A respeito de utilizarem o Centro de Criatividade de Curitiba no Parque São Lourenço para receber a Belas Artes (Gazeta, 6/4), não faz sentido acabar com os ateliers que há anos vêm formando artistas. Além disso, o prédio há anos exige reformas que nunca aconteceram e não há espaço suficiente para receber as diferentes aulas da faculdade. Seria mais lógico construir um prédio novo.
Marco Antonio Noronha de Brum
Belas Artes 2
Como a Belas Artes iria para um local que necessita de reforma? Os alunos do Centro de Criatividade de Curitiba são o dobro dos alunos da Belas Artes. Eles têm de ter um lugar, sim, mas não é correto despir um santo para vestir outro. O que aconteceu com a verba destinada para a reforma do Centro de Criatividade?
Sônia A. A. Padilha
André Vargas
Todos os londrinenses conhecem a fama e as atividades do doleiro Alberto Youssef desde o escândalo do Banestado, há muitos anos, ocasião em que foi preso pela Polícia Federal. Ser preso novamente na Operação Lava Jato não foi surpresa para nenhum paranaense, mas o deputado André Vargas, que é de Londrina, e se valeu de jato fretado pelo doleiro para viajar com a família para a Paraíba, afirma que desconhecia as atividades do doleiro. Isso envergonha o Paraná e a Câmara dos Deputados.
Milton Ricardo e Silva, advogado
Petrobras 1
Sérgio Gabrielli, ex-todo-poderoso presidente da Petrobras, declarou que a presidente Dilma realmente não possuía todas as informações por ocasião da compra de parte da refinaria de Pasadena, mas, mesmo assim, a decisão da compra foi correta. Posso ser ingênuo, mas, se a decisão fosse incorreta, qual poderia, então, ter sido o prejuízo? Ou Gabrielli quis dizer que, independentemente do grau de correção, o negócio estaria fadado ao prejuízo?
Nereu J. Mello de Souza
Petrobras 2
Lula incita seus fãs a "caírem em cima" da oposição, que deseja uma investigação sobre os enormes prejuízos com a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, para que não ocorra outro caso como o do mensalão. Lula não quer uma investigação mais séria porque tudo isso aconteceu durante o período em que ele era o presidente do país.
Geraldo Buss
Ipea
Interessante o enfoque da coluna de Fernando Martins "Sementes do autoritarismo" (Gazeta, 9/4), especialmente no que se refere à intolerância virtual, e se assemelha muito aos milenares atiradores de pedra escondidos na multidão. As informações do Ipea causaram-me estranheza, mas, de fato, mesmo com o resultado corrigido e que parece mais realístico, é significativa a falta de consciência e moralidade em nosso povo.
Edilson Miaqui, engenheiro
Venezuela
Maduro é semelhante a Chávez, e já está mostrando suas garras. A América do Sul, nos últimos anos, tem sofrido com governantes ruins, que se apresentam como salvadores e benfeitores do povo, supostamente buscando apenas o bem da população, mas na realidade são mafiosos que defendem seus interesses e de pequenos grupos a eles ligados.
Marcelo Parchen de Christan
Plano funerário
Tenho um plano funerário cancelado pela Justiça. O meu plano foi feito em 2003, e já o usei para três sepultamentos, sendo muito bem atendido. Gostaria de deixar claro que nós fazemos o sepultamento de entes queridos e não de caixões. Não é justo que os contratos existentes sejam cancelados.
Carlos Kloss
Telegramática
O ótimo serviço do Telegramática tem a assinatura da cidade de Curitiba e é reconhecido nacionalmente. Salva a pátria, com um simples telefonema, de cidadãos que usam a escrita em seu métier, desde o pesquisador doutor até a criança do ensino fundamental. Com a mudança do endereço físico para outro bairro, os professores de Português que fazem o atendimento ficam inacessíveis para consultas, pois a operadora de telefonia, que prometeu imediata transferência da linha e número para o novo local, não consegue efetivar a manutenção do mesmo número. E os consulentes pagam o pato.
Ataíde Nemésio, Rio de Janeiro RJ
Esportes
A União e os estados não investem o suficiente na formação de novos atletas. Com toda essa extensão territorial, com uma costa marítima soberba, com quase 200 milhões de habitantes, o Brasil não consegue revelar uma quantidade mínima de atletas de ponta. É só observar os escândalos nas confederações de várias modalidades esportivas. É um descaso total. O que interessa às autoridades é a Copa do Mundo e a Olimpíada.
