A matéria "Verba da saúde mental é escassa" (Gazeta, 7/9) fala da situação da saúde pública quanto à verba destinada ao tratamento de pessoas pelos Centros de Atenção Psicossocial e informa que um deles em nossa capital está fechando por falta de recursos. Ao mesmo tempo em que isso ocorre, vemos a Câmara Municipal jogando fora vultosos recursos com gastos em publicidade, como se o Legislativo tivesse necessidade disso. Deve ser excluída do orçamento de todos os legislativos essa destinação, transferindo o dinheiro para o orçamento de gastos com a saúde pública.
João Candido de Oliveira Neto
Verba para a saúde
Brasil, o país da maior tributação mundial, não está vencendo satisfazer a vontade dos corruptos, que cada vez mais aumentam sua fome pelo erário. Mesmo sem atender às necessidades prementes do povo brasileiro, querem aumentar ainda mais a carga tributária com o objetivo de conseguir mais verbas para a saúde.
Benone Augusto de Paiva
Aumento para o Judiciário
A presidente Dilma Rousseff incluiu no orçamento de 2012 a previsão de aumento salarial para o Judiciário e o Ministério Público. Enquanto isso, a PEC 300, Proposta de Emenda à Constituição que estabelece piso salarial nacional para policiais militares, policiais civis e bombeiros, continua aguardando aprovação na Câmara dos Deputados. Para virar lei, terá também que ser aprovada pelo Senado. Essa PEC, que terá impacto na melhoria das condições de vida de servidores diretamente envolvidos com a segurança pública, enfrenta resistência de governos federais e estaduais. Onde está a coerência das decisões tomadas nos órgãos que representam o Executivo, o Legislativo e o Judiciário?
Marlene Souza
Derosso
Finalmente nossos vereadores tomaram uma decisão coerente no momento em que o Conselho de Ética votou o afastamento do presidente da Câmara. Além da apuração de responsabilidade, há de se tomar uma postura definitiva quanto à duração de mandatos na Presidência da casa. Não dá para admitir alguém se perpetuar na função.
Lilian Kovalik, contadora
Corrupção
A mobilização da sociedade civil contra a corrupção endêmica existente no nosso país é a nossa única saída. Se depender do governo e dos políticos, nada vai mudar. Chegamos ao absurdo de ressaltarmos como se fosse uma coisa do outro mundo a qualidade de honesto. Hoje, escutamos com um misto de admiração e ceticismo um "esse é honesto", ao contrário daquilo que, infelizmente, é quase regra na política brasileira.
Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro
Diários Secretos
Parabéns a todos os envolvidos na série Diários Secretos pelo Prêmio Latino-Americano de Jornalismo. Vocês mereceram. Fizeram um bom trabalho revelando os desmandos da política do estado. É desse modelo de jornalismo que necessitamos.
Loemir de Lima
Coro da Multidão
Muito bem, Rhodrigo Deda. Ótima a sua coluna "Independência ou Corrupção" (Gazeta, 5/9). Dom Pedro teria dito: "Independência ou morte", no Sete de Setembro de 1822. Cabe muito bem, agora, o povo brasileiro gritar: "Independência ou corrupção".
Paulo Lugli
PT de esquerda?
No Brasil se dizer de esquerda é apenas uma propaganda, uma coisa bonita e ousada, mas não tem nada a ver com a realidade dos partidos. O PT não é diferente, pelo contrário, é até parecido com os demais.
Marcos de Luca Rothen
Bicicletário 1
Os donos de bicicletas também têm direito de estacionar. Pois é um meio de transporte, assim como carros e motos.
Erika Szezesniak Benites
Bicicletário 2
Muitas pessoas vão de bicicleta ao Parque Barigui e quando dão uma parada, não têm onde colocar a bicicleta. Deveriam colocar bicicletários espalhados pelo Parque Barigui.
Pedro Karpinski Barreto
Linhas interestaduais
As 16 linhas novas interestaduais chegam com atraso e são insuficientes para mudar a caótica situação do transporte rodoviário: atrasos, desconforto, poucas opções! Por falta de concorrência e de competência, muitas linhas têm ônibus velhos, com mais de 15 anos de uso, geralmente com pneus carecas, sem manutenção há anos. Daí o elevado número de acidentes envolvendo ônibus.
Igor Dutra dos Santos
11 de Setembro
Dez anos depois, os ingredientes que resultaram no 11 de Setembro continuam, e agora ainda mais evidentes. Transgressões às resoluções da ONU, desrespeito às leis internacionais; religiosos e religiões humilhados; guerras que se constituem em verdadeiras farsas. Se choramos pelas vítimas das duas torres de Nova Iorque, não podemos ser indiferentes às vítimas do Iraque, Afeganistão e agora da Líbia.
Emanuel Cancella
Paz Sem Voz 1
Para que a população não fique em pânico com a notícia dos 79 assassinatos ocorridos no mês de agosto, o maior número dentre os últimos meses, sugiro que a Secretaria da Segurança esclareça em que condições esses assassinatos aconteceram: quem, onde, quando, como, por quê. Somente depois desses dados analisados é que poderemos afirmar se houve falha na prevenção, função constitucional da Polícia Militar.
Luiz Eduardo, Colombo PR
Paz Sem Voz 2
Há um claro descaso do poder público em adotar medidas efetivas quanto à descarada e trágica guerra urbana que mata dia a dia. Investimentos mais expressivos em segurança, aparelhamento da polícia, mais revistas para desarmamento, reuniões com a comunidade, como medidas práticas para o combate à violência.
Oscar Jans
Paz Sem voz 3
Que tristeza ler uma notícia de que o bairro do Campo Comprido vive um toque de recolher (Gazeta, 3/9) e saber que é a mais pura verdade. Quem diria, Curitiba linda, cidade da qual sempre tive orgulho, chegar a isso. Tenho medo pelo meu filho de 18 anos que trabalha à noite. Estamos reféns e amordaçados.
Sandra Ferreira
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020
Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião