No Brasil, muitas pessoas trabalham duro por longos anos e são obrigadas a se aposentar com um benefício baixo por causa do fator previdenciário. Quem trabalhou e contribuiu, deveria receber o salário que tinha quando se aposentou.
Leite materno
“Doei leite materno para o Hospital Evangélico durante nove meses e foi uma experiência maravilhosa. Eles sempre foram muito atenciosos. Quando eu tiver meu segundo filho, com certeza, doarei novamente.”
Educação
“Um governo dá um péssimo exemplo de gestão quando tira verba da educação.”
HSBC
“A possibilidade de venda do HSBC é péssima notícia para os curitibanos. Se o comprador já tiver operações no Brasil, imaginem como ficarão os empregos dos funcionários do conglomerado com sede em Curitiba.”
Antenas
“Excelente ideia da instalação de antenas portáteis no Paraná. O custo será menor e não há a necessidade de terreno para ser instalada.”
Aposentadoria 2
A previdência social é no mundo inteiro motivo de grandes preocupações. É um assunto eminentemente técnico e não há espaços para qualquer tipo de benesses. O fator previdenciário veio melhorar o quadro, mas políticos demagogos vivem constantemente querendo derrubá-lo. Tal fator só não melhorou a situação previdenciária, pois não foi estendido a todas as classes de trabalhadores. Todos os aposentados deveriam cair num lugar comum e desta forma ser administrada a aposentadoria do cidadão. Não caberiam equiparações. O montante que ele contribuiu, foi para pagar um benefício específico e vigente naquela época. O governo deveria ter em mente que o padrão na aposentadoria não poderia ser reduzido e criar um mecanismo especifico para não permitir que tal distorção ocorresse.
Aposentadoria 3
A mudança para uma regra que combina idade com tempo de contribuição apenas torna mais justo o sistema. O que aumenta o déficit são os benefícios para os quais não houve a respectiva contribuição. Justo é receber proporcionalmente ao que contribuiu; o resto é privilégio ou assistencialismo.
Voto obrigatório 1
Em meio às discussões sobre a reforma política, a obrigatoriedade do voto continua firme e forte. O povo vai votar e sempre alguém se elege. Se as pessoas não fossem coagidas a votar, os candidatos teriam que ralar muito para conseguir votos.
Voto obrigatório 2
Mesmo se o voto fosse facultativo nenhum candidato teria que “ralar” para se eleger. Supondo que o voto não fosse obrigatório e que 10% da população comparecesse ao pleito, o candidato se elegeria da mesma forma, já que terá de obter a maioria dos votos. Obrigatório ou facultativo só alteraria o total geral de votos a serem contabilizados.
Voto obrigatório 3
Na prática, o voto só é obrigatório para funcionários públicos. O valor ínfimo da multa “torna” o voto facultativo.
Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.
Salários dos vereadores
O curitibano não acredita que o vereador Chico do Uberaba pague para trabalhar. Ninguém paga para trabalhar, respeite o eleitor. Se ele não está satisfeito, deve renunciar ao cargo.
Justiça
Precisamos de mais julgamentos rápidos – sempre respeitando os trâmites legais da justiça e o direito de defesa. Muitos criminosos envelhecem e não são julgados por falta de provas. É preciso acabar com impunidade reinante na sociedade brasileira, a qual está cada vez mais violenta.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas