O auxílio-moradia concedido a juízes, que agora pode ser estendido aos defensores públicos (Gazeta, 24/11), é mais uma afronta ao povo trabalhador e aos brasileiros em geral. O nosso Poder Judiciário age rápido quando se trata de legislar em causa própria. Pouco importa se isso causar mais um efeito negativo à sua imagem perante a população.
Ariel J. Ressetti
Aborto 1
Não sou do Paraná e tampouco vivo no Brasil; contudo, sempre que busco me informar a respeito das notícias do meu país, encontro na Gazeta do Povo uma fonte original e equilibrada. O editorial "Precisamos mesmo falar sobre aborto" (Gazeta, 23/11), comentando a campanha da revista TPM, é um frescor de coerência em meio a um mar de parâmetros passionais. Parabéns pela coragem!
Pedro Ravazzano
Aborto 2
Parabéns à Gazeta do Povo pela coragem de se contrapor ao patrulhamento do politicamente correto. Esquecem-se alguns de que todos somos um punhado de células e que arbitrar até qual momento esse "amontoado de células" pode ou não ser assassinado é deixar as portas abertas para todo tipo de atrocidade que alguma maioria momentânea julgar conveniente. Hoje se pode aceitar matar os fetos; amanhã, os bebês com alguma deficiência física; mais tarde, alguma etnia. A história comprova isso!
Wagner Marchiori
Aborto 3
A discussão não deveria ser pautada em matar ou não um ser indefeso. Respeito quem pensa assim, mas não é por aí. O aborto já acontece. Milhares de mulheres abortam. O que se deve pensar é se essas mulheres merecem ser tratadas como criminosas ou não. O Direito Penal não tem competência para analisar esse tipo de prática.
Juliana Martinato Gonzales
LDO
É vergonhoso a Comissão Mista do Orçamento ter aprovado o texto-base da proposta que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (Gazeta, 24/11). O governo ratifica que os fins justificam os meios, que leis são feitas para serem descumpridas. Se fosse um prefeito que fizesse a mesma coisa, certamente seria cassado ou mesmo preso. Essa situação já vinha sendo maquiada desde o primeiro mandato do governo Dilma, e agora vão transformar em lei.
Antonio Carlos Monteiro
Previdência Social
A Previdência Social (Gazeta, 22/11) não é deficitária. O problema é que desde sempre os governos espetam no INSS benefícios de natureza assistencial, como o benefício assistência para idosos pobres, aposentadoria para trabalhadores rurais, e outras para as quais nunca houve contribuição. Na conta do INSS deveriam ficar apenas os benefícios previdenciários; o restante deveria ser vinculado ao Tesouro Nacional.
Fernando de Caron
Ensino ideologizado 1
Não há como discordar do título do artigo "Educar é abarcar a pluralidade de ideias", da professora Janeslei Aparecida Albuquerque (Gazeta, 25/11), mas o seu conteúdo, contudo, omite comentar os fortes indícios do doutrinamento ideológico que ocorre em salas de aula e que não pode ser tolerado. Aproveitar-se da inexperiência e idealismo da juventude, além da posição privilegiada de professor, para conquistar adeptos para a ideologia que professa é indigno de quem se denomina educador.
Marcos Almeida Prado Lefevre
Ensino ideologizado 2
Os professores são treinados para doutrinar nos cursos de Pedagogia, História, Sociologia, Geografia, Filosofia. Adotam livros didáticos que, sob o argumento falacioso de não haver neutralidade nas ciências, em especial nas ciências humanas, defendem uma só escola, a do marxismo, a ideologia da luta de classes, e o revestem de "pensamento crítico". Evitam a pesquisa séria, comprometida com a apresentação de diferentes posições, metodologias e escolas de pensamento.
Inês Lacerda Araújo
Celibato
Sobre a matéria publicada no suplemento The New York Times "A luta pela mudança no celibato" (Gazeta, 25/11), por que tanta preocupação com a disciplina da Igreja para os padres? Por que não vão cutucar a Maçonaria, que não aceita mulheres? Por que não vão bater nos grupos que apedrejam as mulheres em praça pública? Um jovem não quer se casar e isso é motivo de alvoroço? Vão procurar o que fazer e deixem em paz as pessoas que não querem se casar! Que cada um viva como escolheu e seja respeitado.
José Mendes
Crônica
Quem tem o hábito de ler todos os dias não divide a semana apenas em segundas, terças ou quartas, mas de acordo com os textos que saem a cada dia. Por exemplo: segunda-feira é para ler aquele cara com sacadas geniais no jornal. Quarta-feira, para conferir uma nova história daquele cronista. E assim por diante. Por isso, achei que seria uma tarefa penosa completar a lacuna deixada pelo Cristovão Tezza às terças. Mas, quando soube que o espaço seria ocupado pelo Luís Henrique Pellanda, essa preocupação desapareceu. O texto "Mentirosos" (Gazeta, 25/11) é um exemplo de que terça-feira continua sendo um dia legal para ler a Gazeta do Povo.
