• Carregando...

Mídias sociais

Rios poluídos

"A culpa pelos rios poluídos é de todos: de quem joga lixo; do governo, por não planejar a urbanização. Tudo em benefício de um consumismo desenfreado que a cada dia produz mais lixo, do qual não abrimos mão em nome do conforto, da qualidade de vida e do progresso".

Cleverson Martins, via Facebook, sobre a coluna Nostalgia (Gazeta, 1º/2).

Transporte coletivo

"Tudo o que foi conquistado pelos governos anteriores está indo por água abaixo. O impacto não será somente para os usuários do transporte mas também para os empregadores. Com o fim da tarifa única na RIT, não haverá solução senão apelar para a demissão como medida para continuar no mercado. Não é preciso ser um especialista para saber que estamos caminhando rumo à recessão."

Tamar Mackievicz, via Facebook, na matéria "5 razões para o colapso no transporte" (Gazeta, 1º/2).

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Será possível que esses deputados não entendem que o seu cargo não é emprego (Gazeta, 2/2)? É um mandato dado pelo povo, que deve durar quatro anos. Depois disso, o deputado que caia fora ou tente a reeleição. Os senhores deputados estão na Assembleia Legislativa para cumprir o que reza a Constituição do Paraná. Se quiserem aposentadoria, voltem às origens ou paguem a previdência complementar privada. Paranaenses, vamos pressioná-los!

Afonso Celso Frega Beraldi

Aposentadoria para deputados 2

Acho justa a aposentadoria desde que seja proporcional. Seria preciso somar todo o tempo de serviço e ter 35 anos de contribuição. E o benefício deveria ser limitado ao teto do INSS. Mas como são deputados, com absoluta certeza, virá mais uma aberração imoral para o povo pagar.

Antonio Carlos Wanderley

Congresso

O PMDB sagrou-se vencedor nas duas Casas Legislativas. Na Câmara, Eduardo Cunha comandará os trabalhos. No Senado, o polêmico Renan Calheiros manteve sua posição pela quarta vez. Para os peemedebistas, o resultado do pleito é estratégico e essencial. A sigla, atenta ao que acontece no Planalto, especula o lançamento de um presidenciável em 2018. O trabalho será árduo, especialmente na contenção das rusgas que acometeram as fundações da bancada federal. A guerra no Congresso está apenas começando para a segunda gestão de Dilma.

Gabriel Bocorny Guidotti, bacharel em Direito, Porto Alegre – RS

Escolas estaduais 1

Não são apenas professores que faltarão nas escolas estaduais (Gazeta, 2/2). Na última sexta-feira, os diretores foram informados do corte de 30% dos funcionários dos colégios. Isso significa a ausência de pessoas para preparar a merenda, limpeza, serviços administrativos e inspetoria de alunos. Como teremos uma educação de qualidade se não há o apoio necessário para a manutenção de uma escola?

Eugênio Lyznik Júnior

Escolas estaduais 2

Criado para suprir emergências como férias, licenças ou doença dos professores efetivos, o Processo Seletivo Simplificado (PSS) ao longo dos anos acabou por se tornar uma anomalia. Não é cabível a situação de 29 mil professores na condição de temporários no Paraná.

Evaldo José Magalhães

Escolas estaduais 3

Quem realiza as distribuições de aulas para as escolas estaduais são os professores que trabalham no Núcleo Regional de Educação. Se os mesmos forem para a sala de aula no dia 9 de fevereiro, quem fará a distribuição das aulas para os professores do PSS?

Tiago Batista

Médicos 1

As duras críticas feitas por entidades médicas brasileiras aos médicos estrangeiros contratados para o programa Mais Médicos tinham como ponto básico o fato de eles não se submeterem aos exames do Revalida. Eis que agora mais um exame do Conselho Regional de Medicina de São Paulo constata que 55% dos médicos recém-formados em São Paulo foram reprovados. Como fica o conceito das faculdades onde eles estudaram? Eles voltarão aos bancos escolares? E nos demais estados, quais os resultados? Ou esses exames não são obrigatórios?

Uriel Villas Boas, Santos – SP

Médicos 2

Mais da metade dos formandos em Medicina de São Paulo não conseguiu acertar pelo menos 60% das perguntas do seu "provão". Se isso acontece no mais rico e preparado estado brasileiro, dá para imaginar o que ocorre no restante do país? E o governo, demagógica e cinicamente, pretende criar novas "escolas de Medicina", como se fosse possível, como num passe de mágica ou por decreto, criar docentes capacitados para isso.

