Mídias sociais
Greves
"Dá-lhe PT! Daqui a pouco vai ser criado um calendário anual de greves com uma ou duas categorias por mês para a gente poder se organizar."
Geraldo Franca, via Facebook, sobre o anúncio de que os Correios podem entrar em greve.
Mensalão
"Golpe foi o que o condenado pelo STF João Paulo Cunha fez! Rui Falcão deve estar mal de suas faculdades mentais ou vive em outro mundo! Como milhões de outros brasileiros, espero que se aplique a pena em todos os envolvidos no golpe do mensalão."
Marildo de Oliveira, via Facebook, comentando a declaração do presidente do PT, Rui Falcão, que chamou de "golpe" a condenação de João Paulo Cunha no processo do mensalão.
Propaganda política
"Que poluição! Quero ver se vão limpar essa sujeira depois das eleições..."
Simone Lima, via Facebook, comentando o excesso de propaganda política nas ruas de Curitiba.
* * * * *
Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo
Nenhum dos argumentos apresentados pelos deputados justifica a aposentadoria parlamentar (Gazeta, 10/9). Ganhando o que ganham, eles e seus familiares terão dinheiro para viver nababescamente por muitos anos. Dinheiro público não pode e não deve financiar aposentadoria especial de parlamentar algum nem estadual, nem federal. A aposentadoria dos servidores públicos já é por si totalmente injusta se comparada com os da iniciativa privada, pois estes são submetidos a um teto máximo, enquanto aqueles continuam recebendo o mesmo valor da ativa e as mesmas correções.
Geraldo Buss
Propaganda política
Os candidatos a prefeito e vereador fazem de tudo para colocar seu nome na mídia, mas o que alguns motoristas que subiam a serra na volta do feriado viram foi absurdo. Havia um candidato a vereador com um megafone gritando "vitória" e outro rapaz de bicicleta com o número de um candidato piscando. Como havia grande movimento de veículos e forte neblina, esses candidatos poderiam desviar a atenção dos motoristas e até causar acidentes.
Hélio Almeida
Protecionismo
Parabéns pelo editorial "Protecionismo e equívocos em série" (Gazeta, 8/9). Além de todos os pontos abordados com muita propriedade, lembro que o único alimento na lista da Camex é a batata pré-frita congelada. O Brasil consome 270 mil toneladas por ano do produto e somente 50 mil toneladas são produzidas no Brasil. O restante vem da Argentina. Não há razão para aumento da alíquota para desenvolver nossa indústria. Há tão somente a intenção de aumentar o preço de venda ao consumidor final.
Ricardo Romanelli Filho, empresário e advogado
Greves
Concordava com a greve dos docentes da UFPR, mas mudei de opinião. Acho que os professores estão se esquecendo dos alunos. Se os professores não estão satisfeitos com a proposta do governo federal, devem procurar outro emprego e deixar aqueles que querem trabalhar. Na iniciativa privada é assim; por que eles são melhores do que nós? Tenho uma filha que está desanimada com o curso exatamente por causa dessa greve.
Marcelo Miguel Brolhani, Campo Largo PR
Sonho curitibano
Por mais que seja o desejo do curitibano ver a cidade na vanguarda de projetos urbanísticos (Gazeta, 9/9), ao olharmos os candidatos e o quadro de vereadores atuais percebemos que praticamente nenhum deles oferece ideias e práticas inovadoras. O vereador não pensa o futuro da cidade, apenas legaliza as determinações da prefeitura e facilita serviços básicos. Hoje o futuro depende apenas da visão centralizada da prefeitura e não dos interesses de diferentes bairros e grupos. Enquanto isso não mudar, sempre viveremos das conquistas do passado.
Rafael de Tarso
Brasil desenvolvido
Para o Brasil se tornar mais desenvolvido (Gazeta, 7/9), deve-se investir na educação básica, desenvolvendo nas nossas crianças o comprometimento com a moral, a verdade, a honestidade e, principalmente, mudando a visão em relação à política. Ao fim do ensino teríamos cidadãos aptos a fazer um país melhor.
Wilson Carlos Passos Barboza
Registro de propriedades rurais
A falta de registro das propriedades rurais (Gazeta, 8/9) é sem dúvida o maior problema estrutural do Paraná, que deixa milhares sem acesso aos mecanismos de crédito e inviabiliza o desenvolvimento de pessoas, cidades e territórios. Os organismos representativos e a mídia deveriam ter mais compromisso com o Paraná e cobrar mais ações efetivas dos governos. Só com isso solucionado teremos um Paraná mais justo.
Herlon Almeida
Beatles
Parabéns pela excelente reportagem sobre os Beatles (Gazeta, 8/9). Nunca vi em nenhum jornal do Rio ou São Paulo algo assim, tão bem feito. Simplesmente fenomenal! Só a Gazeta do Povo para nos brindar com artigos e reportagens como essa.
Adilson Minossi, Florianópolis SC
Desfiles
Acompanhei o desfile de Sete de Setembro em Curitiba e, como sempre, senti reacender em mim e em todos os que lá estavam o orgulho de sermos brasileiros, apesar de tantas decepções. O esforço das escolas e o desfile militar mostram-nos que com disciplina é possível fazer um espetáculo belo e cívico.
Lia Maria Ferreira do Amaral
Ivo Arzua Pereira
Gostaria de manifestar meu pesar pelo falecimento do ex-prefeito Ivo Arzua Pereira (Gazeta, 10/9). Era um homem probo, administrador público honesto que, quando passou pela prefeitura de Curitiba, realizou gestão progressista e exemplar, firmando as bases para o bom trabalho dos alcaides que o sucederam. Exalto também as suas qualidades como ministro da Agricultura, bem como as atitudes beneméritas de provedor da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Ivo Arzua Pereira era uma pessoa agradável, que a todos tratava com bom humor e muito respeito. Deixa uma lacuna na vida pública deste estado.
José Wanderlei Resende, desembargador aposentado.
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.