Espero que esse aumento de 15% aos funcionários concursados da Câmara Federal em comparação aos 33% dados aos não concursados encha-os de indignação como se encontram os aposentados do país. Criem coragem e sirvam de olheiros da sociedade que lhes paga o salário. Denunciem todos os atos de abuso de poder, corrupção, lobby e tantos outros delitos que nós sabemos ser praxe dos digníssimos deputados. Só existe corrupção por causa da anuência dos funcionários de carreira.

CARREGANDO :)

Beatriz Campos

Aos 5 na escola

Publicidade

Li a reportagem "Alunos de 5 anos podem entrar no ensino fundamental" (Gazeta, 11/12). Agora pergunto se as professoras hoje não estão preparadas para a alfabetização a partir dos 7 anos, como poderão estar preparadas para serem babás, trocarem fraldas, levá-los ao banheiro etc.

Como se sente e qual será o futuro de uma criança de 5 anos que tem de levantar cedo, quando deveria estar dormindo para crescer e se desenvolver harmonicamente, tendo de estar na escola tão cedo? Como educador, digo que o interesse estúpido de fazer as crianças produzirem está criminalizando a infância! Criança nesta idade precisa de estruturas firmes como pais juntos, exemplos de convivência no lar, dormir e brincar. É brincando que se desenvolve a personalidade de uma pessoa de bem e de boa vontade.

Francisco Gilberto Oro

Litoral

Outra temporada se aproxima e nosso litoral continua abandonado. Moro no Balneário Leblon, município de Pontal do Paraná, há nove anos e é sempre a mesma história sobre falta de verbas para limpeza. Parece que as autoridades do município não têm interesse no turismo local. Reclama-se à prefeitura de verbas para associações de moradores e ela informa que repassou para empreiteiras para limpeza, só que vemos o trabalho sendo realizado somente em dois ou três dias em detrimento dos demais. O mato está cobrindo o calçamento beira mar que foi executado com recursos do governo do estado. É vergonhoso ver o descaso com que os proprietários de imóveis do litoral são tratados. Se continuar assim, para a próxima temporada haverá um aviso nos meios de comunicação para trazerem espingarda para caça na beira mar e um cajado para matar cobras.

Publicidade

Carlos Edmundo Woijcik, Pontal do Paraná

Tragédia no trânsito 1

Indo para o escritório às 7h50 de segunda-feira a Av. Batel estava engarrafada. Mais tarde vi na Gazeta do Povo online a notícia sobre o acidente que envolveu Eduardo Miguel Abib. Total imprudência que resultou em quatro mortes. Como acadêmica de Direito aprendi que o maior bem jurídico tutelado por nossa Constituição da República é a vida. Agora me pergunto: o direito do causador deste acidente, e do ex-deputado Carli Filho, pode de sobrepujar ao direito à vida? Não seria o caso de nossa legislação ser alterada e obrigar os envolvidos em acidentes automobilísticos com vítimas fatais a fazerem o teste do bafômetro e exame de sangue? Ora, ter o "direito de não produzir provas contra si mesmo" é maior do que o direito a vida? Nós, como cidadãos que somos, devemos ter esse senso crítico e exigir uma legislação protetora de fato dos interesses coletivos.

Beliza Muggiati

Tragédia no trânsito 2

Publicidade

Em pouco tempo este irresponsável causador do acidente estará nas ruas novamente e, se cometer novas infrações no trânsito, não será surpresa. Quem tem poder, influência e dinheiro dificilmente fica preso ou é punido de forma exemplar. Provavelmente será condenado a pagar cestas básicas, e só. Mais um exemplo de que ainda a maioria dos motoristas não tem medo de beber e dirigir. A lei é bonita no papel, na prática o valor da multa é acessível e dificilmente algum motorista é condenado, por culpa do próprio sistema.

Alvaro Fila

Cargos políticos

Os cargos políticos deveriam ser encarados como qualquer outro trabalho. Quando uma empresa percebe que o funcionário contratado não cumpre corretamente as suas funções, trata de demiti-lo. Na política, as regras deveriam ser as mesmas. A população é que elege, contrata os representantes políticos. Se eles não atendem às expectativas, devem ser retirados do poder. É preciso maior participação popular.

Devemos correr atrás dos nossos direitos.

Publicidade

Mareli Martins

Violência no futebol 1

Onde está a Curitiba pacata de outrora? O vexame proporcionado pela torcida (alguns) do Coritiba, diante da incompetência do time e da diretoria, dá bem a dimensão do colapso social em que está mergulhada a sociedade curitibana. Cidade das pichações, que emporcalham nossas ruas, dos vandalismos em telefones públicos, dos quebra-quebras em ônibus (pagaremos esta conta também), dos assaltos, da insegurança, da má educação no trânsito, esta é a atual Curitiba.

Luiz Henrique Rezende

Violência no futebol 2

Publicidade

Todos os piores adjetivos já foram dados pela lamentável cena provocada pelos baderneiros que não sabem o que é esporte, repercutindo negativamente a todo instante nos meios de comunicação do mundo inteiro, deixando uma mancha negra jamais esquecida em seu centenário. Agora está na hora da diretoria aparecer, dar a cara para bater, assumir responsabilidades e unir todas as alas para o clube voltar a ser forte e ter uma torcida que se orgulhe de dizer Coxa, eu te amo.

Celso Freitas

Violência no futebol 3

Sou torcedor atleticano e fico profundamente triste em ver o nosso estado manchado por tal acontecimento. Como pode 5 de uma torcida manchar a imagem de um clube, de uma população, de um estado? Estamos muito malvistos pelo mundo todo, por causa de meia dúzia de bandidos. Mas analisando friamente as propostas sobre o fim das organizadas, o grande "x" da questão não está nelas e sim nos tais "comandos". Procure no meio dos envolvidos alguém da bateria da Império, algum dirigente da torcida. Achou? Não, essas pessoas não estão lá porque amam o clube, amam a torcida, da mesma maneira que nas confusões de divisa da Arena, você não encontra nenhum dirigente da Fanáticos ou alguém da bateria. Agora olhem pras camisetas dos marginais, é só "Comando Colombo", "Comando Leste", "Comando Oeste", o problema está nisso dentro da Império e dentro da Fanáticos. Sou a favor do fim destes comandos, sou a favor da caça destes marginais, Torcida Organizada é uma só, Fanáticos e Império.

Ricardo Cruz, fotógrafo

Publicidade

TCU

Se o TCU realmente fizesse o controle dos gastos públicos da forma que deveria ser feito, não haveria a roubalheira de que ouvimos falar todos os dias. Talvez os fiscais e membros do TCU devessem estar mais atentos e mais ávidos de controle e justiça.

Maria de Nazareth F. da Costa