Mídias Sociais

Natal

"Bom saber que ainda há no mundo pessoas com coração humilde e dispostas a fazer o bem ao próximo. Parabéns pela atitude!"

Paulinha Rodrigues, via Facebook, sobre a entrega de presentes para a família de Victor Melchior (Gazeta, 22/12).

Pesquisa

"Precisamos renovar urgentemente nossos representantes políticos. As promessas continuam as mesmas de sempre. O Paraná merece muito mais do que recebe."

Mario Rosot, via Facebook, sobre pesquisa de intenção de voto para o governo do Paraná.

Gaeco

"Enquanto isso, o povo está sem segurança alguma, não tem gasolina para os carros da polícia por falta de pagamento aos postos que fornecem."

Chagas Melo, via Facebook, sobre a discordância entre o governo estadual e o Gaeco.

Handebol

"Craques são essas meninas que sem apoio do governo nem nada conseguem ser campeãs."

Marcus Vinícius de Souza Ribeiro, via Facebook, sobre a a vitória do Brasil no Campeontao Mundial de Handebol.

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

CARREGANDO :)

Como avaliar (Gazeta, 23/12) de forma positiva um representante do povo que se distancia de seus eleitores e, quando questionado sobre seus elevados salários, diz estar de acordo com a lei? Os políticos têm regalias, duas férias por ano, vivem numa ilha da fantasia afastados da população e não oferecem instrução para o povo para não serem cobrados depois. E nossa falta de memória também contribui para que as "laranjas podres" permaneçam onde estão.

Dario Evangelista

Publicidade

Assembleia 2

É importante a devolução de dinheiro por parte da Assembleia (Gazeta, 21/12). Isso demonstra que está havendo transparência e maior controle nos gastos dos parlamentares, mas acho que o dinheiro devolvido deveria ser vinculado a algum projeto ou despesa, e não ser tratado como recurso livre.

Martim Marques Bonfim

Mensalão

Muito boa a análise de Flávio Morgenstern (Gazeta, 22/12) sobre o caso do mensalão e a crítica aos esforços de generalizar o episódio, transformando-o num caso banal de corrupção ou caixa 2. Concordo com a avaliação de que o mensalão deve ser enquadrado como um delito muito mais grave, uma tentativa de golpe contra nossa frágil democracia.

Publicidade

Marcos Lefevre

Jorge Narozniak 1

Alguém disse que jornalista que se preza só é notícia quando morre. A ausência de Jorge Narozniak (Gazeta, 22/12) virou notícia no último sábado. Ele passou os seus 70 anos amando e fazendo o que hoje em dia poucos teimam em fazer: uma boa reportagem. O Dante Mendonça escreveu que os meios de comunicação precisam de velhos jornalistas, segundo ele, acima dos 60 anos. É verdade. Mas que sejam como Narozniak: ensinando e fazendo o bom jornalismo.

Helio Teixeira, jornalista

Jorge Narozniak 2

Publicidade

Em um tempo de personalidades que aparecem e desaparecem em um piscar de olhos, a perda de um ícone do jornalismo e da história paranaense nos faz refletir quanta falta faz uma figura tão consistente quanto Jorge Narozniak, jornalista e historiador, que tantas vezes produziu matérias especiais que foram destaque nacional.

Márcio Anis Mattar Assad, Lapa – PR

Gaeco

A organização conhecida por Gaeco, coordenada pelo Ministério Público e composta por policiais militares e civis, tem apresentado resultados muito bons contra o crime organizado e a corrupção. Nesse tipo de trabalho, a experiência é fundamental e ficar trocando os integrantes é brincadeira de criança. O Gaeco deve lutar com todas as forças para manter os policiais experientes que integram o grupo, pois se eles forem para as atividades comuns de polícia, o crime organizado sairá ganhando.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Publicidade

Protesto

Como esposa e mãe, gostaria de dizer a todas as mulheres que foram à praia no Rio de Janeiro se expor publicamente para um bando de marmanjos em nome de uma equivocada bandeira a favor do topless, que elas contribuiriam muito mais para o engrandecimento da sociedade se ficassem em suas casas cuidando da proteção e educação de seus filhos.

Maria Elisa Amaral, Tatuapé – SP

OSP

Fiquei surpreso ao saber da saída do maestro Osvaldo Ferreira da liderança da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). Estive algumas vezes nas apresentações deste ano e sempre fui enriquecido pela música e os comentários do maestro que, usando sua forma professoral, dividiu seus conhecimentos com o público. Lamento a falta de planejamento e prioridade para a cultura musical no Paraná.

Publicidade

Marcelo Sathler Gripp

Natal 1

Que neste Natal possamos lembrar-nos dos que vivem em guerra e fazer por eles uma prece de paz; aos que odeiam, uma prece de amor; aos desesperados, uma prece de esperança. Que possamos perdoar os que nos magoaram e agradecer por sermos felizes, termos paz, saúde, alimento. Que este Natal encha os nossos corações de amor e paz!

Danilo Guedes Romeu, professor, Porto Alegre – RS

Natal 2

Publicidade

Natal é a estação verde e vermelha, com luzes piscando, pacotes de presente. É época de reviver a criança que existe em cada um de nós, tempo de harmonizar, de lembrar-se dos amigos e de se tornar um presente para alguém!

Hália Pauliv de Souza

Natal 3

Quando vamos a uma igreja renovamos as esperanças de uma sociedade mais fraterna e igualitária. No entanto, parece que o nosso cristianismo ainda é muito contemplativo por não contribuir com a transformação social. Nesta fase natalina, que tal entendermos a mensagem da Verdade e a colocarmos em prática? Pensemos e vivamos o Amor a partir de uma prática cristã conscientizadora e libertadora.

Jorge Antonio de Queiroz e Silva, historiador

Publicidade

Moradia

O papa Francisco pediu neste Natal pelas pessoas que não têm uma casa para morar. Aqui no Brasil, para se ter uma casa financiada é preciso comprovação de renda, portanto, podemos deduzir que morador de rua e casa própria não se misturam. Vamos pedir para que o Papai Noel leve nossos irmãos sem casa para morar em algum estádio padrão Fifa. Um país sem miséria é um país que prioriza o ser humano.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Rua das Flores

Passo todos os dias pela Rua das Flores e percebi que há mais de um mês a fonte não está funcionando, justamente na época em que a cidade está superlotada pelos festejos de Natal. Todos os anos as floreiras e os bancos da Boca Maldita são retirados por causa das apresentações no Palácio Avenida. Nada de errado, mas eles só são repostos na primeira semana de janeiro, prejudicando as pessoas que estão acostumadas a sentarem-se ao sol todos os dias.

Publicidade

Edson Luiz Montemezzo, procurador federal

Idosos

Não conheço Sérgio Roberto Maluf (Gazeta, 21/12) mas espero que ele não consiga chegar a ser uma pessoa idosa, pois assim não saberá nunca o que é ser idoso no Brasil. Eu, que sou uma pessoa idosa, ajudei a construir muito do Brasil atual e tenho direito de receber uma ínfima parte daquilo que fiz por este país, principalmente respeito.

Urandy Ribeiro do Val

Vicente Mickosz

Publicidade

O radialista Vicente Mickosz (Gazeta, 22/12) deixou um importante legado na área da comunicação do rádio, cobrindo os festejos do Congresso Eucarístico Provincial de 1953 e do centenário da emancipação política do Paraná. Profundamente religioso, durante 65 anos deixou uma marca indelével de sua fé em Cristo.

Ricardo Herrmann, professor da UFPR

Aviões da FAB

Antes foi um casamento em Troncoso e agora Renan Calheiros requisitou avião da FAB para ir a Recife onde foi fazer transplante capilar. Pego no pulo, diz que vai "consultar" a FAB para saber "se houve irregularidade de sua parte". O decreto que disciplina o uso de aviões da FAB deveria estabelecer que o pedido fosse formulado por escrito e assinado pelo usuário, obrigado a declarar a imprescindibilidade e a finalidade da viagem. Além disso, deveria prever multa equivalente ao dobro ou triplo do custo se o uso foi irregular.

Pedro Luís de Campos Vergueiro, São Paulo – SP

Publicidade

Acidente

Aparentemente, todos mortos do acidente com o ônibus (Gazeta, 23/12) estavam no andar de cima, cuja estrutura não suportou o peso do próprio ônibus ao capotar. Parece realmente um interessante negócio oferecer carrocerias de dois andares, tanto para quem fabrica quanto para quem opera, mas e a segurança? Cadê o Contran, Ministério Público e órgãos regulamentadores? Caso fosse um avião, a frota estaria no chão até que se atestasse a sua adequação.

José Paulo Reis

Cadeirinha

Essa matéria sobre o pedido de desculpa de Dilma após andar de carro com o neto no colo (Gazeta, 20/12) mostra bem a disparidade existente entre o homem comum e os políticos. A própria presidente informou que cometeu uma infração de trânsito. Sendo assim, deveria ser aplicada a severidade da lei. Mas como a lei só é imposta aos menos favorecidos, bastou um pedido de desculpas.

Publicidade

José Alberto Ferreira Trindade

Futebol

Paulo Baier integrou a seleção do Brasileirão e apesar da idade é de fundamental importância para o Atlético. É um ídolo da torcida, ícone para os bons torcedores. Fiquei envergonhado e revoltado com o fato de termos dirigentes que não cumprem a palavra. A ética nas relações humanas deve ser preservada, no esporte, nem se fala. Que belo exemplo! Com torcedores que se comportam como vândalos e dirigentes sem palavra o que podemos esperar?

Mario Pederneiras

Boas-festas

Publicidade

A Gazeta do Povo agradece e retribui os votos de boas-festas de Hernani Paulo Bergossi; Joli Imóveis; Armando Amarante Filho e família; Eugênio João Pissaia; Nelson Pegorini e família; Edson Campagnolo e Sistema Fiep; ExxonMobil; João Chiminazzo Neto e ABCR PR-SC; Sindipeças e Abipeças; Completo Pequeno Príncipe; Paulo Sertek, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, regional do Paraná (ABPF-PR); Paulo Roberto Walbach Prestes.

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.