Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Bento XVI

Um conclave nos aguarda. E não há o que temer. Uma das coisas que o papa Bento XVI nos ensinou foi a ter fé. E, como ele disse na Via-Sacra de 2005, apesar de a Igreja parecer uma barca prestes a afundar, Deus sempre vem em seu auxílio. A última palavra sempre é a dEle e é por isso que devemos olhar para o horizonte com a confiança de que "as portas do inferno não prevalecerão".

Renan Silva, estudante, Londrina – PR

Superaposentadoria

Os nobres parlamentares foram eleitos para criar leis e fiscalizar o governador, mas parece que se esqueceram disso, porque estão buscando de todas as maneiras uma aposentadoria fora da realidade (Gazeta, 14/2). Nosso povo está perdido tendo parlamentares assim, que querem fazer mau uso do dinheiro público.

Osmar de Oliveira, Umuarama – PR

Férias de juízes

As férias de 60 dias (Gazeta, 14/2) são uma das razões pelas quais um processo tramita na Justiça ao longo de tantos anos. Não bastassem todas as benesses, essa é mais uma que depõe contra os senhores juízes e procuradores, completamente alheios e desvinculados da nossa realidade. Lamentável.

Nagib Fattouch

Dia da Consciência Negra

Concordo com a ação da ACP contra o feriado do Dia da Consciência Negra (Gazeta, 15/2). Todos somos iguais e a criação desse feriado é uma discriminação contra as demais raças que formaram o país. O que difere um ser humano do outro é apenas o caráter e a conduta, e não a cor da pele.

Noemia Rute de Souza

Segurança 1

O governo estadual já gastou muito dinheiro para mostrar o suposto aparelhamento policial em "prol" da segurança. Agora, durante a temporada de férias, novamente gasta dinheiro fazendo propaganda da polícia no Litoral paranaense. Ficamos torcendo para que todo esse aparato de segurança suba a serra e não se esconda...

Ziegfredo Horta

Segurança 2

Parabéns pelas ações da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Curitiba nas praças Rui Barbosa e General Osório, convidando os desocupados, que sempre ficam jogados nos gramados, bancos e calçadas, a mudar de local. Em cinco dias já acompanhei três ações assim. Nota 10!

Leticia de Castilho Freire

Lei Seca

Acredito que a Lei Seca não deve ficar restrita aos motoristas e motoqueiros. Os ciclistas também causam muitos acidentes ao fazerem manobras arriscadas. Também é notório que muitos ciclistas param em bares para "marcar o ponto", chegando em suas residências embriagados. Por também fazerem parte do trânsito, eles devem estar sujeitos às mesmas leis que os motoristas e motociclistas.

José Luiz Novôa, Araucária – PR

CNH

Acredito que os testes para fazer a habilitação são muito fáceis e deveriam ser mais rigorosos, principalmente para a habilitação para motos. Hoje, a pessoa faz as aulas em uma área de aproximadamente 400 m2, sem trânsito algum, faz os exames da mesma maneira, sai habilitado e já quer pegar o tráfego da Linha Verde!

Carlos Saczk

Transporte coletivo

Precisamos enxergar não só os custos do transporte, mas também as receitas que o mesmo gera, inclusive os valores recebidos com a publicidade. Dessa forma, quem sabe nós, usuários, poderemos sugerir alternativas que tornem o sistema mais em conta.

Adilson Vidoreto

Tecnologia

A formação de professores para o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (Gazeta, 12/2) envolve uma mudança de paradigma na maneira de conceber ensino e aprendizagem. Com o uso das tecnologias, o professor não pode ser o transmissor do conhecimento, e sim um mediador para que o aluno aprenda, individualmente, em colaboração com o outro. O fato de apenas o professor se apropriar do uso do computador também não garante a melhoria da qualidade de ensino.

Olga K. Takinami

Árvores

Adoro as ruas com túneis de árvores, mas, como são árvores gigantes e envelhecidas, oferecem perigo para a população. As podas em "Y" as deixam muito frágeis. Por que não ir substituindo as árvores antigas por hibiscos, com flores perenes, alegres e de pequeno porte?

Hália P. de Souza

Pichações

As pichações são um assunto antigo e mal resolvido, mas ainda existe jeito de acabar ou minimizar o problema. Basta mudar a legislação e transformar a pichação em crime, formar um cadastro geral desses pichadores e deixá-los passar um tempo atrás das grades. Também se deveria incluir no currículo escolar discussões sobre os danos causados pela pichação.

Dionisio Francisco Grabowski

Carnaval

Nada contra o carnaval e muito menos contra o carnaval em nosso Litoral. Porém, o que não deu para engolir foi o majestoso camarote montado pela prefeitura de Guaratuba, com orquestra própria, garçons, um exército de seguranças particulares e estacionamento privativo para acolher os convidados vips que foram se refestelar à custa do dinheiro do caríssimo IPTU cobrado na véspera.

Rubens A. Santos, empresário

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.