• Carregando...

Parece-me que o "anjo da morte" tem protagonizado, em poucas semanas, um verdadeiro cataclismo em nossa literatura brasileira. Desta vez, foi o grande mestre e um dos patriarcas de nossa excêntrica e tradicional cultura. Mais que um escritor, Ariano Suassuna representava a alma e a essência da tradição cultural nordestina, traduzida com grande maestria em seus romances e na dramaturgia. Sua ida não deixa apenas um vazio intelectual, mas, sobretudo, o vazio humano, pela sua imensa capacidade de entender as causas populares de nossa nação.

Marcelo Rebinski, historiador

Energia elétrica

O problema não é apenas do modelo, mas da incompetência dos ministros e secretários que durante 12 anos viram o tempo passar, o Brasil crescer, a demanda aumentar e ficaram parados no tempo. Não investiram em hidrelétricas nestes 12 anos, principalmente no Sul e Sudeste, colocando as indústrias em xeque. Não culpem os estados pelos problemas no setor elétrico, a culpa é do governo federal.

Dionisio Francisco Grabowski

Agentes penitenciários

A respeito do fim dos contratos de agentes penitenciários do Paraná (Gazeta, 24/7), em decorrência da demora nas convocações, diversos candidatos desistiram, passaram em outros concursos e cansaram de esperar, não atendendo à convocação de posse. Deve haver no mínimo 70 vagas em aberto para complementar as 423 previstas inicialmente no edital. Essas vagas remanescentes deveriam ser preenchidas o mais rápido possível para que possam ser abertas novas vagas e ampliado o quadro funcional.

Paulo Henrique Wojcik

Votos brancos e nulos

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná respeita as opiniões expressas na Coluna do Leitor da Gazeta do Povo, edições de 23 e 24 de julho, relativas à matéria "Partido dos brancos e nulos" (Gazeta, 22/7), e convida os leitores Amanda Ferreira Mucke, Carlos Roberto Treysse, Jurandy Chaves e Cenio Ross para uma visita ao TRE do Paraná, onde eles poderão conhecer a estrutura do Tribunal, bem como obter informações sobre todo o processo eleitoral.

Edson Vidal Pinto, presidente do TRE-PR

Economia

Sobre o editorial "Um novo 7 a 1" (Gazeta, 24/7), a solução é o Estado se retirar da vida do cidadão, começando pela economia. Privatizar tudo, conceder tudo, se abster de tentar gerenciar aquilo para que não tem capacidade. E depois se retirar dos serviços de saúde e educação. Queremos educação e saúde para todos? O Estado pode dar um vale-saúde e um vale-mensalidade e a pessoa se vira. Sai bem mais barato. No fim, a função do Estado seria apenas segurança pública, Justiça, defesa nacional. Seria mais barato e mais funcional do que é hoje.

Ricardo Toseto Ciquelero

Guerra fiscal

Parabenizo Antônio Carlos Salla pelo artigo "Nova etapa na guerra fiscal" (Gazeta, 18/7). A chamada guerra fiscal necessita com urgência que o Congresso Nacional apresente solução para a questão. Entendo oportuno registrar que a SV 69 do STF recebeu número recorde de manifestações, 78. Diversas confederações, federações e associações encaminharam seus posicionamentos sobre o projeto. O que é pouco noticiado é que 72 dessas manifestações foram contrárias à aprovação da SV 69. Que o STF leve isso em conta.

Antonio Carlos Moro

Oriente Médio 1

Se o Hamas tivesse como meta a segurança da população palestina, teria a decência de se responsabilizar por esses mortos, renunciando à luta, mas não o faz porque não é de seu interesse. Para eles, enquanto houver o conflito é melhor, pois seu financiamento e justificativa como ator político dependem de que palestinos sejam mortos. Israel, pelo contrário, não tem interesse nessas mortes, sempre tenta alguma forma de comunicação com as pessoas antes dos bombardeios, mas o Hamas não deixa as pessoas saírem de suas casas.

