André Vargas, ao falar em renúncia, demonstra que quem manda e desmanda neste país é Lula. Bastou o ex-presidente falar nas entrelinhas que o parlamentar não teria a proteção dos companheiros e pronto. Com apenas dois mandatos na Câmara Federal, o ex-deputado chegou de forma prematura a um dos postos mais importantes da República, fato de causar inveja a qualquer político experiente. Talvez o caso de Vargas tenha criado mais uma lei da física: a de que tudo que sobe rápido, cedo ou tarde, vai descer!

CARREGANDO :)

Marcelo Rebinski, historiador

André Vargas 2

Publicidade

André Vargas diz que já foi julgado. Por certo foi a mídia golpista a culpada; afinal, o simples fato de o deputado ter admitido voar no jatinho de Youssef, e a PF ter gravado conversa em que o doleiro prometia a Vargas "independência financeira", tudo isso parece pouco.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

André Vargas 3

Considero que um dos fundamentos da leitura é saber que todo escândalo, embora possa ser justo, é seletivo. Tem muita gente andando de jatinho por aí. Em vez de ficar olhando para os fogos de artifício, prefiro ver quem os está soltando.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Publicidade

Lula

Sabemos que o ex-presidente Lula, em suas andanças na América Latina, aprendeu com seus afins da Venezuela, Cuba e Argentina, entre outros, que, quando a imprensa começa a cobrar resultados de seus governos e divulgar os malfeitos, ela se torna inimiga do Estado e precisa ser calada.

Luciano Atamanzuck

Colunistas

Os colunistas Paulo Briguet, com o texto "Arte do socialismo", e Friedmann Wendpap, com "Explicação sem peso", põem o dedo na ferida que se alastra pelo Brasil e pelo mundo; Carlos Alberto di Franco, com o artigo "Juventude roubada", expõe as infernais consequências desse socialismo, que induz ao modismo de não mais se enxergar a relação que existe entre o medo de punir e os seus efeitos antissociais. Aplausos aos alertas dessa certíssima trindade!

Publicidade

Elmar Joenck

Precatórios 1

Minha mãe tem a receber da prefeitura de São Paulo desde 2008 um precatório. Ela está fragilizada após dois AVCs, por causa da necessidade de dinheiro, e tudo o que sabemos é que ninguém fornece uma data para mantermos nossas esperanças. Agradeço à Gazeta do Povo por divulgar essa matéria sobre o tema (Gazeta, 14/4). Por favor, continuem.

Maria Helena Prado

Precatórios 2

Publicidade

Sempre soube que precatório quer dizer calote. Tenho pena dessa gente que tem dinheiro para receber do governo. Aconselho que ninguém venda ou preste serviço para o governo sem cobrar adiantado. Conheço vários empresários que foram à falência por causa disso.

Luiz Alexandre Giovanella

Indenizações

Além das irregularidades já detectadas pela Gazeta do Povo no caso das indenizações a pescadores da Baía de Paranaguá por causa de incidentes ambientais, é necessário dizer que há denúncias de que muitas pessoas pediram indenização sem jamais terem colocado nem sequer uma isca no anzol, e que alguns acidentes que ocorreram não chegaram a causar danos ao meio ambiente. Há exagero de algumas pessoas que apenas querem auferir vantagens.

Geert J. Prange, engenheiro naval

Publicidade

Preços

A Gazeta contou o milagre, mas não disse o nome do santo; o que, na realidade, é o mais importante para nós, consumidores: quais são os mercados que usam esse "artifício" de ter no caixa um preço diferente da etiqueta colocada na gôndola, como mostrado na coluna Entrelinhas (Gazeta, 14/4)? Já reparei que o preço no caixa sempre é maior. Será que isso não caracteriza má-fé?

Fred Branco

Racismo 1

Concordo com o leitor Enio Elimar Bonatto (Gazeta, 13/4). De tanto falarmos, estamos trazendo de volta o racismo. Respeito a todos, independentemente de cor, mas, por favor, vamos viver a vida! Chega de dia da consciência disso, do orgulho daquilo. O que deveríamos ter é o dia da consciência humana e todos nos respeitarmos mutuamente, sem cotas ou privilégios a quem quer que seja.

Publicidade

Marco Antonio de Souza Junior

Racismo 2

O Paraná Clube tem de punir esses torcedores racistas antes que a CBF entre no meio. O Paraná já está cheio de problemas. É preciso punir os culpados e não deixá-los entrar no estádio. Já é hora de os torcedores se educarem e pararem de xingar jogadores, bandeirinhas e juízes. Futebol é um esporte, ganhar ou perder faz parte. Não precisa haver tanta violência.

