e nunca teremos o metrô concluído.
Edson Lincoln Florscuk
Estações-tubo
Mais uma vez estamos tentando resolver o problema dos cobradores nas estações-tubo de maneira errada. Já está comprovado que os cobradores não têm as mínimas condições de trabalho. Por que não questionamos se realmente é preciso ter cobrador nas estações? A maioria dos usuários do sistema já usa o cartão de transporte. Seria difícil mudar o sistema para exclusiva bilhetagem eletrônica, como na maioria das cidades da Europa e em algumas no Brasil?
Itamar Moreira Rose
Calçadão
O calçadão da Rua Coronel Cláudio, em Ponta Grossa, está pedindo socorro. O espaço está morrendo, tomado por vendedores de tudo o que se possa imaginar, como DVDs, brinquedos, celulares, lanches. Há também falsos hippies que intimidam as pessoas e dão maus exemplos para as crianças. E tem futebol nas portas de aço dos estabelecimentos comerciais, pista de skate na guia especial para cegos, corrida de ciclistas e vândalos de fim de semana, que brigam e queimam as lixeiras. Alguém tem de tomar providências!
João Rodrigues
Caminhões
Devido à proibição de tráfego de caminhões na Linha Verde, agora há excesso deles na via rápida Pinheirinho/Centro. Eles superlotam a via, dificultando o tráfego dos demais veículos. Em uma única parada no semáforo, contei 8 caminhões.
Paulo Andre Alves
Trote
Todo início de ano ocorre o mesmo espetáculo degradante nas ruas do Centro, do Jardim Botânico e próximas ao Centro Politécnico: dezenas de estudantes universitários calouros participando "voluntariamente" de rituais públicos de humilhações e chantagens, feitas para que veteranos possam demonstrar poder e beber até entrarem em coma alcoólico. Os professores apoiam explicitamente ou são omissos, muitos deles alegando que esse ritual é uma "tradição" a respeitar. Pena que "tradicional" também é o machismo, o estupro, o racismo, a violência no trânsito etc.
Gustavo Biscaia de Lacerda, sociólogo da UFPR
Viagem de Dilma
Há um rumorejar, assessorado pela mídia de cada dia, sobre gente que se banqueteou a mais não poder, e dormiu placidamente em hotel de luxo nas terras de além-mar à custa das burras (oficiais). Parafraseando Cícero, que viveu de 106 a 43 a.C. e lembrando que naquela época já existia esse tipo de coisa até quando abusarão de nossa paciência?
Benedicto Bueno
Rolezinho 1
Algo tem que ser feito enquanto é tempo. Os jovens pensam que podem tudo. E tudo tem limite. Mentes vazias, mentes cheias de maldade é falta de ter o que fazer.
Dirce Lara de Moraes de Lima
Rolezinho 2
Considero os rolezinhos um movimento orquestrado de pessoas que não têm o que fazer. Eles deveriam usar o tempo para praticar esportes, visitar museus, fazer ginástica, frequentar bibliotecas etc. e não ficarem aí perturbando. Aglomeração é para abelhas e não para gente civilizada.
Francisco Lefko
Vaquinha
Pelo visto, os mensaleiros condenados estão muito aquém do ostracismo como espera o ministro Joaquim Barbosa. Desta vez, a notoriedade não faz parte do julgamento, mas sim, da esdrúxula, para não dizer imoral, campanha que os condenados estão promovendo para arrecadar fundos com intuito de pagar suas multas. Enquanto milhões de detentos amontoam-se em celas superlotados e sem condições para pagar as multas que lhe são aplicadas, os mensaleiros ostentam o poder de outrora.
Marcelo Rebinski, historiador
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Deixe sua opinião