Luciano Ribeiro Ayres
Futebol
Dá para entender esse trio de ferro, que neste ano não passou de trio de barro? O Coxa priorizou a estadia dos titulares num hotel em Foz; o Furacão desprezou o Campeonato Paranaense, colocando um time sem experiência; o Tricolor da Vila mandou o melhor jogador do elenco embora por problema de disciplina! Assim o título foi para o interior.
Daniel da Silva Andrade
Taxação
A pessoa física compradora de produtos no estrangeiro faz um enorme favor por forçar a inflação a baixar, considerando que diminui a procura interna. É a forma que o cidadão encontra de adquirir coisas a preço decente e justo. Quanto ao dinheiro que será recolhido com o conluio entre a Receita e os Correios, não fará diferença em prol do cidadão brasileiro, que já paga muito para ser mal atendido dentro das repartições públicas comandadas por gente ligada a partido político.
Marcos Garcia
Correios
Postei um volume via Sedex numa agência dos Correios. Apesar de tudo correto, o volume retornou por um erro do funcionário atendente. Tentei o site dos Correios e é quase impossível fazer uma reclamação; tive de postar o volume novamente. Em vários anos de utilização do sistema Sedex, nunca havia tido problemas.
Luís Sergio Bonetto Grochovski
Pedágios
Se a Estrada da Graciosa é única via livre de cobrança para descer ao Litoral e está interditada, a cobrança de pedágio na BR-277 não se torna ilegal?
Durval Nascimento Neto
Descuido
Nossa cidade está coberta de mato, grama sem cortar, praças e monumentos sem conservação e chafariz sem água, como o do fim da Avenida Sete de Setembro, por exemplo. Fazia muito tempo que não via tamanho descaso com a nossa cidade.
Evaldo Macedo
Violência
A prefeitura usa uma foto de uma guarda municipal armada e apontando uma arma para jovens para promover a "paz nas praças". E, no mês passado, acabaram com o projeto Música nos Parques. O PT, em seus planos de governo, sempre defendeu ocupação das praças com cultura e aí, sim, coibir a criminalidade. Mas entendi que agora a visão é outra: acabar com o projeto de cultura nas praças e promover a paz com armas.
Ana Carolina Caldas, pedagoga
Flávio Suplicy de Lacerda
O episódio da tomada da reitoria da UFPR em 1968 não foi o único episódio e o mais importante para impedir a implantação do ensino pago no país. Além disso, a luta contra o ensino pago não foi um simples confronto entre esquerda e direita. Estudantes como eu, que não tinham condição de pagar a mensalidade na época, não poderiam frequentar a universidade, motivo pelo qual lutamos contra a implantação do ensino pago na Engenharia da UFPR. O confronto era de ideias: de um lado, o governo (para nós personificado pelo professor Suplicy e pelo diretor da escola de Engenharia, professor Leitner), que defendia o ensino pago; e, do outro, os estudantes que lutavam contra. O busto de Suplicy foi derrubado e arrastado pelo chão por representar o poder vigente e não porque era de "direita" ou não havia sido um bom reitor.
Clóvis Melo Ávila
Voto dos analfabetos
O povo brasileiro está tendo dificuldades para eleger seus governantes porque uma boa parte da população, que se diz letrada, não tem capacidade para compreender o grave problema da corrupção na política. No entanto, percebo nos analfabetos uma sabedoria e uma consciência crítica e política das suas necessidades de cidadania plena. É preciso oportunizar espaços para ouvi-los.
Carmen Marília Juck Côrtes de Souza
Políticos
O melhor modelo para campanhas eleitorais, sem dúvida, é o daqueles políticos de antigamente honestos, com uma visão progressista para o país, que não queriam somente usar os trilhões de impostos para sua benesse própria, enriquecer indevidamente e passear de jatinhos pelo Brasil.
Marcio Antonio Gonçalves dos Santos
Corrupção
Empreiteiras e outros grandes doadores de campanhas eleitorais, estimulados pelo próprio governo, pressionam parlamentares governistas e da oposição a desistir da criação de CPIs. É hora de, pelo menos, jogar um pouco de luz nessa relação perniciosa que atrasa nosso país e, se não acabar, frear a corrupção que procria as mais fétidas trapaças, comprometendo nosso futuro.
Myrian Macedo, São Paulo SP
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.