• Carregando...

Mídias Sociais

Gastos com viagens

"Enquanto a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas estão dando exemplo, diminuindo seus gastos, o governo estadual gasta cada vez mais e sem nenhum pudor."

André Vidal Junior, via Facebook, sobre os gastos do governo com viagens (Gazeta, 9/2).

Médica cubana

"Quem não lembra das greves incentivadas pelo PT na ‘luta’ por melhores salários? Pois é, agora até o serviço escravo serve para pôr em prática o que sempre idealizaram."

Marco Lazzarini, via Facebook, sobre o editorial "A primeira fugitiva" (Gazeta, 10/2).

Patrimônio

"Junte-se falta de interesse dos governantes, burocracia e má educação e teremos prédios históricos no chão e disputas na Justiça que se arrastam por anos até que não exista mais nada do imóvel."

Wolfgang Dagmar Gaase Junior, via Facebook, sobre o abandono das estações ferroviárias no estado (Gazeta, 9/2).

Calor

"As pessoas nunca estão contentes com nada. Eu estou na Europa; está frio e chuvoso. Como eu gostaria de um dia de sol!"

Carla Schwingel, via Facebook, sobre a previsão do tempo para a semana.

Participe

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Mas é lógico que o gesto do nobre deputado André Vargas caracteriza quebra de decoro. Ele não só desrespeitou a pessoa do ministro Joaquim Barbosa como também um cargo que está sendo exercido por merecimento e não por apadrinhamento. Infelizmente, pelo que se vê, nada que desagrade os políticos do PT é correto. Todos têm de dançar conforme a sua música. O ministro Joaquim Barbosa é a autoridade máxima da Justiça do nosso país e é assim que deve ser encarado e respeitado.

Darcy Machiavelli

Henrique Pizzolato

Entendo que Henrique Pizzolato deveria ficar lá na Itália. Aqui, corre-se o risco de passar a bandeja, ou melhor, o balaio dos gatos, e arrecadar-se mundos e fundos em ajuda para pagar as multas e ressarcir os cofres públicos. Mesmo assim, espero que a Justiça brasileira interdite todos os bens desse cidadão de dois documentos.

Luiz Arnaldo Buchmann, Pitanga – PR

Médica cubana 1

O editorial "A primeira fugitiva" (Gazeta 10/2) deixa bem claro que a intenção do governo era usar a mão de obra escrava dos médicos cubanos para praticar o maior estelionato eleitoral de que se tem notícia. O governo desrespeitou o Código de Práticas para Recrutamento Internacional de Profissionais da Saúde e contrariou as próprias posições assumidas pelo PT quando, em palanque eleitoral, condenava o empresariado pela exploração dos trabalhadores brasileiros.

João Candido de Oliveira Neto

Médica cubana 2

Vieram trabalhar no Brasil 5 mil médicos cubanos. Essa médica fez uma ponte, com auxílio do DEM, para encontrar o namorado que mora em Miami. Muito justo, ela está certa, mas não se pode generalizar o fato chamando os outros 4.999 médicos de escravos e bobos por não perceberem que estão sendo roubados.

Francisco Lima Jr.

Pessimismo

É fato que o atual governo não tem sido feliz em suas escolhas e práticas. No entanto, uma onda de pessimismo só piora a situação. A economia, ao contrário do que muitos pensam, não é matemática. A economia funciona por estímulo interior de todos os agentes econômicos, ou seja, nós mesmos. Esperar que um governo resolva todos os problemas existentes é o maior erro que a pessoa pode cometer. O circulo virtuoso só começa a partir de nós mesmos; já o vicioso está mostrando sua cara todos os dias e não é nada bonito.

Ricardo Romanelli Filho

Violência

Mais uma vez, patifes tumultuaram as manifestações nas ruas. Passou da hora de dar um basta nesses covardões. A última vítima foi um cinegrafista atingido por um rojão (Gazeta, 10/2). Cidadãos de bem repudiam energicamente atitudes que prejudicam a democracia e perturbam a ordem pública.

Vicente Limongi Netto, Brasília – DF

Caixas eletrônicos

O compartilhamento dos terminais de autoatendimento pelas instituições financeiras (Gazeta, 8/2) é uma ótima ideia que há anos é debatida entre os usuários do serviço. Vai fazer com que o correntista futuramente passe a usar apenas os locais mais seguros e confortáveis.

Alcir Luiz Freisleben, empresário, Pato Branco – PR

Burocracia

O professor Belmiro Valverde, em seu artigo "Como impedir que as pessoas façam coisas úteis" (Gazeta, 9/2), tem razão. Um exemplo do que relata o articulista são as dificuldades que o governo federal vem colocando desde 2009 para que o Ciee obtenha a simples renovação do seu Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, mesmo preenchendo todas as condições exigidas por lei.

