Esse mesmo ministro que agora promete um ano sem apagão (Gazeta, 10/1), quando assumiu o cargo também prometeu que as operadoras iriam devolver os R$ 7 bilhões cobrados a mais nas contas de luz. Dá para acreditar em alguém que promete e não cumpre? Nem a presidente fala com ele e prefere chamar o secretário-executivo, pois o ministro Edison Lobão nada entende de energia. Só está no cargo por conta do seu fiel amigo Sarney.
Luiz Dias
Eleitores esquecidos
O eleitor lembraria melhor e ainda votaria no mesmo candidato várias vezes se houvesse um vínculo de amizade e confiança. O candidato deveria tentar conquistar um a um seus eleitores, visitar suas casas e a comunidade nos quatro anos que antecedem as eleições. Mas, como todo brasileiro, o candidato também deixa tudo para a última hora.
Sonia Maria Tonatto
Voto distrital
Cumprimento o jornal pelo editorial sobre o voto distrital (Gazeta, 9/1). De fato, permitindo maior vinculação entre o cidadão e seu representante, o voto por distrito melhora o desempenho do representante e reduz perdas por disfunção (emendas para obras irrelevantes, desvios de corrupção etc.). E ainda resgata a lição de Montesquieu, de que na democracia cumpre mais aperfeiçoar as instituições do que apenas vigiar a conduta dos líderes chamados a governar a sociedade.
Rafael de Lala
Moratória
Não há transparência nas contas da prefeitura. Os dados não estão disponíveis à população na internet, como manda a lei. Nem a equipe do Fruet sabia como estavam as finanças até tomar posse. É indispensável uma auditoria nos contratos para certificar sua lisura antes de pagar. Da gestão anterior pode se esperar muitas irregularidades. E da nova gestão esperamos eficiência e transparência.
Johnny Laroche
Lula
Durante muito tempo ninguém, nem mesmo seus piores inimigos, ousavam levantar um comentário desairoso contra Lula, pois corria solto o conceito de que em um "deus" não se pode bater. Porém, depois da divulgação do caso Rosemary e suas altas "petecagens" na Operação Porto Seguro, ficou claro que Lula não é mais deus. Os petistas não podem mais pretender manter Lula num pedestal envolto em redoma e cabe, sim, ao MPF investigar as ligações deste senhor agora bastante comum com o escândalo do mensalão. Aliás, onde está Lula que antes era tão eufórico e falante? Que bicho o mordeu?
Mara Montezuma Assaf, São Paulo SP
Banheiro transparente
O banheiro público transparente de Ponta Grossa (Gazeta, 8/1) é o exemplo notório da falta de mando. Trata-se um banheiro, mas imaginem quantos equipamentos hospitalares caríssimos ficam encostados, esquecidos porque alguém comprou fora da especificação ou não há pessoa treinada para operar o produto. É por essas e outras que sou a favor da privatização total, sem essa de obra pública. Obra pública só é bom para favorecer meia dúzia de pessoas.
Marcos Garcia
Praça do Japão
Entendo a necessidade da ampliação da rede de transporte público e apoio a possibilidade de utilizá-lo cada vez mais, melhorando a qualidade do ar na nossa cidade. Porém, tenho medo porque já vi a Praça Ernani Vidal, que homenageia meu pai, transformar-se em um pequeno triângulo escondido com uma pedra e uma placa, que ninguém sabe o que significa. Então, muitas vezes, em nome da necessidade, esquecemos nossa história, diminuindo-a e, finalmente, apagando-a.
Ieda Maria Lorenci Vidal Gonzalez
Locação de bicicletas
O aluguel de bicicletas (Gazeta, 9/1) parece que surge mais como uma ideia de lucro e ganho do que mobilidade para o cidadão e sustentabilidade ambiental. Em Paris e Genebra há um sistema muito mais simples, com bicicletas comuns recuperadas e disponíveis mediante mera identificação do usuário. Se o poder público estivesse interessado, o mesmo sistema poderia funcionar em Curitiba.
Everaldo Fernandez
Metrô curitibano
Enquanto em Londres se comemora os 150 anos da implantação do metrô, aqui em Curitiba ainda estamos discutindo se é viável ou não iniciar as obras. Em todas as grandes cidades do mundo o metrô tem um papel primordial na mobilidade urbana, sendo o transporte mais usado. O prefeito Fruet precisa abrir essa caixa preta, pois forças ocultas não estão deixando a cidade de Curitiba chegar à modernidade.
João Francisco Knapp
EstaR
Vendo as polêmicas sobre o estacionamento pago EstaR e as alegações do poder municipal de que o estacionamento tem como objetivo promover a rotatividade, fica a sugestão de adotarem um sistema de modo que os primeiros 30 minutos não sejam pagos. Isso, sim, estimularia a rotatividade nas poucas vagas públicas.
Roberto Netz
Litoral
Há 20 anos sou proprietário de um imóvel em Pontal do Paraná e convivo com o descaso dos órgãos competentes em relação à infraestrutura da região. Faltam calçadas, ruas pavimentadas, galerias pluviais, sistema de limpeza decente. A beira-mar está abandonada, com trechos de praia invadidos por pescadores. E a lista de problemas vai longe...
Willian Zaguine
Zoológico
Estive com minha família no zoológico de Curitiba e fiquei impressionada com o estado de abandono em que se encontra o parque. O mato está tomando conta de tudo, a água dos lagos está tão poluída que havia peixes mortos nas bordas dos mesmos, sem contar que os tigres, pantera, leões e o urso não estavam no zoológico. O que houve?
Adriana Dias
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.