É verdadeiramente vergonhoso, dispendioso e absolutamente ineficaz o "reparo" que as equipes da prefeitura fazem nos antipós, criação, ao que tudo indica, de algum dono de empresa tapa-buraco (Gazeta, 21/3). Associa-se a essa "maravilha" de solução urbana a perigosa ausência de calçadas, e haja malabarismo dos pedestres e dos veículos, cada qual com seu desafio. Pobre Curitiba!
José Carlos Buosi
Antipó 2
Parabéns pela matéria "Buracos e remendos tomam 7 de cada 10 km". A situação das nossas vias é lastimável. Sobram ondulações, depressões e remendos sobre remendos. Asfalto vencido se esfarelando e a cada solicitação, as respostas da prefeitura são evasivas.
Marciano Juliano Rubel
Preservação de mananciais
Ainda há municípios na região metropolitana de Curitiba que não recebem investimentos na ampliação da rede de esgoto, é o exemplo de Colombo, cujos rios continuam sofrendo com o descaso (Gazeta, 22/3).
Wilson Cabral de Godoy
Educação especial
A escola ideal para crianças com necessidades especiais é a que recebe seus alunos portadores de deficiências como um potencial a ser desenvolvido e não para segregação. As escolas especiais são um local de acolhimento, de transformação da capacidade do indivíduo. É por essa realidade que acredito que devam existir. Não que as escolas públicas não sejam adequadas, mas o que no momento não é adequado é a sua estrutura diante do aluno que exige mais atenção, recursos didáticos específicos, além de profissionais para o desenvolvimento físico.
Lisiane Piotto
Diários secretos 1
Além dos fatos em si, o que nos deixa perplexos é como essas pessoas conseguiram movimentar milhões de reais sem que nem o Banco Central nem a Receita Federal tivessem conhecimento. Parabéns à Gazeta do Povo por mais um serviço a nós cidadãos comuns.
Toshikazu Hassegawa, professor e administrador
Diários secretos 2
Parece claro que o número de contratações e dispensas realizadas pela Assembleia Legislativa do Paraná é uma das estratégias mais comuns de lavagem de dinheiro. Será que o Ministério Público vai se manifestar a respeito? E os deputados? Ninguém, nem os mais combativos, tiveram coragem de abrir a boca. Quem cala consente.
João Augusto Moliani, professor universitário
Diários secretos 3
A melhor reportagem política já feita no Paraná é a dos diários secretos da Assembleia Legislativa do Paraná. A rede de influências desvendada na AL não pode ter razões só internas. Rastreá-la pode explicar muitas vitórias eleitorais de muita gente importante.
Carlos Luiz Strapazzon
Diários secretos 4
Que os diários avulsos existem e foram feitos para esconder maracutaias e desviar dinheiro público, nós sabemos e a Justiça também sabe. Resta agora saber se ao menos algum deste dinheiro vai retornar aos cofres públicos e se alguém vai ser responsabilizado por isso, chegando até o caso de ser preso, pois isso é roubo.
Roberto Busse
Fichas-sujas
Finalmente chega ao Congresso para votação o projeto dos fichas-sujas. Continuo cético quanto à aprovação. Nesse Congresso a predominância é exatamente desses tipos que, lógico, não votariam contra si. Após mobilizações realizadas em todo o país e ao fim de muito esforço foram conseguidas 1,6 milhão de assinaturas. Se essas assinaturas fossem para mandar alguém para o paredão do BBB facilmente atingiriam 90 milhões. Jamais encontraremos frase mais verdadeira: "Cada povo tem o governo que merece".
Acrescento: e os políticos também.
Humberto de Luna Freire Filho
Início da vida
Como muito bem descreveu Paulo Sertek, citando Jerôme Lejeune (Gazeta, 21/3), o desenvolvimento da inteligência, assim como o desenvolvimento físico do embrião humano, não pode ser entendido como sucessões de etapas estanques, e sim como processo de um continuum que se prolonga na vida extra-uterina. Desde a primeira célula, originada na fecundação, já se encontram definidas as informações genéticas que fazem de cada ser humano um indivíduo único e irrepetível, embora extremamente vulnerável e completamente dependente do organismo materno. E, justamente por sua fragilidade, os seres humanos ainda não nascidos, assim como as crianças, os idosos, os doentes e os portadores de algum tipo de deficiência, são merecedores de cuidados e proteção especiais por parte de toda a sociedade.
Vitor Last Pintarelli, médico geriatra e professor universitário
Políticos ideais
Esperamos nada mais nada menos de nossos políticos do que honestidade, verdade, sinceridade, justiça e demais elementos que exigem um cargo público, de homens eleitos pelo povo para trabalhar para o povo e não para si mesmos. Só que esperamos isso já há muito tempo e não vemos isso nos deputados, vereadores, prefeitos, governadores e presidentes. Só vemos mentiras, roubos, corrupção sem fim. Eu estou cansado de esperar e creio que milhões de paranaenses e brasileiros também. Minha vontade era mudar de país.
Edson Luiz Vieira
Redução do IPI
Aproveitei o IPI reduzido para comprar um carro. Como toda crise é saneadora e criadora de oportunidades, vimos na prática que uma redução da carga tributária é eficaz para alavancar a economia brasileira. Seria oportuno e útil que os próximos governos tivessem como meta a tão proclamada e necessária reforma tributária, que permita maior oxigenação aos agentes econômicos.
Jorge Martins
Lula na ONU
Acho que não merecemos Lula como secretário-geral da ONU. O mundo todo deu gargalhadas de nosso presidente quando afirmou em Israel que "foi contaminado pelo vírus da paz". Passamos por um povo ignorante e imbecilizado ao eleger um presidente que só fala besteiras achando que está abafando. Gostaria de saber se o presidente sabe o que é biologia? O que sabe ele? Ele mesmo diz que "não sabe de nada". Mas o mundo sabe que ele está perdido como cachorro em dia de mudança. Agora puseram na cabeça dele que, ao deixar o governo, poderá ser o secretário-geral da ONU. Ora, mais uma piada que poderá se tornar realidade para o mundo morrer de rir.
Alberto Nunes
Iolando e Margarida
Sou assinante da Gazeta e gostaria de externar meu contentamento e parabenizar o jornal pela coluna de José Carlos Fernandes. Tenho o hábito da leitura diária do jornal, principalmente pela minha condição de professor universitário da PUCPR na área de Economia voltada à Engenharia de Produção. Entretanto, minha predileção é pela coluna citada. Após a leitura da história de Iolando e Margarida (Gazeta, 19/3) quis cumprimentar o cronista e o jornal e agradecer pelo fato de eu nunca ter me arrependido de esperar a sexta-feira, agora não somente como prenúncio do fim de semana, mas como o dia de uma boa história.
Carlos Alberto da Rosa
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.