Fernando Fontana

Educação

A Federação Espírita do Paraná oferece cursos profissionalizantes gratuitamente a quem se interessa por melhor qualificação ao trabalho, mas depende de repasse público. O contrato se renova a cada ano, por 12 meses. Mas neste ano o poder público renovou o convênio por apenas seis meses. Uma cidade que deveria investir mais na profissionalização vê, estarrecida, altos investimentos em estádio de futebol em detrimento da educação.

Nayara Baena de Souza

Obras da Copa

Se não tiver garantia real, o BNDES não deve dar mais crédito para a Arena. Essa vergonha já ultrapassou os limites. Tiveram sete anos para terminar o "meio estádio". Acharam melhor demolir tudo e fazer outro estádio com recursos públicos que não têm mais fim, tudo com aval do governo.

Hermes Carlos Bollmann

Pichações

Vamos deixar claro: pichação é uma contravenção penal, citada no Código Penal como um crime de dano ao patrimônio, e deve ser tratada como tal. Os pais dos pichadores, ou os próprios, sendo maiores, devem, além de despichar o que foi pichado, pagar a tinta, e possível mão de obra nos casos em que se necessite de um profissional para desfazer os danos, além de uma pena de detenção. O despiche chegou tarde, mas vai funcionar. O importante é a população se unir, denunciar e ajudar a polícia a prender esses meliantes que destroem nossa cidade.

Paulo Hilário

Acidente

Tenho uma regra de ouro ao dirigir à noite, principalmente de madrugada: nunca avançar sinal verde. Sempre reduzo a velocidade, olho e depois avanço o cruzamento. Numa madrugada, anos atrás, evitei ser atingido por um veículo que avançou o sinal vermelho e que trafegava a pelo menos 80 km/h. A colisão atingiria a minha porta, o que, em regra, mostra-se fatal.

Eduardo Sabedotti Breda

Estacionamento

Deficiente físico não é só aquele que anda de cadeiras de rodas, como sugere a figura da vaga especial, mas todos os que têm dificuldades de locomoção, como os que utilizam bengalas. Da mesma forma, deve haver maneira de ser coibida a prática de estacionamento em vagas para idosos por quem não tem o direito.

Claudio Todeschini

Obras

Gostaria de convidar o governador, o prefeito e todos os secretários municipais e do estado, bem como o engenheiro responsável pelas obras na calçada da Avenida Sete de Setembro, para colocar uma venda e tentar andar pela calçada no trecho da Coronel Dulcídio em direção ao Centro de Curitiba. Não é a primeira vez que me machuco nesse lugar e já cansei de reclamar. Por isso os convido a fazer a experiência.

Cayo Miguel Angel Martin Cristobal

Rubens Paiva

Sobre as revelações sobre a morte de Rubens Paiva (Gazeta, 8/2), muitos personagens daqueles anos de chumbo da ditadura, e que hoje sentem o fim da vida chegando ou apenas precisam ficar em paz com suas consciências, começam a relatar a verdade dos fatos. Antes tarde que nunca.

Acir João Cardozo, São José dos Pinhais – PR

Rolezinho

Os rolezinhos são atitudes de uma juventude que quer mostrar a sua capacidade de rebeldia. Antigamente, o jovem que queria se mostrar estudava muito. Hoje, o jovem mostra a sua rebeldia insana e sem a menor cultura, revelando que continua sendo uma criança, que deve ser tratada como tal.

Edson Lincoln Florscuk

Vizinhos

Bem feito, Dante Mendonça (Gazeta, 7/2)! Quem manda comprar casa em Balneário Camboriú? Na temporada não dá para tombar banho de mar porque, além do acúmulo de gente, há dejetos nas águas. E, ainda por cima, ou ao lado, os vizinhos.

Roberto Justo Dias

Brasil e Cuba

Nossa nação está com diversas dificuldades na saúde, segurança, educação e casa própria, entre outros. Por que, então, ajudar outro país e outro povo? Quando precisamos de algo, a resposta é que não há verba e agora liberam esse financiamento para Cuba. Não dá para entender. Será que, se outro partido estivesse no poder e fizesse um financiamento a outro país, o PT acharia correto?

Jeferson Pereira

Petrobras

O diabo que o PT faz para se manter no poder respinga e aniquila o sonho de a Petrobras voltar a ser uma empresa de vanguarda, eficiente, e que orgulhe os brasileiros. A estatal, que há poucos anos tinha um valor de mercado em torno de R$ 380 bilhões, se fosse vendida hoje não valeria mais que R$ 175 bilhões. Esse desmonte que literalmente desfigura a pujança da nossa empresa petrolífera só pode ser debitado na conta da irresponsável gestão petista.

Paulo Panossian, São Carlos – SP

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]