Sabemos que, na discussão das Dez Medidas Contra a Corrupção, as decisões dos deputados virão dos líderes dos partidos. Como a população pode se sentir representada dessa maneira, se é deixada de fora do debate? O povo pediu a votação das medidas, e os políticos estão alterando o texto para piorar a futura lei, e sem consultar o povo.
Maria Akai
Gastos nos estados
Finalmente teremos um plano econômico, que, se levado a sério, pode resgatar a dignidade das contas públicas, nas três esferas de governo, como no estadual, municipal e federal. Foi o que anunciou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles: que houve um acordo histórico com todos os governadores, com apoio irrestrito do presidente Michel Temer, para que a PEC do Teto dos Gastos, em tramitação no Congresso, através de uma emenda, se estenda também aos estados, mais o DF. Além do mais, como parte deste acordo, os estados se comprometeram a reduzir 20% dos gastos com cargos comissionados e a não conceder reajustes salariais aos servidores por dois anos. Que agenda notável!
Paulo Panossian
Três poderes
O princípio da separação dos poderes, na sua essência, visa evitar a concentração de poder nas mãos de uma única pessoa ou grupo. Quando o Legislativo se acovarda, torna-se subserviente ao Executivo e faz concessões ao Judiciário por medo da atuação dos juízes, temos um sinal de que a república está podre. O fio que liga o poder ao povo está esgarçado e atitudes como essa criam uma dinâmica que nos levará ao conflito.
Hanna Goldsea
Roberto Requião
Requião é o relator do projeto de lei sobre o abuso de autoridade. Vemos o quanto o senador entende de abuso de autoridade quando foi para a Venezuela e disse que o país vivia “uma democracia das mais liberais do mundo”.
Marcos Eisenschlag
Invasão na UFPR
Parece-me que a UFPR necessita de que a maioria silenciosa faça barulho no gabinete do reitor, que dá apoio explícito à causa dos invasores e se rebaixa indo dialogar com os mascarados. Façam-no entender que não é bem assim.
Gilberto Nascimento
Taxi Free
O aplicativo Taxi Free permite que taxistas peguem vários passageiros na mesma corrida. Parabéns aos taxistas de Curitiba por aceitarem essa inovação! Em épocas em que todos estão apertando os cintos, é uma ótima solução para fazer frente à força do Uber e incentivar que os usuários não deixem os nossos tradicionais laranjinhas estacionados. Excelente iniciativa que acompanha os avanços tecnológicos.
Denise de Souza
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; acompanhe o Sem Rodeios
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai