• Carregando...

Mídias Sociais

Congresso

"Muito justo, eles já trabalham bastante e executam com muita credibilidade suas tarefas!"

Andressa Pivato, via Facebook, sobre o calendário de trabalho dos parlamentares brasileiros (Gazeta, 5/2).

Extradição

"Agora espero que a Itália devolva esse ladrão do dinheiro público, porque se considerarem que o Brasil não devolveu o marginal Cesare Battisti..."

Ivone Marilene Benoni, via Facebook, sobre a prisão na Itália de Henrique Pizzolato, um dos condenados pelo mensalão.

Mensalão

"Opa, notícia boa! Mais um da turma do ‘braço erguido com punho cerrado’ indo para cadeia. É isso aí."

Cleber Pereira, via Facebook, sobre a prisão de João Paulo Cunha (Gazeta, 5/2)

Presídios

"Sou contra a criminalidade e acho que os bandidos devem pagar por seus crimes com reclusão, todavia, creio que o governo tem de se estruturar para cumprir a função da privação de liberdade dessas pessoas."

João Maurício Hack Cardozo, via Facebook, sobre as condições das carceragens em delegacias (Gazeta, 3/2).

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Dias atrás, João Paulo Cunha, que ainda aguardava a ordem de sua prisão ser expedida pelo STF, almoçou em barraca montada por petistas em frente do Supremo, num acinte total. Agora, o deputado federal André Vargas, líder do PT na Câmara, provoca o chefe do Poder Judiciário erguendo os braços e cerrando o punho. É o PT mostrando como se comporta diante das adversidades. São despreparados e por isso podemos esperar tudo deste partido durante a campanha eleitoral que se avizinha.

Luiz Bittencourt, administrador

André Vargas 2

Parece-me que o caso do mensalão está se tornando uma grande fogueira de vaidades tanto por parte do Poder Judiciário quanto do Legislativo. De um lado, o presidente do STF pregando o ostracismo dos condenados e de outro, parlamentares petistas inconformados promovendo gestos provocativos. Nesse choque de diletantismos, tudo indica que Judiciário e Legislativo estão muito aquém da teoria harmônica proposta por Montesquieu em sua clássica obra sobre a separação dos poderes.

Marcelo Rebinski, historiador

André Vargas 3

O PT, e em especial o deputado federal André Vargas, têm feito severas críticas ao Supremo Tribunal Federal e ao ministro Joaquim Barbosa por causa do julgamento do mensalão onde "companheiros" foram condenados por vários crimes que cometeram. Ainda bem que a maioria dos ministros não se intimidou e fez valer a lei: quem comete crime tem de ir para a cadeia.

Beatriz Juliana Correa Dallagnol

"Vaquinha"

O ministro Gilmar Mendes está coberto de razão ao suspeitar da "vaquinha" do PT (Gazeta, 5/2) que conseguiu levantar tanto dinheiro para pagar multa de réus condenados do mensalão. Nenhuma obra beneficente consegue arrecadar tanto em tão pouco tempo. Ministério Público, Polícia Federal e Receita Federal têm de fazer esses simpáticos doadores do PT justificarem a origem do dinheiro doado.

Geraldo Buss

Exemplos de vida

Respondendo ao articulista Cláudio Slaviero e seu artigo "Duas biografias de brasileiros" (Gazeta, 4/2) afirmo, sem medo de errar, que escolheria o modelo de vida de Antônio Ermírio de Moraes por tudo que dele se sabe e a forma como procurou fazer de seus empreendimentos um meio de distribuição de renda. A biografia do segundo personagem, hoje chamado José Dirceu, é o exemplo a não seguir. Luta política por ideais não se faz como descreve a biografia de José Dirceu, mas de forma ética e transparente.

João Candido de Oliveira Neto

Apagão

Menos de 24 horas após o ministro das Minas e Energia Edson Lobão afirmar com todas as letras que as chances de apagão eram 100% nulas, eis que temos um apagão (Gazeta, 5/2) nacional. Acreditar no que dizem os ministros é algo de altíssimo risco. Podemos acreditar no ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que as chances dos quatro jogos da Copa não ocorrerem em Curitiba são 100% nulas?

Jorge Derviche Filho, engenheiro civil

Aniversário 1

Parabéns a todos os funcionários e diretores que trabalham ou que já passaram pelo jornal nesses 95 anos (Gazeta, 3/2). Parabéns pelo jornalismo investigativo que tanto abriu a mente do nosso povo, mostrando as verdades escondidas da nossa política nos últimos anos.

Hermes Carlos Bollmann

Aniversário 2

Parabéns pelos 95 anos de um jornal que continua tão vibrante e liberal quanto o 1º número, em que seus jovens editores – Benjamin Lins e De Plácido e Silva – se alinharam pela candidatura presidencial de Ruy Barbosa, em claro desafio à ordem oligárquica da 1ª República. Esse papel da imprensa, de reportar os fatos com independência, é o principal ativo da Gazeta do Povo nessa trajetória de quase um século.

