O binário Capão da Imbuia/Hauer ficou muito bom. Só falta terminar a trincheira próxima ao shopping. A prefeitura deveria rever o sinaleiro da Rua Francisco H. dos Santos com a Avenida Salgado Filho. Quem está na Salgado Filho (em qualquer um dos sentidos) e quer virar à direita ou esquerda tem de aguardar o fluxo de carros. O correto seria implantar um semáforo para quem quer fazer a conversão. Ali, já ocorreram batidas de pequeno porte, além de constantes congestionamentos.
Vanderlei Vicente ThomazCuritiba PR
Dora Kramer
Mandei plastificar a coluna da Dora Kramer de 20/7. Vai para um quadro que ficará exposto em meu restaurante. Análise e conclusões perfeitas sobre o comportamento indolente do Lula com relação ao acidente aéreo em São Paulo.
Mauro Alfredo Woellner, empresárioCuritiba PR
À moda antiga
A matéria "Cerimônia religiosa à moda antiga" (21/7) esclarece a comunidade sobre o uso da liturgia segundo a reforma feita pelo Papa João XXIII da chamada missa tridentina. Há dois reparos essenciais, imprescindíveis para completar o sentido pedagógico da reportagem. Primeiro, artigo sétimo do Motu Proprio Summorum Pontificum, de Bento XVI, diz que os fiéis podem pedir aos párocos a liturgia chamada de antiga, ou extraordinária forma de lex orandi. Caso não sejam atendidos, devem recorrer ao bispo e, se ele não os atender, devem recorrer à Comissão Ecclesia Dei (presidida por dom Dario Catrillon), na Santa Sé. Mais: os bispos podem estabelecer paróquias pessoais para a dita liturgia, que os fiéis podem reclamar para batizados, casamentos, exéquias e até confissões. Segundo reparo: além da administração Apostólica São João Maria Vianney, de Campos (RJ), o Instituto Bom Pastor, em São Paulo, tem por determinação papal a obrigação de só celebrar segundo os livros litúrgicos editados em 1963.
Fábio Cezar LeiteCuritiba PR
Vaia
"Vaia de elite não vale? Por que não? É ela quem paga os salários de deputados, do presidente. É ela quem trabalha, gera empregos e paga impostos."
Lilian NovakCuritiba PR
Tragédia 1
A tragédia que aconteceu com o avião da TAM foi anunciada e seria perfeitamente evitada se as autoridades responsáveis fossem minimamente competentes. Deveria ser adotado o seguinte critério para as próximas liberações de pistas em aeroportos: o vôo-teste deve ser feito num dia de péssimas condições meteorológicas. Presidente Lula, deixe a consternação para nós, a população. Tome as atitudes que a gravidade dessa situação clama!
Laurita Basso C. S. Utrabo, engenheiraCuritiba PR
Tragédia 2
Que país é este em que um assessor de Lula faz gestos sem o menor pudor, sem respeito à dor das vítimas, em que uma ministra faz gracinhas com o caos da Aeronáutica e um outro ministro diz que os aeroportos estão lotados porque o país está próspero e tem muitos passageiros? É uma vergonha! Se esse país fosse sério, várias medidas já deveriam ter sido tomadas.
Sílvio SnakCuritiba PR
Tragédia 3
Fiquei chocada com a tragédia ocorrida em Congonhas, um aeroporto que quase todo passageiro do transporte aéreo já usou algum dia. Por isso o acidente fala muito de perto a todos nós. No domingo (22/7) vi, no balanço feito pela Gazeta do Povo, a história das sete vítimas do Paraná. As entrevistas e reportagens foram informativas e de muita sensibilidade.Parabéns ao jornal!
Maria Elizabeth Gomes, professoraCuritiba PR
Tragédia 4
No alto de minha ignorância, sempre me perguntei para que servia um "assessor para assuntos internacionais da Presidência da República", uma vez que entendo ser essa a função do ministro das Relações Exteriores. Ao ver o senhor Marco Aurélio Garcia e seu assessor expressarem-se de maneira obscena diante da notícia de que havia um defeito mecânico no reversor da aeronave da TAM, como que comemorando a possibilidade de isenção de responsabilidade do governo federal pelo acidente, veio-me um nó na garganta. Talvez isso tenha ocorrido pela minha solidariedade com os que perderam entes queridos, talvez pela raiva em ver um integrante do governo, muito próximo do presidente, expressando seu alívio. Talvez, ainda, tenha sido a vergonha de ver que é por esse tipo de gente que o nosso país vem sendo governado.
Wilson Leonardo DorisCuritiba PR
Tragédia 5
Após a tristeza com a tragédia da TAM, o governo, sem ao menos esperar os corpos das vítimas serem identificados, homenageou dirigentes da Anac. Trata-se de uma falta de respeito à nação e à memória de Santos Dumont. Seria bom os ocupantes de altos cargos em Brasília lerem a história da Revolução Francesa: foi porque a corte, encastelada em Versailles, deu as costas às dificuldades do povo que cabeças rolaram. Liberdade, igualdade e fraternidade são palavras que simbolizam a Revolução Francesa e que se disseminaram pelo mundo. Aqui, faz tempo que esses vocábulos deixaram de ter sentido.
Clotilde L. B. GerminianiCuritiba PR
Previdência dos deputados
Até quando vamos permitir que os deputados legislem em causa própria? Enquanto os legislativos municipal, estadual e federal preferem fazer leis em seu favor, desastres acontecem. Não há tempo para legislar ou executar em favor dos outros. São pautas tomadas pelos interesses particulares e férias extensas. A aviação no Brasil há muito tempo está mal, controladores de vôo são mal pagos, a infra-estrutura é pouca. Assim como o investimento em educação, saúde e segurança pública, setores que também vivem tragédias diárias, nem sempre anunciadas pela imprensa. E os políticos? Outubro de 2008 está próximo. É eleição novamente. Eles já estão planejando e contando com seu voto... É hora de deixar de votar em políticos corruptos.
Edivana Venturin, advogadaCuritiba PR
Chávez x Mercosul
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, já chegou a chamar o Senado brasileiro de "papagaio do Congresso Americano". Mas ameaçar retirar o pedido de integração do seu país ao Mercosul caso Brasil, Argentina e Paraguai continuem dificultando a sua entrada no clube sul-americano é demais! Quem é Chávez para exigir alguma coisa? É um presidente que não respeita nada, nem o seu próprio povo. Esse homem deve ser mesmo ignorado e banido pela cúpula do Mercosul antes que venha a influenciar os demais países do continente, como já fez com a Bolívia.
Osvaldo Nascimento JúniorCuritiba PR
PM
Em uma mesma edição da Gazeta do Povo, a de 23/7, encontrei duas notícias interessantes. A primeira, na coluna do Reinaldo Bessa, relata o roubo de um carro na Rua Ângelo Sampaio, com uma perseguição ao assaltante feita pelo próprio dono e por um amigo. Ao solicitar a ajuda de uma viatura da PM, a vítima ouviu a seguinte resposta: não seria possível, pois os policiais estavam jantando. A segunda nota interessante era a carta de um leitor que se refere à invasão de um tereno baldio em Campo Largo. Lá a polícia não atendeu ao chamado por falta de viatura, sendo o atendimento feito uma hora depois, quando já não adiantava nada. Considerando o tamanho dos impostos que pagamos, será que o senhor comandante da PM tem algo a declarar?
Márcio FalabelloCuritiba PR
*****
Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PRFax (041) 3321-5472
leitor@gazetadopovo.com.br
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.