Sobre a reportagem "Bares e trânsito lideram queixas sobre barulho" (Gazeta, 14/5) penso que falta fiscalização efetiva. A polícia não faz blitz na madrugada, horário em que deveriam fiscalizar. Com isso, bares e motoristas se aproveitam da morosidade policial e fazem barulho, sem se preocupar com nada.
Antonio Cipullo
Barulho 2
Reclamo constantemente do barulho excessivo dos bares ao redor da Praça da Espanha e da Alameda Carlos de Carvalho pelo telefone 156 da prefeitura. Mas o barulho continua. Além disso, eventos convocados pela internet, ocorridos nos últimos meses, trancam todas as ruas de acesso e nesses dias ninguém consegue dormir.
Priscilla Meyer Proença
Barulho 3
Outro ruído bastante irritante são dos alarmes. Principalmente de empresas, que não têm vigia e disparam a qualquer hora do dia ou da noite.
Julio Cesar Fila
Ciclovia inacabada 1
Assim como Morretes, várias cidades do Paraná enfrentam problemas de infraestrutura por causa de promessas não cumpridas e serviços inacabados. O descaso acarreta em risco para ciclistas, pedestres e motoristas, além de comprometer a reputação da cidade diante de turistas e visitantes.
Matheus Sampaio Araújo
Ciclovia inacabada 2
Muito interessante a reportagem sobre as ciclovias inacabadas em Morretes. A prefeitura da cidade precisa concluir a obra o mais rápido possível, pois a população paga impostos para ter uma cidade melhor. É uma questão de qualidade de vida e segurança.
Gustavo de Oliveira Teixeira, Paranaguá
Trânsito
Por causa da lentidão do poder público, o número de acidentes no trecho Fazenda Rio Grande-Curitiba da BR-476 é alarmante. A vaidade e interesses políticos falaram mais alto do que a necessidade de duplicação da pista. O aumento do número de veículos que passam pela rodovia, gera filas enormes.
Dario Augusto Lins Neto
Lei de acesso
Considero a Lei de Acesso à Informação um avanço para a democratização do Brasil. É a melhor forma para diminuir a assimetria informacional entre governo e cidadão. Um estímulo para a população, que poderá solicitar o acesso a informações públicas sem a necessidade de justificar as razões do pedido. O processo de interação entre governo e cidadão será mais simples, já que a lei determina linguagem de fácil compreensão em um sistema informatizado.
Gustavo dos Santos Carnasciali
Prévias partidárias
Infelizmente os partidos brasileiros querem o poder e não fazem questão nenhuma de lançar novos candidatos. A democracia partidária só existe no papel e quando há um interesse maior da cúpula partidária, o resultado é um Brasil completamente sem rumo e esperança de dias melhores.
Luciano Atamanzuck
Ficha Limpa
Todos se recordam da dificuldade que o cidadão enfrentou para ver aprovada a Lei da Ficha Limpa. Não há interesse na aplicação da lei porque ela contribui para desarticular a corrupção no Brasil. Parece que o TSE não tem autoridade ou vontade de julgar crimes eleitorais. São raras as punições.
Alvaro Pereira de Souza
Negócio Fechado
Com tanta informação sobre os demandos na Câmara Municipal de Curitiba, o eleitor não pode ficar omisso; deve dar a sua resposta nas urnas. Também não pode se deixar enganar com os ardis do próximo pleito. Votar em um candidato que é preposto (leia-se "laranja") de um dos investigados é o mesmo que votar indiretamente em um candidato, no mínimo, suspeito.
Moacir de Castro Faria, advogado
Voto
Enquanto o eleitor não souber usar de forma adequada o poder do voto, os agentes políticos irão condicionar seus interesses para o âmbito individualista, e não para a coletividade.
Cleyson Costa Landucci
Queda de juros
O índice de aprovação de quase 80% da presidente Dilma Rousseff, dentre outras razões, está relacionado à política de baixar os juros bancários. Mas os bancos estão aumentando absurdamente as taxas dos correntistas. Resultado: quem não precisa de empréstimos pessoais ou usa cheque especial, ajuda a pagar a conta.
Beatriz Campos
Uma proposta indecente
Costumo acompanhar a coluna da Marleth Silva toda semana, sempre com a curiosidade aguçada. O artigo sobre decrescimento (Gazeta, 12/5) é realista e provocativo. Sim, concordo que urge repensar nosso estilo de vida. Como questiona a colunista, se não precisamos de tanto luxo material para sermos felizes, não insistiríamos em gastar nossas vidas e nossos planetas correndo atrás dele.
Eloá Andreassa
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.