Mídias sociais

Maquiagem fiscal

"O problema não está só na diminuição do superávit primário. O câmbio flutuante também sofreu com a decisão de Mantega em estabelecer o valor mínimo do dólar. O governo Dilma está brincando com fogo e o dragão da inflação já está na espreita."

Gustavo Fortunato, via Facebook, comentando editorial sobre a manipulação nas contas do governo federal (Gazeta, 16/1).

Saúde pública

"Vamos pedir para o ex-prefeito Ducci disponibilizar o dinheiro das calçadas de granito para ajudar a saúde, ou para os vereadores autorizarem os hospitais a vender potencial construtivo. Tudo é uma questão política mesmo."

André Okopni, via Facebook, sobre o esgotamento da capacidade de atendimento emergencial pelo SUS em hospitais de Curitiba.

Vigilantes

"Todos têm direito de lutar por um salário digno, então não vejo problema. Eles também são trabalhadores e não estão tirando nada de ninguém, apenas sonham com um futuro melhor."

Cíntia Dysarz, via Facebook, comentando o protesto dos vigilantes que parou agências bancárias em Curitiba na segunda-feira.

Acidente

"Passei por esse local e o movimento de caminhões e carros é muito complicado. As autoridades precisam se empenhar para resolver. Acho que nem duplicação resolve, teria de ser triplicação..."

Angelo Alberto Martini, via Facebook, comentando o acidente na BR-277 entre um ônibus e um carro, que matou duas pessoas em Cascavel.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

CARREGANDO :)

Essa matéria sobre o estado psicológico de Bibinho (Gazeta, 16/1) nos faz pensar que no Brasil quem rouba os cofres públicos não sofre as penalidades da lei. Quantos foram presos por cometerem crimes bem menores que os grandes roubos e outras ações do colarinho branco? O caso do deputado Ribas Carli, envolvido no acidente que matou dois rapazes, está quase expirando. São apenas dois exemplos de crimes onde a Justiça não se fez presente e, quase certamente, não se fará.

Renato Lourenço

Publicidade

Dia da Consciência Negra

Ótima a decisão dos senhores edis ao instituir o feriado do dia 20 de novembro. Como funcionário público só tenho a agradecer, pois estarei sendo remunerado para não fazer nada, exceto ir à praia e preparar a casa para o fim de ano. Quem sabe possa emendar com o feriado do dia 15 e, quiçá, com o do dia 2 de novembro. Aliás, feriado em homenagem ao que mesmo?

Nagib Fattouch

Exame da OAB

Alguma coisa está errada com o exame da OAB que reprovou 83% dos candidatos inscritos na primeira fase. Se tantos bacharéis saem tão malformados de suas faculdades, não seria o caso de a Ordem atuar no sentido de fechar esses cursos? Ou será que o exame está rigoroso demais e hoje funciona quase como uma indústria de vestibulares para enriquecer donos de cursinhos?

Publicidade

Luiz Rapio, Rio de Janeiro – RJ

Litoral 1

Inúmeras vezes é possivel constatar o descaso das autoridades públicas no Litoral do Paraná, devido ao raciocínio simplista dos governantes. Quanto mais distantes os balneários da sede, mais caro fica o IPTU e maiores também são o descaso e o abandono desses balneários.

Ney Gonçalves, Pontal do Paraná – PR

Litoral 2

Publicidade

Com a proibição de estacionamento na Avenida Atlântica entre Matinhos e Caiobá, os carros passam em velocidade absurda sem que as autoridades tomem conhecimento. Não existem lombadas e os banhistas, em sua maioria famílias com crianças, correm risco ao tentar atravessar a avenida, principalmente na altura do Sesc até Matinhos. Praia existe para lazer e não para ser pista de corrida.

Aguilar Silva, empresário

Violência

Quando na ativa da Polícia Militar, sempre orientava meus companheiros de trabalho com a seguinte frase: "Prefiro um bandido solto a um inocente morto". Portar uma arma de fogo cria de imediato duas responsabilidades: a técnica e a emocional. Certamente o guarda municipal não tinha intenção de balear duas pessoas inocentes ao tentar acertar o delinquente (Gazeta, 16/1), porém, pela dimensão de sua responsabilidade, essa orientação deve ser repetida à exaustão.

Luiz Eduardo Hunzicker, Colombo – PR

Publicidade

Calçadas de granito 1

Não tenho nada contra a calçada de granito do bairro Batel, onde a elite curitibana frequenta os badalados bares da região, desde que os custos da execução recaiam no bolso dos proprietários. Na minha rua, onde existe apenas um antipó, tive de colocar meio-fio e calçada defronte à minha casa por conta própria.

Honorino Luiz Colla

Calçadas de granito 2

Não sei se devemos continuar a executar nossas calçadas em granito, pois temos outras prioridades. Mas com certeza agora não é mais hora de colocarmos em dúvida a continuidade da obra. O granito já está comprado e colocado, retirá-lo agora irá provocar a perda da maior parte do material.

Publicidade

Luiz Reichmann Filho

Couto Pereira

Usar apenas o Couto Pereira para clássicos paranaenses (Gazeta, 16/1) é algo muito complexo. Temos de ter um contrato muito bem feito, onde o clube "mandante" do jogo arque com todas as despesas, além dos possíveis danos causados ao estádio. Porém, como o estádio é de propriedade particular e não um estádio pertencente ao Estado, é justo cobrar pelo aluguel.

Fábio Marty

Saúde pública

Publicidade

Moro ao lado de um posto de saúde e, quando estou com algum problema simples, mas não tenho hora marcada, pedem para que eu vá para o hospital, sem nem ao menos me avaliarem. É por isso que os hospitais estão cheios, como mostra a reportagem (Gazeta, 16/1). Como disse o diretor-geral do Hospital Cajuru na matéria, há casos que nem deveriam chegar ao hospital.

Maria Juliano Crestani

Crimes ambientais

Muito legal vocês terem incluído na reportagem sobre os crimes ambientais (Gazeta, 16/1) o tamanho mínimo para pesca de algumas espécies. Não lembro de ter visto em outro lugar essa informação tão importante para a sustentabilidade do planeta.

Leonardo Machado

Publicidade

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.