Gustavo Dias Gonçalves

Oriente Médio 2

É triste ver tanto sangue derramado, principalmente de crianças indefesas. O problema é que os dois lados acham que têm razão. E assim a mortandade continua. Daqui a pouco acontece um armistício, e a vida segue em paz por algum tempo. Até alguém resolver jogar uma pedra em telhado alheio, e aí recomeça tudo de novo. Esses povos já se acostumaram a essa violência, os seus filhos já nascem odiando os seus vizinhos, e eles nem sabem o porquê, mas sabem que têm de odiar e matar o vizinho.

Luciano R. Ayres

Navegação

Mais de 30 vidas perdidas e um custo de mais de US$ 1 bilhão envolvido no naufrágio do Costa Concordia. Mas terá sido de fato Schettino o responsável? Lembremos que o comandante do Titanic foi coagido a acelerar o navio pelo poder econômico daquele que, ao final, fugiu e ficou impune. Quanto tempo levaria, no Brasil, a remoção de um navio atravessado de forma semelhante em um canal de acesso a um porto? Quem cobriria as despesas de um terminal fechado, quem sabe por meses? O que é caro e o que é barato quando se trata da segurança de nossa navegação?

Daniel Veiga Jusi, aprendiz de prático, Paranaguá – PR

Transporte coletivo

Uma pena o pessoal da prefeitura de Curitiba não ter colocado um belo VLT na canaleta da Linha Verde. Isso seria uma forma de a cidade ser ecologicamente correta. Parece que existe um fantasma no poder público municipal e estadual que não gosta do modal ferroviário. É uma pena, pois sempre ficaremos à mercê das empresas de ônibus que estão em Curitiba desde que os bondes foram erradicados. Agora talvez o metrô apareça por aqui, mas sou como São Tomé e só acreditarei quando vir a inauguração do trecho.

Paulo Roberto Stradiotto

Saúde

O Ministro da Saúde, em seu artigo "Mais Médicos: resultados incontestáveis" (Gazeta, 23/7), nos dá a entender que não conhece os reais problemas na área de saúde de nosso país. Quando será que ele vai investir de fato na saúde de nosso país, como na solução da crise do Hospital de Clínicas? Chega de demagogia.

Jair Alvino Jodas

Dinheiro

Os candidatos declararem ter grandes quantias de dinheiro vivo (Gazeta, 21/7) é só a ponta do iceberg. Deve haver muito mais embaixo desse angu. Está faltando estrutura para o TRE verificar notas e doações. O patrimônio de todos os candidatos e seus familiares deveria mesmo ser investigado após o fim do mandato, pois é incompatível com seus ganhos, mas a Receita não fiscaliza e o TRE também não o faz.

Carlos Henrique de Oliveira

Candidatos

Nomes não dizem nada. Candidatos que escolhem nomes curiosos apenas pretendem chamar a atenção para si. A vontade do candidato não é, necessariamente, lutar pelos interesses da coletividade, mas "se dar bem" na eleição e conseguir os benefícios inerentes ao cargo. Isso se resolveria com o fim da reeleição, fim dos políticos profissionais e redução ou eliminação das vantagens e afins.

José Souza

Promessas

Sempre que há eleição, o assunto preferido dos candidatos é dizer que vão melhorar a educação e a segurança. Há mais de 40 anos ouvimos esse discurso, mas nossos alunos sabem cada vez menos e a violência aumenta cada vez mais.

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Seleção

Sempre observei a conduta de jogador de Dunga. Um atleta sério e cumpridor do dever. Porém, ele deveria ser mais patriota e não ter aceitado ser técnico da seleção. Deveria ter deixado o cargo para alguém de real competência que pudesse recolocar o Brasil no caminho do futebol campeão que sempre galgou.

Benone Augusto de Paiva, São Paulo – SP

Domingos Pellegrini

É altamente confortador ler as palavras de um escritor multipremiado como Domingos Pellegrini. Na atmosfera sufocante de pessimismo, negatividade e críticas, uma voz que enaltece, com singela e poderosa dignidade, o que há de melhor nessa grande parcela de brasileiros que simplesmente vive e trabalha honradamente. Parabéns!

Iris E. Koehler Bigarella

Importações

Essa coisa de taxa de importação é bem controverso. Quem quer trazer algum produto importado vai encontrar uma maneira de fazê-lo. Assim, aumentar o valor da cota pode ser uma boa porque as pessoas comprariam mais da forma legal e todos sairiam ganhando.

Natanael Machado

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]