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Gasolina

A gasolina subiu R$ 0,30 nos postos de combustíveis de Curitiba, mesmo com o petróleo cada vez mais barato fora do Brasil. O combustível só fica mais caro e com isso tudo o que consumimos vai subir pelo menos 5%. O Brasil está virando o país mais inviável do mundo.

Gabriel Felipe Moretti

CarnaVibe 1

A Fundação Cultural de Curitiba deveria saber que os públicos do Garibaldis & Sacis e do CarnaVibe são completamente diferentes. O pessoal que curte carnaval é bem mais tranquilo. Também houve falta de bom senso na estimativa de público. Curitiba não tem tradição de carnaval e o público para esses eventos é pequeno. Mas se for rock, música eletrônica ou sertaneja o público sempre é maior.

José Luiz Galvão

CarnaVibe 2

A confusão no carnaval de rua já era esperada. A cidade que reclama de falta de dinheiro tem de repensar se vale mesmo a pena esse investimento e modelo de festa. Os bailes nas regionais são um bom exemplo de festa e integração local.

Guilherme Sell

CarnaVibe 3

A prefeitura de Curitiba não fez nenhuma celebração de ano novo com o pretexto de guardar dinheiro para coisas mais importantes e esbanja num evento como esse.  E isso em uma cidade que não tem qualquer tradição de carnaval.

Renan Baggio

CarnaVibe 4

Dinheiro público para promover rave ao ar livre é o fim da picada. Um bom motivo para não ter carnaval eletrônico no ano que vem.

Thiago da Cunha MedeirosTransporte coletivo 1

O problema do transporte coletivo de Curitiba e região existe porque deram preferência para o transporte individual. Alguém colocou na cabeça das pessoas que andar de ônibus é coisa de pobre e bom mesmo é ter carro. Abertura de avenidas, trincheiras e criação de binários são importantes, mas não resolve tudo. O que se vê nas ruas são passageiros transportados como sardinha em lata. Deveria haver uma mudança na lei que permitisse a entrada de outras empresas, brasileiras ou estrangeiras, para haver concorrência. Enquanto houver monopólio, nada será alterado. O metrô também é uma obra importantíssima e que deveria ter saído do papel faz tempo.

Claudio Prevedello Bento

Transporte coletivo 2

Já que a integração tarifária metropolitana será extinta, defendo que Curitiba tenha duas redes de transporte rápido compartilhando as canaletas já existentes. O governo estadual criaria uma espécie de CMTU paranaense – tirando a responsabilidade da Comec – e criaria uma nova rede de transporte. Os ônibus articulados sairiam dos terminais das cidades vizinhas indo até o Terminal Guadalupe, que precisaria ser radicalmente reformado, usando as canaletas e parando somente em estações-tubo exclusivas para o serviço metropolitano. Em Belo Horizonte já é assim.

Rodrigo Alves de Paula

Tornozeleira

Pelo visto, a tornozeleira eletrônica não tem serventia nenhuma. Os presos com o equipamento continuam assaltando e matando na cidade. Para que serve esse instrumento se não controla nada? Deveria servir de alerta quando o preso se deslocasse de lugar, mas, pelo que se vê, a abrangência desse deslocamento é muito grande. É o dinheiro do povo esbanjado.

Helio Ishida

Servidores municipais

Imagine você chegar na padaria, na Copel, na Sanepar, enfim, onde você tiver uma conta pendente, e dizer: "Estou decretando que não pagarei o que devo a este estabelecimento. Mas não se preocupem, pois daqui três ou quatro meses lhes pagarei em três vezes ou mais". É cômico? Não. É nossa administração municipal. Repare que ninguém está pedindo aumento. Só estão exigindo o pagamento pelo que já produziram.

Valdemir Silva

Cultura

Os cerca de 100 artistas estiveram na Secretaria de Estado de Cultura para defender toda a classe artística do estado da possibilidade do engavetamento do edital do Profice e pela manutenção do valor original publicado no Diário Oficial.

Altamar CezarNovelas

Meu top 5 cronológico de novelas das 18h: A Gata Comeu, Fera Radical, Barriga de Aluguel, Mulheres de Areia e O Cravo e a Rosa. Em minha novela favorita, Mulheres de Areia, tudo funcionou: a junção das duas tramas tendo o vilão como a ponte, elenco afiadíssimo, personagens carismáticos num folhetim sensacional. Daqueles momentos onde os índices estratosféricos do Ibope alinhavam-se à excelência da qualidade do programa. Lamento apenas a boa trilha sonora internacional não ter sido usada dentro dos capítulos.

Francisco Ramis

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]