O artigo "O menino e sua mãe", de Belmiro Valverde Jobim Castor (sobre a morte de João Hélio, publicado em 11/2) deveria ser encaminhado aos presidentes do Executivo e Judiciário, do Congresso Nacional (Senado e Câmara) e da Assembléia Legislativa para transcrição em seus respectivos anais.
Celso Amorim Salazar Pessoa, São Francisco do Sul SC
Beira-Mar
Enquanto o governador ganha muito, um filho de dono de um jornal é assassinado no interior do estado, uma menina de 13 anos fica paraplégica em um tiroteio e mais e mais bandidos roubam bancos, o ilustríssimo traficante Beira-Mar passeia gratuitamente de avião pelo nosso querido Brasil.
Murilo L. Ribeiro, empresário, Curitiba PR
Menores no trabalho
Cada vez mais presenciamos crianças nas ruas, vendendo nas esquinas, cheirando cola, bebendo nos bares, jogando ou na pura vadiagem. Será que as autoridades não deveriam modificar as leis para que esses menores com mais de 12 anos pudessem estudar e trabalhar em meio período, sem que isso seja considerado trabalho escravo? Ao contrário do que ditam as leis, acredito que isso ajudaria e muito para que essas crianças fossem preparadas para o futuro.
Aguilar Silva, empresário, Curitiba PRViolência
Um dia depois de meu
filho ser assaltado, fui vítima, em 4/3, do golpe do falso seqüestro pelo celular,quando simularam a voz de meu filho em prantos e fizeram ameaças de morte. Rapidamente fiz contato com meu filho por outro telefone e desfiz a farsa. Sofri um altíssimo estresse, mas pude perceber que a ligação era a cobrar e o número de telefone oculto (confidencial). A quem serve a opção de confidencializar o número do telefone?
João Jolli, Curitiba PR
Desperdício
Nossas estradas são realmente uma calamidade. Viajei recentemente pelaBR-116 e pode-se dizer que ela é "escalavrada". Em longos trechos, o asfalto está todo quebrado; não há por onde passar. Não se vê qualquer sinal de trabalhos de recuperação. A certa altura da rodovia, duas longas filas... Acidente? Não, apenas um grande degrau na pista que se deve descer com o máximo cuidado. É inevitável um pensamento: e os milhões de reais que o governo consome na manutenção da máquina política? Quantos quilômetros de estradas seriam construídos com um deputado a menos? E mais importante: quantas vidas seriam salvas?
Elcy Saboia Zappia, aposentada, Ponta Grossa PR
Porta giratória
Dia desses, fui a uma agência bancária e enfrentei dificuldades para entrar. A porta giratória travava porque minha bolsa não era adequada. No posto de atendimento, uma senhora me disse que havia entrado com moedas e chaves no bolso. Na saída, reclamei para o guarda, pois a porta voltou a travar. É intrigante observar que uns passam até com chaves e outros nem com a bolsa.
Roziraime A. da Silva, Curitiba PR
Cães abandonados
No bairro São Braz há muitos cães que perambulam pelas ruas. Trazem sujeira, doença, perturbação do sossego e perigo de sermos atacados. Se há proibição de eliminar tais cães, que se reative a carrocinha para levá-los à Sociedade Protetora dos Animais.
Jamil C. Lima, corretor de imóveis, Curitiba PR
Lost e o Paraná
Acompanhando o seriado Lost, de sucesso mundial, me deparei com a coincidência com o nosso estado do Paraná: os ingredientes que acompanhamos na mídia são os mesmos, entre eles a vaidade, traições, passado nebuloso, terrorismo, síndrome da liderança ou pânico, honestidade questionável e a idéia de que ninguém presta se não estiver do mesmo lado. No Paraná, existem dois lados: o dos "bons" e o dos outros. Aqui tudo que não presta é culpa dos outros; os bandidos são os outros, tudo que foi feito de bom não tem o dedo dos outros e a imprensa que não fala bem é amiga dos outros. Mas como todo seriado tem data para acabar, mais uma coincidência: na ficção e na realidade tudo termina em 2010.
Fabio Aguayo, sindicalista, Curitiba PR
Antonina
A Praça Romildo Gonçalves Pereira (Beira-Mar) tinha um relógio do sol, mas estão construindo um estacionamento em seu lugar. É pena. Apaga-se a memória da cidade. Há cinco anos, um grupo de capelistas e admiradores criaram o movimento "Cidade Limpa" para restaurar pontos turísticos. Infelizmente, não houve continuidade.
Wilson dos Santos, tenente-coronel, Antonina PR
* * * * *
251 correspondências foram recebidas pelaGazeta do Povo na última semana.
Temas da semana
Chávez - 12Bush no Brasil - 4Ensino fundamental - 3
"Acho que o sr. Hugo Chávez precisa governar o país do qual é presidente. A Assembléia do Paraná deve fazer o mesmo (por aqui)."
Dirk Koll, Arapoti PR
"Em uma visita de Lula aos EUA haveria a mesma mobilização... que a feita no Brasil para receber Bush?"Eduardo Ratton, professor universitário, Curitiba PR
"As escolas públicas terão condições de se adequar à decisão da Justiça (para antecipar o acesso ao ensino de 9 anos)?"Ailton S. Marins, Curitiba PR
* * * * *
Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
leitor@gazetadopovo.com.br
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia