No dia 24/9, às 11 h, na Av. Visconde de Guarapuava, esquina com a Marechal Floriano, um veículo de uma auto-escola estacionou irregularmente e interrompeu o tráfego, com o sinal verde, para que descessem quatro pessoas, mostrando claramente como não se deve proceder no trânsito. Imagine que categoria de aulas de trânsito tal escola ministra para seus alunos. No mínimo, a direção da escola deveria pedir desculpa pelo mau motorista que dirigia o carro de instrução.
Edison BindiSão José dos Pinhais PR
Bosque
A criação de um parque municipal é um acontecimento extraordinário, um momento do tempo que embalava a vida em sua plenitude, a organizarem-se os elementos pelas mãos do Criador. Quando lhes vier à lembrança de que tudo se realizou a partir de um simples sonho, a brincar com filhos e netos, perceberão o quanto eram alegres aqueles dias. Como um sonho de criança, cria-se um eterno instante que atravessa o tempo, tão veloz como o vento que sopra nas tardes no outeiro do Bairro Alto.
Otávio BressaniCuritiba PR
Abandono
Nós, moradores da Rua Alexandre Von Humboldt, no Pilarzinho, estamos insistindo pelo telefone 156 já há algum tempo para que a rua receba melhorias como calçada, meio-fio e asfalto definitivo. Por se tratar de uma via de ônibus (Jardim Kosmos), é inaceitável que tenhamos que conviver com nossos muros e casas partindo e, o pior, sem um mínimo de segurança. Quando precisamos circular pela rua, temos que fazê-lo pelo meio da via porque não temos calçada. A resposta dada pela prefeitura é que não há nenhuma previsão de melhoria para a nossa rua. Em janeiro, sabemos, nos será enviado o talão do IPTU e teremos que pagar. Só para lembrar, 2008 é ano de eleições e a nossa previsão é que iremos ter muitas mudanças na prefeitura.
Vanderlei P. PaternoCuritiba PR
Debaixo do colchão
Houve um tempo que manter conta em banco era um privilégio. E o banco o cortejava apenas para que mantivesse a conta com algum dinheiro nela depositado, uma vez que o ganho que obtinha com o repasse a título de empréstimo a terceiros propiciava-lhe ganhos estratosféricos à conta de juros. Esse ganho ainda é presente e ainda é estratosférico. O banco passou a cobrar até pelo pensamento de abrir uma conta. Cobra tarifa mensal, de cadastro, de transferência, para compensação de cheque; para obtenção de extrato; de elaboração de contrato, etc. E você não sabe se é mesmo tarifa, se é taxa ou se é comissão. E você não entende porque um banco cobra "x"; outro "y", outro "z". Experimente abrir uma conta, depositar nela R$ 50,00. Volte ao banco depois de 3 ou 4 meses e veja quanto você tem depositado. Não se surpreenda se o saldo estiver negativo ou devedor! Então, dinheiro sob o colchão, à moda antiga, parece ser uma alternativa.
Luiz Carlos ChecozziCuritiba PR
Transferência
"O que está por trás da transferência das contas dos servidores municipais para um estabelecimento bancário que cobra as maiores taxas de Curitiba?"
José Santos, empresárioCuritiba PR
Visão
A causa da DMRI, doença degenerativa da visão, é apenas o sol, ou seja, os raios ultravioletas? Ou será que a velhice, a baixa produção de antioxidantes, poder causar essa doença sem mesmo nenhuma exposição ao sol. Gostaria de saber se a degeneração tem cura, se antioxidantes resolvem o problema e quais são os cuidados que devemos ter com o início da DMRI. Também gostaraia de saber se é possível fazer a doença regredir. No entanto, nem sempre os profissionais da oftalmologia dispõem de tempo para fazer uma pesquisa mais profunda sobre os males que atingem a nossa visão. A princípio, optamos pela renovação das lentes oculares, quando muitas vezes o mal pode ser uma coisa muito mais séria. Precisamos estar atentos, e com o avanço da idade, fazer consultas periódicas com o oftalmologista.
Antonio Pereira, contadorLondrina PR
Transporte coletivo
As redes de transporte de Curitiba são bem desenvolvidas. Muitos reclamam da grande quantidade de pessoas em algumas linhas de ônibus. Muitos enfrentam o excesso de lotação e situações desconfortáveis. Além da espera, alguns ônibus não param, pois já não cabe mais ninguém. Há também, tubos como o da Praça Eufrásio Correia, além de ser cheio, em que se enfrenta transtorno no embarque e desembarque das pessoas. E é nessas ocasiões que temos que tomar muito cuidado porque o risco de roubos é grande.
Amanda PaulaPinhais PR
Estar
Às 18h05 de 29/8, estacionei meu carro próximo do shopping Curitiba. Estava saindo do carro quando a agente do Estar perguntou-me se eu não iria colocar talão de estacionamento. Falei que não pois já passava das 18h05 e ela não teria uma folha de 55 minutos (não que eu seja pão duro, mas lei é lei). Não teve jeito: se não colocasse uma folha de uma hora, iria multar-me. Conversando com a atendente, ela disse-me que também não concorda com aquela situação, mas...
Paulo Pamplona, assessor comercialCuritiba PR
Brasil
Registro aqui minha indignação a respeito da maioria dos governantes. O país em que nascemos, vivemos e aprendemos a amar está à deriva. Então, não devemos lutar por um país melhor? Principalmente para viver com dignidade, enquanto poucos percebem altos salários, ajuda de custo e todas as regalias, a maioria da população tenta sobreviver com um salário de fome. É só ligar a tevê e ver crianças morrendo por falta de UTI, idosos se sacrificando na fila para agendar uma consulta.... e o governador do estado pedindo autorização aos deputados para criar mais 20 cargos comissionados. Que exemplo o governo está dando? Que Pátria é essa?
Oleana SovaszenCarambei PR
Vergonha
Os vereadores de Apucarana ganham quase R$ 6 mil por mês e ainda querem mais. Isso é imoral com o resto dos servidores e da população, que vive com salários baixos, principalmente explorados pelas indústrias de bonés.
Edivardo H. SobrinhoApucarana PR
* * * * *
Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
leitor@gazetadopovo.com.br
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.