Heitor Hayashi
Loteria
O governo e a Caixa Econômica Federal preferem estimular mecanismos de acúmulo de riqueza em vez de promover a distribuição de renda por meio da capacitação, educação, aquecimento da economia e formas justas de remuneração do trabalho. De onde tiraram a ideia de que alguém precisa de tanto dinheiro para ser feliz? A ambição frenética dos apostadores não lhes permite que contestem ou reflitam que prêmios excessivos só aumentam as diferenças sociais e são um estímulo ao mau exemplo. Deviam dividir os prêmios das loterias em centenas para beneficiar mais pessoas.
Ailton Marques
Cerveja
Sobre a matéria "Paraná é o novo front das cervejarias" (Gazeta, 23/11), investimentos no Paraná são sempre bem-vindos. Mas, lamentavelmente, os produtos que serão fabricados (as cervejas) são os piores do mundo. Milho puro o tal cereal não maltado da composição. Para poder tomá-las, devido à sua amargueza, os consumidores foram amestrados a bebê-las "estupidamente geladas" para enganar as papilas gustativas, pois acima de 5°C a cerveja brasileira é intragável.
Afonso Celso Frega Beraldi
Água
Muito oportuno o editorial "É o fundo do poço?" (Gazeta, 24/11), que trata da necessidade de entendermos que é por demais urgente economizarmos água, sob pena de seguirmos exemplos de outras cidades em vésperas de racionamento. Mas, para que haja resposta ao que diz o editorial, é preciso que haja uma campanha muito bem estruturada e acompanhada. Do contrário, as palavras escritas serão levadas pelo vento.
Antonio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo
Desmatamento
Desmatamento, pecuária, madeireiras, enfim, a situação é assustadora na Floresta Amazônica. Totalizamos hoje um desmatamento maior que a França! Precisamos urgentemente encontrar uma solução para esse problema, pois os efeitos já estão visíveis no estado de São Paulo, que logo será um grande e morto deserto.
Thiago Luiz Polanski
Olimpíada
Depois de ver as mascotes escolhidas para a Olimpíada de 2016, me pergunto se isso é o melhor que a criatividade brasileira é capaz de fazer. Será que o critério de escolha foi o mesmo empregado na seleção dos dirigentes da Petrobras?
Luiz Nusbaum, médico, São Paulo SP
Corrupção
Se esses gatunos investigados pela Operação Lava Jato deixarem de nos roubar, a economia vai para a frente. Não existe economia forte com concorrência desleal, onde ser honesto significa ser derrotado em licitação.
Renato F. Wysocki
Filme
Gostaria que todos os políticos assistissem ao filme sobre a irmã Dulce. Aí talvez eles aprendessem a trabalhar pelo povo e não somente a extorquir dinheiro para tapar buracos feitos por eles. Aprenderiam com a irmã Dulce a não doar esmolas, mas amor. O Brasil, pela quantidade de impostos pagos, deveria estar no topo do mundo em qualidade de vida.
Maria Stephan
Funerárias
Não concordo com o sistema de atuação das funerárias (Gazeta, 24/11). Deveria haver livre concorrência, para que a população tenha o direito de escolher o melhor preço. O formato atual obriga os clientes a pagar o valor que a empresa determina.
Jocimar Lopes Coutinho
Cartão-transporte
O que a prefeitura de Curitiba está fazendo em relação ao cartão-transporte é o que chamamos de "dar um migué": você compra passagem antecipada, a Urbs pega o seu dinheiro e o aplica, ganha juros e, quando tem aumento, você começa a pagar o valor reajustado. As justificativas da prefeitura são para enganar os trouxas.
Ademir Luiz Maccarini
Trânsito
Sobre a matéria "Xingamento é o bom dia dado aos agentes de trânsito" (Gazeta, 23/11), sou motorista, já cometi inflação de trânsito, já paguei multa e tive pontos na carteira e nem por isso ofendi ou briguei com agente de trânsito. Assumi meu erro e paguei por ele sem ao menos recorrer da multa. O que falta ao povo brasileiro, inclusive a nossas autoridades, é ter bom caráter e assumir que cometem erros e que têm de pagar por eles.
Cícero Roberto Kruke Lachowski
Doação de sangue
Sobre a matéria "Nove passos para quem quer se tornar doador de sangue" (Gazeta, 24/11), só quem já precisou pra si ou para um ente querido sabe da importância da doação. Se doer, que doa; mas, mesmo doendo, doem. E sejam também doadores de medula.
José Luiz David Souto
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas