Números

1.022 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo na última semana.

Temas mais comentados

• Faltas de vereadores: 34• Telefonia móvel: 22• Candidatos únicos: 19

"Talvez se os vereadores batessem cartão, como trabalhadores comuns, e tivessem descontos no salário em caso de faltas, começassem a levar mais a sério e a cumprir com seus horários e obrigações. Talvez..."

Neide Scheuer

"Até que enfim a Anatel disse a que veio. Se as empresas de telefonia móvel não querem investir no país, que vão embora."

Luiz Dias

"Não é saudável a ausência de concorrência em qualquer cenário. No ambiente político municipal isso acarreta falta de debate de ideias e soluções para os problemas da cidade."

Diego Paolo Tsutsumi

CARREGANDO :)

Ao contrário da opinião geral, acho corretíssimo o pagamento do auxílio-alimentação aos membros do Judiciário (Gazeta, 27/7). Afinal, com o pequeno salário e poucos benefícios que recebem, nada mais justo que um reforço, retroativo em oito anos, para poder incrementar sua alimentação diária.

Luiz J. Soares

Publicidade

Benefícios para o Judiciário 2

Os procuradores e promotores do MP já recebem muito bem, enquanto os funcionários públicos de baixa renda têm de pagar seus próprios almoços. Até quando nosso Brasil, tão mal administrado, continuará a ser sugado dessa forma?

Rosangela Valoto

Benefícios para o Judiciário 3

Creio que é uma decisão correta do TJ e MP, pois, num país famélico como o Brasil, os ilibados juízes e magistrados deveriam receber auxílio-alimentação retroativo à época do Império, pois talvez dessa maneira pudessem saciar sua fome de comida e dinheiro. É lamentável como estão sangrando os cofres federais. E nós, contribuintes, trabalhamos de sol a sol para manter isso.

Publicidade

Pedro Savero, Boston – Estados Unidos

Faltas de vereadores

Para resolver o problema das faltas dos vereadores basta adotar as mesmas regras das empresas privadas. Faltou, desconta do salário. Se for reincidente, recebe uma notificação e, persistindo as faltas, será demitido por justa causa, no caso, perdendo o mandato.

Nilson Frizo

Greves

Publicidade

Os profissionais descontentes podem e devem fazer greve desde que existam regras para garantir o direito dos cidadãos que pagam muito caro por serviços medíocres. Se os professores se sentem insatisfeitos com tanta frequência, creio que devam buscar outras alternativas, como o resto do povo brasileiro se obriga a fazer. Somos iguais ou não?

Cristina Schuster

Alfabetização plena

Discordo em alguns pontos da reportagem sobre a taxa de alfabetização plena (Gazeta, 26/7). Como professor, graduado em universidade pública, egresso de escola pública e professor por opção, eu procuro fazer sempre o meu melhor, mesmo com salário defasado e condições aquém do esperado. Garanto que bons alunos também se tornam professores.

Eugenio Lyznik Junior

Publicidade

Coral infantil 1

É preciso que haja uma saída coerente para o impasse envolvendo o Ministério Público e o coral de crianças do HSBC (Gazeta, 27/7). Esse espetáculo natalino atrai turistas nacionais e estrangeiros. É lastimável perdê-los. E muito mais lastimável é perder o brilho de olhar os cantores-mirins naquelas janelas.

Isabel Sprenger Ribas

Coral infantil 2

Surpreende a iniciativa do Ministério Público e do Ministério do Trabalho sobre a atuação das crianças do coral de Natal do HSBC. As crianças disputam para participar, gostam do que fazem, os turistas também, e ninguém é prejudicado. Ao mesmo tempo vemos inúmeras crianças na rua o dia inteiro por causa do descaso do poder público que não cumpre seu papel de fornecer escolas e creches. Quem está sendo prejudicado de verdade?

Publicidade

David de Carvalho

Hospitais filantrópicos

Os hospitais filantrópicos (Gazeta, 27/7) praticamente vivem de esmolas. Já que existem no país várias modalidades de loterias, deveriam destinar um porcentual de alguma delas para esse tipo de instituição.

Airton Kraismann

Peritos abandonados

Publicidade

Parabéns a Carlos Ramalhete pelo texto sobre a situação dos peritos criminais brasileiros (Gazeta, 26/7). A sociedade necessita da perícia autônoma e estruturada, sendo capaz de uma boa produção de provas.

Rui Barbosa Nunes, Ji-Paraná – RO

Rex, o beagle

Li por acaso o texto de José Carlos Fernandes "Celso, Rosa e Rex, o beagle" (Gazeta, 27/7). Achei lindo, sensível sem ser sensacionalista, melodramático ou exagerado. Obrigada ao autor pelas lágrimas que o texto me trouxe. Elas me fizeram lembrar que, apesar da minha desilusão com a humanidade, eu ainda sou humana.

Jupiara Jordani

Publicidade

Saques em dólar

É uma boa ideia a implantação dessas máquinas para saques em dólar (Gazeta, 26/7); aqui em Curitiba foi registrada um invenção bem parecida com a ideia apresentada. A invenção está devidamente registrada no INPI como caixa eletrônico facilitador de troco com câmbio monetário.

Cristiane Moura

Lixo no mar

É de causar, no mínimo, uma grande indignação presenciar um navio fazer o descarte de grande quantidade de lixo na Baía de Paranaguá. Para denunciar e exigir que as autoridades façam seu trabalho, procuramos pela Capitania dos Portos, que insiste em não responder aos chamados; e o Instituto Ambiental do Paraná que não atende nos fins de semana. Ou seja, também no mar estamos à mercê dos criminosos e sem apoio das autoridades.

Publicidade

Dalva Renata Cornel de Souza

Jogos Olímpicos

Como estamos vendo nos Jogos Olímpicos de Londres, as partidas de futebol ocorrem em outras cidades. Curitiba poderia pleitear, desde já, receber jogos de futebol da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016. Seria uma forma de compensar a nossa capital pelos poucos jogos que teremos na Copa do Mundo de 2014.

Luiz Alexandre Reis, servidor público

* * * * *

Publicidade

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.