Mídias Sociais
Bento XVI
"Pela sua idade, está na hora de descansar. Obrigado, Papa, por tudo que fez para os católicos."
Cido Batista, no Facebook, sobre a renúncia do Papa Bento XVI.
Aborto 1
"O impressionante é um governo promover uma cartilha que ensina a cometer um crime bem típico de uma quadrilha que tomou o poder."
Adriana Gonçalves Galvão, no Facebook, comentando o editorial sobre a cartilha do Ministério da Saúde que ensina a fazer abortos usando o medicamento Cytotec (Gazeta, 9/2).
Aborto 2
"Se a mulher quer arrancar um braço, uma perna e até a língua, não tenho nada com isso... Mas o bebê que ela carrega não é extensão do corpo dela."
Carla Pola, no Facebook.
Pichações
"Não há qualquer ideologia nos códigos cifrados indecifráveis que emporcalham a nossa cidade. É vandalismo puro. Controle da venda de spray e cadeia é o que vai limpar a nossa sociedade dessa corja."
Carlos Zander, no Facebook, comentando o editorial sobre pichação (Gazeta, 10/2)
* * * * *
Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook ou do perfil no Twitter
Não sou católico. Não sou conservador e por isso não comungo da quase totalidade das ideias do Papa Bento XVI, o que não me impede de reconhecer a nobreza de caráter evidenciada em duas ocasiões. Quando de sua visita ao campo de concentração de Auschwitz, indagou: "Por que, Senhor, permaneceste em silêncio? Como pudeste tolerar isto? Onde estava Deus nesses dias? Por que esteve Ele silencioso? Como pôde ele permitir esta matança sem fim, este triunfo do demônio?" E agora, anunciando a renúncia ao papado pelas suas condições de saúde, mostrando um desapego ao poder pouco visto entre os demais seres humanos. Que sirva de lição e motivação para tantos "jurássicos" que nos assombram.
Luiz Nusbaum, médico, São PauloSP
Bento XVI 2
A renúncia pega a todos os fiéis católicos de surpresa. O Papa, apesar de idoso, tem cumprindo todos os ritos e viagens comuns a um dirigente da Igreja Católica. Existirá nessa renúncia algo a ver com documentos roubados pelo mordomo do Papa em 2012? Com certeza não saberemos os reais motivos. Só sei que aquela fumacinha branca que aparece no Vaticano depois de encerrada a votação não terá mais o mesmo significado que vivenciamos até hoje.
Beatriz Campos, São PauloSP
Aborto 1
Independentemente da posição pessoal de cada um sobre o delicado tema da descriminalização do aborto no Brasil, é inaceitável, para qualquer cidadão que preze a democracia como valor inamovível da sociedade brasileira, uma atitude como essa do Ministério da Saúde (Gazeta, 9/2). Qual será a próxima cartilha para "redução de danos"? Homicídio seguro? Infanticídio seguro? Assalto seguro? Corrupção segura? Essa, aliás, parece desnecessária no atual governo...
Wagner Marchiori, São PauloSP
Aborto 2
A Carta Magna da nossa nação é constatemente violada o artigo 5º garante a "inviolabilidade do direito à vida e ninguém grita. Parabéns pelo editorial de sábado e pela voz corajosa neste mundo de mentiras e medos. Os inocentes e a dignidade humana agradecem!
Marek Szczepaniak
Aborto 3
É de causar espanto o editorial da Gazeta do Povo. Então a mulher é obrigada a carregar em seu ventre o fruto de uma violência? Não temos mais o direito sobre nossos corpos? Talvez quem escreveu o editorial pense em adotar todas as crianças nascidas da violência, ou talvez seja mais fácil as mulheres morrerem no aborto clandestino.
Mariclair R. S. Powell, AndoverInglaterra
Carnaval
Decepcionante que a escola Acadêmicos do Salgueiro, apresentando um enredo sobre a fama, tenha incluído entre os afamados o mercenário sanguinário Che Guevara, um dos ideólogos e comandantes que lideraram a revolução comunista cubana ao lado de Fidel Castro e impulsionaram a instalação de grupos guerrilheiros terroristas em vários países da América Latina, entre eles o Brasil. Isso denota a ignorância do povo brasileiro, até porque deixaram de apresentar dois brasileiros que mereciam figurar em toda e qualquer manifestação de homenagem: Ruy Barbosa e Ayrton Senna.
Nei Silveira de Almeida, Belo HorizonteMG
Casas noturnas
Acho muito estranho os bombeiros fiscalizarem as casas noturnas durante a noite. Será que é mesmo necessário que a ação seja feita enquanto os bares estão funcionando, com pessoas querendo se divertir? Por que não fiscalizar durante o dia? Dá a impressão de que querem causar frisson e mostrar serviço um serviço que até então não estava sendo feito. Os empresários não são simplesmente omissos e contrários à lei; falta orientação e fiscalização.
Priscila Hubner
Segurança
O acidente que vitimou os jovens em Santa Maria mobilizou uma grande fiscalização nas casas noturnas. Mas será que a insegurança nas ruas, que causa aproximadamente milhares de homicídios no Brasil, não merece uma atenção maior? Durante a noite, o perigo ao andar nas ruas é bem maior que ao frequentar casas noturnas.
Arno Dummer, engenheiro
Energia elétrica 1
A construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) agride o pouco que resta da natureza nas margens dos rios. O governo faz muito bem em não liberar essas usinas. Nós temos de pensar mais em termos econômicos, mais ecológicos. No entorno do Pantanal mato-grossense estão previstas quase ou mais de 20 PCHs! Que agressão! O governo deveria incentivar mais a construção de usinas eólicas. Sem sabotagem, como está acontecendo no Nordeste.
Minoru Takahashi, Maringá PR
Energia elétrica 2
Nossos governos se tornaram especialistas em medidas populistas, usando as estatais para atingir objetivos de aprovação popular. Quem seria contra reduções de preços? Só doidos ou quem se preocupa com o futuro, como a Gazeta do Povo. Tomara que nossos filhos não paguem a conta dessa redução de energia!
Domingos Ribeiro
Casa Kirchgässner
As lembranças precisam fazer parte da nossa educação para sabermos como nós somos hoje. Fiquei emocionada com a história da construção (Gazeta, 9/2) e o termo que a caracterizou "pulga atrás da orelha", termo muito usado pelos meus avós. Vamos nos unir para termos mais um museu que representará a dinâmica do desenvolvimento da nossa cidade. Parabéns pela matéria!
Marília Dias Schlichting, PinhaisPR
Senado
Ao ligar o meu computador pela manhã, ainda meio sonolento, só consegui ler a principal notícia ("Papa Bento XVI renuncia ao cargo") como "Renan renuncia ao cargo". Aconteceu o famoso ato falho: era tão desejado no meu inconsciente que, ao ler o "renuncia ao cargo", coloquei Renan no lugar do Papa.
Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de JaneiroRJ
Eleições
Embora os mandatos políticos sejam normalmente de quatro anos, todos os políticos participam de pleitos a cada dois anos. Por isso sou a favor da unificação das eleições. Em eleições alternadas, prefeitos e vereadores ficam em descompasso com o governo do estado ou federal, fazendo com que projetos sejam esquecidos. Todos perdem com isso.
Gastão Schefer, diretor da Associação dos Delegados de Polícia Federal no Paraná
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas