• Carregando...

No primeiro ano de mandato nenhum prefeito é capaz de cumprir todas as promessas de campanha. Gustavo Fruet deu prioridade às situações mais críticas e acredito que a partir do segundo ano de mandato fará muito mais. Como cidadão curitibano, aprovo a administração municipal pelo diálogo, pelas obras, pelo transporte público e, principalmente, por querer melhorar a cidade.

Waldomiro Tarcisio Padilha de Oliveira

Aprovação 2

O que Fruet está fazendo com Curitiba? Fui mostrar a cidade a parentes italianos e me envergonhei do estado dos bosques e principalmente da Rua XV, fétida, com lixo espalhado pelo chão, muita sujeira e ambulantes. Observa-se que a cidade está abandonada, exceto o Jardim Botânico. Esse é o resultado de ter como administrador um político de carreira em detrimento de profissionais da área de urbanismo e arquitetura.

Humberto Alfredo Mendes

Orçamento 1

Em face da grave situação financeira por que passa o estado do Paraná, nota-se o profundo egoísmo e senso de oportunismo dos demais poderes que, segundo o orçamento de 2013, abocanharam 18,5% da receita paranaense, antes mesmo de o Fundeb e outras vinculações constitucionais serem repartidas aos agentes públicos que cuidam da infraestrutura, educação, saúde e segurança pública da população. Tal ato é de um descompromisso social sem precedentes.

Antônio Leão

Orçamento 2

O porcentual do orçamento destinado à Assembleia deveria ser menor. É muito fácil para o presidente da Assembleia devolver R$ 200 milhões quando o orçamento é farto; o difícil é economizar quando o dinheiro é controlado. A Defensoria Pública, por exemplo, receberá R$ 47 milhões em 2014, valor irrisório quando comparado aos recursos destinados ao Ministério Público.

José Rocha

Orçamento 3

O caixa do governo está quebrado, não há dinheiro para nada, fornecedores ficaram a ver navios. Parece que a sina do brasileiro é pagar impostos absurdos apenas para manter a máquina pública, e não sobra para investimentos em saúde e educação porque os desvios se encarregam de dividir o que porventura não seja gasto. Esse é o custo da democracia?

José Antonio Correia da Silva

Renan Calheiros

Não bastasse ter usado um avião da FAB para fins particulares – o que pode até ser "legal", mas é imoral e ofensivo à democracia –, Renan Calheiros ainda tem o desplante de dizer que fará uma consulta à Aeronáutica para ver se sua ação foi indevida. Como podemos ter esperança de um Brasil melhor, mais justo e próspero, enquanto uma pessoa como Renan preside o Senado?

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Salários

Belos salários esses pagos pela Câmara de Curitiba (Gazeta, 20/12), ainda mais quando consideramos que são pagos pelo contribuinte. Será que os funcionários da prefeitura de Curitiba também são bem remunerados como os da Câmara? Esses supersalários são um acinte à dignidade e ao cidadão que recolhe devidamente os seus impostos e taxas.

Luciano Ribeiro Ayres

Aeroportos

Os petistas são mestres em prometer para ganhar votos. Assim fez a presidente Dilma, que demagogicamente prometeu a construção de 800 aeroportos no Brasil. Só conversa fiada para espalhar ao mundo visando melhor receptividade dos turistas que, atrevidamente, se arriscarão a assistir essa Copa de 2014.

Benone Augusto de Paiva, São Paulo – SP

Senhores do front

A história dos paranaenses que integraram a FEB não é apenas a história da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, mas de suas e de nossas vidas. Todos somos filhos daquela guerra. Para sempre deveremos nossa gratidão aos pracinhas brasileiros e nossa maior e mais justa homenagem aos que ficaram nos campos da Itália é o respeito aos seus companheiros que voltaram.

Antonio Juarez Protasievitch Filho

Emancipação

Sobre a reportagem "A luta isolada pela emancipação do Paraná" (Gazeta, 21/12), bem antes de Bento Viana Paranaguá já havia pleiteado a separação da comarca de São Paulo. Não podemos esquecer jamais que os primeiros passos emancipatórios ocorreram por volta de 1800, quando a Câmara de Paranaguá resolveu enviar Pedro Joaquim Pereira de Sá à corte de dom João para solicitar a criação de uma unidade política.

Ivan Lapolli Filho

Conselho de classe

Um aluno do segundo ano do ensino médio com 0,5 de média em Português e mais de 75% de faltas foi aprovado por conselho de classe. Aonde vamos parar com essa educação? Nos conselhos de classe não se fala mais em conteúdo, mas na vida pessoal do aluno. Quanto mais comovente a jornada familiar, maior o número de votos a favor da aprovação do aluno.

Patrícia Cunha de Freitas Strozzi

Obras da Copa

Pode ser que as obras de mobilidade previstas para a Copa de 2014 fiquem prontas até o início do Mundial; o problema é que sempre vão custar mais do que foram orçadas. Mas tudo bem, o povão está contente por pagar.

Josmar Ademir Leal

Financiamento de campanha

Sou totalmente contra doações eleitorais por empresas. Ninguém doa valores sem cobrar depois, e isso é corrupção passiva. Devemos evitá-la e punir quem a pratica. De ação em ação podemos vencer o ladrão.

Sebastião Araujo Moreira

Drogas

Era só o que faltava o governo fornecer maconha aos usuários de drogas com dinheiro público, como sugere um leitor (Gazeta, 26/12). Tem, sim, de oferecer e custear saúde, que não tem; segurança que não existe; educação para nossos filhos. Quem quiser usar drogas que o faça com o próprio dinheiro.

Luiz Antonio Zeni Trevisan

Serviço militar

Existia no Brasil um mecanismo eficiente destinado a orientar e encaminhar todos os jovens brasileiros que completavam 18 anos: o serviço militar obrigatório. Desenvolvido e incrementado pelas Forças Armadas, salvou muitos jovens do ócio e da senda da criminalidade. Os jovens recebiam instrução cívica e militar, tinham boa alimentação, assistência médica e escola regimental para os de pouca escolaridade. Por descuido do atual governo, essa mesma massa de jovens, na faixa dos 17, hoje vaga sem rumo pelas esquinas.

José Batista Pinheiro

Espionagem

Espionagem sempre existiu. Não entendo por que tanto escândalo. Como sempre, fazem muito barulho os hipócritas ou incompetentes que não sabem criar esquemas oportunos de proteção.

Orlando Galvez

Ano eleitoral

O ano de 2013 respira por aparelhos, tendo em conta a nossa péssima saúde pública brasileira em todos os níveis e locais. Mais alguns dias e ele será passado para todos nós. Vem chegando o ano de 2014, ano de Copa do Mundo e de eleições. O Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais repetirão o expediente ocioso já tradicional dos anos eleitorais e nada vão fazer de útil para seus representados.

Rafael Moia Filho, Bauru – SP

Boas-festas

A Gazeta do Povo agradece e retribui os votos de boas-festas de CVC; Paulo Sertek; José Madeiro; Judas Tadeu Grassi Mendes e Estação Business School; José Castro; Camejo Comunicação Empresarial; Cicero Urban.

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]