A política de investimentos deverá ser direcionada ao consumidor final: o povo. O CPMF deve ficar no município em que foi gerado, o que ajudará na redução dos problemas da saúde pública, e o direcionamento desse imposto deve ser executado pelas prefeituras, o exemplo deverá ser seguido aos outros impostos. Quando nossos recursos tomam o rumo do estado e da nação acaba dissolvido. A opinião da coluna de 27/4 deve se fundir no pensamento dos novos políticos da nação, pois, sem dúvida, é a solução para as agruras de nós, o povo.

CARREGANDO :)

Leopoldo Cunha NetoPonta Grossa, PR

Ponte preta

Publicidade

Todo dia, ao ir para casa de ônibus passamos por baixo da ponte (preta) ferroviária, na Rua João Negrão, e pergunto-me quando vão tirar esse incômodo daí? Realmente, é um incômodo, visto que a ponte não leva mais a lugar nenhum. Leva sim alguns caminhões para as oficinas. Mês passado, meu ônibus levou mais de 20 minutos para percorrer cerca de 400 m, a partir do terminal Guadalupe, devido ao congestionamento causado por um caminhão-baú que bateu na "bela" ponte preta. Já estão se tornando comuns colisões com a ponte. Essa ponte tornou-se uma vergonha para a cidade. Creio que a prefeitura só se mexerá quando tiver que responder judicialmente por danos em algum cidadão ou veículo, que tenham sido atingido por uma algum pedaço de ferro caído daquela ponte. O estado de conservação é deplorável. Se não é incumbência da prefeitura, que a mesma intime os responsáveis pela sua retirada. Alguns podem dizer que é um obra de engenharia, ora se é então coloquem num museu (quem sabe o ferroviário) ou em uma praça que não incomode ninguém.

Hélcio Antunes de Lima, economistaCuritiba, PR

Dúvida

Para recolher o INSS, o faremos pelo mínimo regional. Quanto à aposentadoria, os funcionários irão receber pelo salário mínimo nacional ou o mínimo regional? Estou esperando esclarecimento.

Adriano C. Flisicoski, industrialCuritiba, PR

Publicidade

Mau exemplo

Entusiasta da educação e dos bons costumes, minha vida sempre foi pautada pelo apego a ela, como a única maneira de se conseguir resultados e proporcionar bem-estar a todos. Cidadão educado é cidadão feliz, contente, saudável, participativo e perfeitamente inserido na sociedade. Sempre fui partidário de que a educação é a única maneira de mudar o Brasil. Infelizmente, minha opinião vem mudando com o tempo, ao observar que aqueles que deveriam nos proporcionar a oportunidade de dela usufruir não têm a mínima condição moral e ética para se dizerem responsáveis pelo ensino e educação do povo que governam. Os atuais detentores de mandatos majoritários são o que há de mau exemplo para qualquer jovem em formação e que almeje um dia se sentir agraciado com oportunidades de uma vida melhor. Como é que se pode confiar em um governante que, ao postular o cargo ao qual foi eleito, usa de meios escusos, rasteiros e indignos de um cidadão que ocupa esse posto? Conseguiu se eleger através de uma fraude ao montar a farsa do perito criminal que atestou falsamente uma montagem relacionada às suas freqüentes explosões verborrágicas. Até quando isso vai continuar? Quem vai exonerar o governador que se elegeu através de uma fraude? Espero, torço e rezo para que seja o povo do Paraná, na próxima eleição. Esse vai ser o nosso Ofício de Exoneração!

Miguel Orleryk, professor aposentadoCuritiba, PR

Combustível

Estamos em plena colheita da safra de cana-de-açúcar. Seus preços de mercado vêm despencando a cada dia. Infelizmente, não sentimos, até o momento, qualquer reflexo nas bombas de combustível. A justificativa dos distribuidores é de que ainda estão praticando os preços do produto estocado. Como leigo no assunto minha pergunta é: por que quando da alta do preço do álcool ele é imediatamente repassado aos postos de combustíveis? Será que para essa situação específica não há estoque do produto a valores inferiores?

Publicidade

Fred BrancoCuritiba, PR

Repúdio

Os católicos estão descontentes com a opinião do bispo dom Tomás Balduíno, presidente da Comissão Pastoral da Terra: o líder religioso se solidarizou com as mulheres que, recentemente, depredaram instalações da Aracruz Celulose. O cristianismo defende a harmonia entre os homens e nunca a rebeldia destruidora.

Carmem A. Salomon, dona de casaUnião da Vitória, PR

Erro no nome

Publicidade

O jornalista Hélio Fernandes, dia desses, encheu a bola do presidente da Bolívia, Evo Morales. Para ilustrar o texto, lembrou que o escritor Eduardo Galeano fez um poema em homenagem a Morales. E, para concluir, disse ser ele um leitor assíduo das obras de Galeano. Citou o seu livro favorito: "As veias rasgadas da América Latina". Puxei pela memória e lembrei que, nos meus tempos de estudante, eu li a monumental denúncia do autor uruguaio chamada "As veias abertas da América Latina". Com todos esses elogios, recomenda-se que o presidente boliviano vá com mais cautela...

Astrid Varella, enfermeiraCuritiba, PR

Educação

Todos nós estamos cansados de saber que o ensino público é uma vergonha, isso não é novidade. Os professores não recebem um salário digno, escolas sofrem com problemas de violência, instalações, falta de material etc. O governo é o único responsável por todos os problemas nas escolas, e a sociedade é responsável por cobrar deste governo que as escolas, os professores e os alunos tenham tudo o que precisam para desenvolver o processo fundamental na vida de uma pessoa. Considero que cada escola, professor e aluno tenham pelo menos o mínimo para trabalhar: segurança, boa estrutura e material escolar – livros. Estamos no final do mês de abril. Período de plena atividade escolar. E na Escola Estadual Guido Straube, Mercês, ainda há alunos sem livros, que o governo deve distribuir e cuidar dos que são devolvidos pelos alunos de anos anteriores. Outro dia, passei pela frente dessa mesma escola e vi uma faixa de agradecimento ao governador pela reforma feita na escola. Passo lá todos os dias e espero ler a faixa de agradecimento ao governador pela chegada dos livros escolares... como os livros ficam "escondidos" dentro das mochilas, não é difícil perceber porque eles ainda não estão nas mãos das crianças... Não precisa agradecer ao governador não, Colégio Guido Straube, ter uma escola digna, bem cuidada e livros para todos os alunos é uma obrigação do governo e não um favor.

Cassiana Castro, psicólogaCuritiba, PR

Publicidade

***

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.