Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Aposentadoria 1

No Brasil, muitas pessoas trabalham duro por longos anos e são obrigadas a se aposentar com um benefício baixo por causa do fator previdenciário. Quem trabalhou e contribuiu, deveria receber o salário que tinha quando se aposentou.

Aposentadoria 2

A previdência social é no mundo inteiro motivo de grandes preocupações. É um assunto eminentemente técnico e não há espaços para qualquer tipo de benesses. O fator previdenciário veio melhorar o quadro, mas políticos demagogos vivem constantemente querendo derrubá-lo. Tal fator só não melhorou a situação previdenciária, pois não foi estendido a todas as classes de trabalhadores. Todos os aposentados deveriam cair num lugar comum e desta forma ser administrada a aposentadoria do cidadão. Não caberiam equiparações. O montante que ele contribuiu, foi para pagar um benefício específico e vigente naquela época. O governo deveria ter em mente que o padrão na aposentadoria não poderia ser reduzido e criar um mecanismo especifico para não permitir que tal distorção ocorresse.

Aposentadoria 3

A mudança para uma regra que combina idade com tempo de contribuição apenas torna mais justo o sistema. O que aumenta o déficit são os benefícios para os quais não houve a respectiva contribuição. Justo é receber proporcionalmente ao que contribuiu; o resto é privilégio ou assistencialismo.

Voto obrigatório 1

Em meio às discussões sobre a reforma política, a obrigatoriedade do voto continua firme e forte. O povo vai votar e sempre alguém se elege. Se as pessoas não fossem coagidas a votar, os candidatos teriam que ralar muito para conseguir votos.

Voto obrigatório 2

Mesmo se o voto fosse facultativo nenhum candidato teria que “ralar” para se eleger. Supondo que o voto não fosse obrigatório e que 10% da população comparecesse ao pleito, o candidato se elegeria da mesma forma, já que terá de obter a maioria dos votos. Obrigatório ou facultativo só alteraria o total geral de votos a serem contabilizados.

Voto obrigatório 3

Na prática, o voto só é obrigatório para funcionários públicos. O valor ínfimo da multa “torna” o voto facultativo.

Salários dos vereadores

O curitibano não acredita que o vereador Chico do Uberaba pague para trabalhar. Ninguém paga para trabalhar, respeite o eleitor. Se ele não está satisfeito, deve renunciar ao cargo.

Justiça

Precisamos de mais julgamentos rápidos – sempre respeitando os trâmites legais da justiça e o direito de defesa. Muitos criminosos envelhecem e não são julgados por falta de provas. É preciso acabar com impunidade reinante na sociedade brasileira, a qual está cada vez mais violenta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.