Rafael de Lala, presidente da Associação Paranaense de Imprensa

Jockey Club

Na coluna do Reinaldo Bessa soube da possível cassação da autorização de funcionamento do nosso centenário Jockey Club do Paraná (Gazeta, 2/2). Poucas cidades no mundo têm o privilégio de contar com um hipódromo da grandiosidade do nosso. Esse orgulho caiu no ostracismo ao longo dos anos, atropelado pelo surgimento de tantas outras formas de divertimento. Uma pena, porque a emoção, a beleza e o divertimento produzido por uma corrida de cavalos é algo especial. Vamos torcer para que o Jockey Club do Paraná ganhe essa corrida!

Gerson Borges de Macedo

Cinema

Morreu o mestre dos documentários, Eduardo Coutinho (Gazeta 5/2). Ano passado a Espanha lhe prestou uma homenagem exibindo seus filmes. Infelizmente, o brasileiro tem pouco acesso a documentários, o que explica em parte tantas opiniões baseadas em boatos, com pouca ou nenhuma documentação. O documentário Cabra Marcado para Morrer é imprescindível para quem quer realmente compreender um pouco melhor a história de nosso país. Perdemos o mestre, ficou seu legado eterno.

Julio César Caldas Alvim de Oliveira, diretor cinematográfico

Brasil e Cuba 1

Só temos a perder na relação de nosso país com Cuba. Além de usar dinheiro que falta para melhorar muitas coisas no Brasil, Cuba representa o que há de mais atrasado no mundo em termos de regime de governo. A ilha não devia ser exemplo para os nossos políticos. Não entendo por que os petistas bajulam tanto os irmãos Castro. Será que, se pudesse, o PT implantaria o modelo cubano de tirania no Brasil?

João Faustino da Silva

Brasil e Cuba 2

Não cheira bem a relação Brasil e Cuba. Na década de 60 os guerrilheiros – alguns dos quais estão no poder hoje – iam para lá aprender como implantar o comunismo no Brasil. Agora tentam mostrar para os brasileiros que Cuba é um paraíso, que o comuno-socialismo é a salvação da lavoura, que a culpa pela miséria é dos americanos, quando, na verdade, os cubanos foram (e ainda são) massacrado por Fidel, num regime totalitário e cruel.

Wilson Schneider Amaral

Petrobras

Apesar de não concordar com todos os argumentos contra e a favor de Petrobrás, quero louvar a Gazeta do Povo por expor, na mesma edição, pontos de vista tão antagônicos como os expostos pelo diretor do Instituto Liberal João Mauad e pelo deputado federal Zeca Dirceu (Gazeta, 5/2).

Antonio Carlos Pacheco

Abastecimento de água 1

Sou moradora do Sítio Cercado e passei o último fim de semana sem água. A água foi desligada no sábado por volta das 16 horas e só retornou na madrugada do dia seguinte às 4 horas. A Sanepar poderia ter ao menos a consideração de avisar a população sobre a falta d'água, já que a mesma não é de graça.

Janaína Vinholi

Abastecimento de água 2

Uma vergonha a forma como essa empresa Sanepar vem fazendo a emissão das faturas na região dos bairros Seminário, Batel e Bigorrilho. Os funcionários simplesmente emitem a fatura de cobrança como ausente sendo que os proprietários se encontram na residência. Desde julho de 2013 enfrento esse drama de não estar pagando pelo consumo correto de água.

Rodrigo Rauchbach

Superlotação

O sistema prisional deve ser revisto. Além da ociosidade dos presos, a recuperação fica prejudicada devido às condições das prisões (Gazeta, 4/2). No entanto, que isso sirva de alerta para aqueles que queiram delinquir: a prisão não é uma colônia de férias.

Renato dos Santos Taborda

Copa do Mundo 1

Os nossos administradores estão demonstrando uma incrível capacidade de incompetência. Está chegando a data do evento e não se vê nenhuma obra pronta. É de se lamentar tamanha irresponsabilidade. Quero aproveitar para agradecer os excelentes asfaltos de nossas ruas, os viadutos e trincheiras da Linha Verde, e a ampliação da pista do aeroporto junto com o ILS3. Realmente, o legado que a Copa vai deixar é de chorar, chorar de ver tanto dinheiro desperdiçado e mal aproveitado.

Sérgio Brugnolo, empresário

Copa do Mundo 2

Queria tentar dar um adjetivo justo a essa edição da Copa do Mundo no Brasil, um país com sérios problemas sociais, como saúde, educação, segurança etc. Serão gastos em torno de R$ 30 bilhões. Seria essa uma Copa do Mundo vergonhosa, absurda, sem nexo, lamentável ou escandalosa? Deveriam fazer uma pesquisa para ver qual é o adjetivo que mais se adapta à Copa do Mundo.

Nilseu Brock Júnior

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]