José de Paula

Viaduto estaiado

Publicidade

Melhor aplicar o dinheiro público no viaduto estaiado, cuja construção alimentou famílias curitibanas através de salários aos trabalhadores, compra de materiais de construção etc., e que melhora a mobilidade urbana e embeleza a região, do que deixar os recursos serem consumidos pela corrupção.

Leudinir de Souza

Controle aéreo

Sugiro que se faça uma reportagem a respeito do sistema de controle aéreo. Soube que o controle aéreo de Curitiba está funcionando manualmente desde o dia 30 de março. Conversei com dois pilotos e eles alegaram que a situação está insustentável.

André Luís Sarot Veiga

Publicidade

Hospital de Clínicas

Fui operado no Hospital de Clínicas e fiquei deveras impressionado com o atendimento, desde a portaria, atendentes, enfermeiros e médicos, que, além de competentes e educados, também são dedicados e atenciosos, deixando-nos orgulhosos em ver um serviço dessa qualidade em um hospital público. Lamentavelmente, quem não utiliza o serviço, como os burocratas de gabinete, desconhece e toma medidas prejudiciais ao hospital.

Arnaldo Macedo Caron, aviador aposentado

Violência

Enquanto não cair a ficha no Brasil de que convivemos com um governo paralelo da violência, não iremos a lugar nenhum e vamos continuar a lamentar os mortos e chorar pela juventude cada vez mais seduzida pelo tráfico. Enquanto não houver políticas públicas para frear a escalada do crime, a lista de cidades brasileiras entre as mais violentes do mundo tende a aumentar.

Publicidade

Maria Stephan

Petrobras 1

Dilma culpa novamente os adversários políticos no caso da Petrobras. Tudo de ruim que fazem sempre é culpa dos outros. Esse mecanismo psicótico faz parte do "fazer o diabo" para ficar no poder a qualquer custo. Em solenidade ao lado de Graça Foster, a amigona conivente, a presidente menciona em tom raivoso que a oposição sempre quis privatizar a empresa. De fato, o PT não privatizou a Petrobras, apenas a destroçou e tentou dela se apoderar, talvez para dar-lhe um novo nome, mais condizente com seus objetivos ocultos: de PeTebrás. Internacionalizar não vale, mas aparelhar e partidarizar, isso pode!

Eliana França Leme, São Paulo – SP

Petrobras 2

Publicidade

É inadmissível um funcionário em cargo de diretoria ter tantos poderes em mãos para gerir sozinho o destino de uma empresa do porte da Petrobras.

Reinaldo Pereira

Petrobras 3

Existe chance de a CPI da Petrobras ter bons resultados caso seja exclusiva e sem o aparelhamento do governo do PT e partidos aliados. O governo fez da Petrobras um instrumento de sua política populista, levando a estatal à desvalorização, e tornando-a um foco para a atuação de administradores do segundo escalão corruptos e ávidos pelo enriquecimento ilícito.

Angelo José Kuginharski

Publicidade

IBGE

A diretora de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Márcia Kirsten, pediu exoneração do cargo. Segundo o instituto, a diretora discordou da decisão do governo Dilma de suspender até janeiro de 2015 a divulgação dos resultados da taxa de desemprego da nova Pnad Contínua. Esse novo método de pesquisa que se aproxima mais da realidade, por abranger 3,5 mil cidades em todo o país, apontou uma taxa de desemprego de 7,1% em 2013, enquanto o método anterior indicou uma taxa de 5,4%. Como o governo Dilma não quer mudar o discurso nos palanques sobre os baixos índices irreais de desemprego do PME, a saída foi suspender o método de pesquisa mais eficiente e mais próximo da realidade. Assim é fácil, não?

Edgard Gobbi, Campinas – SP

Escuta

Muito boa a coluna de Paulo Camargo "A arte da escuta" (Gazeta, 12/4). Para além da arte de escrever, Hemingway e Érico Veríssimo também eram bons "escutadores".

Publicidade

Evaldo Munoz Braz

Crianças

Menores nos sinais, perambulando sem escola, carinho e alimentação sadia é o que vemos nas ruas das grandes cidades. A rua não pode ser boa mãe e acaba como madrasta má. Ou "perdemos tempo" com a futura geração ou nos arrependeremos. A falha na educação da nova geração pode rachar toda a sociedade e futuramente teremos adultos pouco afeitos ao amor e à amizade com os mais velhos.

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade