Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Brigas em estádios 1

Se as lamentáveis cenas de selvageria do jogo Atlético e Vasco chegam a dar náuseas, menor não é o efeito de ouvir as desculpas e justificativas daqueles que, ao menos hipoteticamente, seriam responsáveis pela segurança do público. A PM de Santa Catarina alega que o Ministério Público os isentou da tarefa; o MP diz que tudo não passa de uma interpretação equivocada da PM. É inacreditável tal somatório de incompetências. Certamente vão tirar dez mandos das equipes, impor uma multa pesada e deixar tudo como está, penalizando apenas os que vão ao estádio apenas para torcer.

Douglas Nelson Rothen

Brigas em estádios 2

Acredito que eventos particulares não devam ter segurança paga pela população. Por outro lado, fica difícil para um clube de futebol contratar seguranças para os jogos. Seria muito mais viável que a PM fizesse a segurança e o custo da operação fosse ressarcido pelos clubes ou pela CBF. Também é preciso garantir punição severa e rápida para os marginais envolvidos na briga.

Antonio Carlos Wanderley

Brigas em estádios 3

A CBF deveria incentivar construções de octógonos em vez de estádios de futebol, uma vez que estamos assistindo a socos, chutes e muito sangue. A ignorância está nas cadeiras e arquibancadas dos campos de futebol por causa de "animais" organizados que praticam vale-tudo com os adversários. Mas o pior é não acontecer nada com esses marginais, que às vezes contam até com o aval dos clubes. É a impunidade que gera tudo isso.

Wilson Oliveira Trindade, bacharel em Direito, Londrina – PR

Brigas em estádios 4

Parabéns à polícia de Santa Catarina por não prestar serviços a particulares. A polícia é paga pelo povo para protegê-lo nas ruas e não dentro de propriedade privada. Se as torcidas dos clubes brasileiros não têm cultura e educação suficientes, sugiro que todos os estádios construam muros para isolar as torcidas, que não se veriam e nem poderiam entrar em confronto. Se quisessem brigar, teria de ser entre eles.

Sergio Dalbeto, aposentado

Nelson Mandela 1

Homens como Nelson Mandela não morrem todos os dias porque já não mais existem. Grandes líderes sem interesses mercenários, que não querem uma "boquinha" nos diversos governos, já não estão entre nós. A morte de Mandela certamente renderá muitos discursos, elogios e lamentos de chefes de Estado. Pena que eles não levarão aos seus países o exemplo de Mandela e sua luta pela paz e igualdade.

João Silvino

Nelson Mandela 2

Fiquei satisfeito ao ler que a presidente Dilma convidou seus antecessores para fazer parte da comitiva oficial brasileira ao enterro de Mandela. Só mesmo um homem da estatura moral e de importância ímpar na história da humanidade seria capaz de reunir adversários políticos em prol de uma causa única. Que sua luta não tenha sido em vão.

Luiz Nusbaum, médico, São Paulo – SP

Transparência

Tenho acompanhado ocasionalmente os gastos dos deputados estaduais porque é melhor que ficar olhando o impostômetro. Tirar o histórico dos gastos da internet e dizer que se trata de uma mudança de layout da página (Gazeta, 7/12) é puro desprezo com a inteligência alheia.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Cursos suspensos

Faz muito bem o MEC em suspender o vestibular de cursos que tiveram em duas avaliações consecutivas conceito abaixo da média no Enade. Somente dessa maneira haverá ações para melhoria da qualidade de ensino. Quem estudou ou está estudando sabe perfeitamente que muitos cursos universitários são de péssima qualidade. Os profissionais de ensino, em vez de criticarem os métodos do MEC, devem antes se dedicar a melhorar a qualidade do ensino.

Claudio Todeschini

Internet e aplicativos

O cerceamento de nossos pensamentos ou ideais nos leva ao risco do surgimento de uma ditadura digital. Além disso, criar mecanismos de controle (Gazeta, 8/12) é emitir um atestado de que somos desonestos e utilizaremos a rede para cometer atos ilícitos anonimamente. A lógica deve ser invertida, com investimentos em inteligência e investigação, e não na criação de "sentinelas" para vigiar cada passo dado na rede.

Gilmar Silva do Nascimento, programador

Vandalismo

Quebraram a asa do Anjo da Ressurreição, escultura em bronze do italiano J. Martineli, no túmulo da família Hauer. A peça certamente foi derretida para ser vendida por peso. Nesse macabro evento, dois criminosos estão envolvidos: o vândalo que despedaçou a escultura e o receptador. Não se compra bronze de pessoa física sem nota fiscal. As autoridades não podem mais ignorar a existência do mais que centenário cemitério onde repousam figuras que muito fizeram pela antiga Cidade Sorriso. Custa colocar câmeras de vigilância de amplo alcance no cemitério, como as existentes no Centro da cidade?

Geroldo Augusto Hauer

Pedágios

Não nos livraremos mais do pedágio. Quanto aos valores das tarifas, parece não haver coerência, pois há preços para todos os gostos. O que poderia ser adotado é a suspensão do pedágio enquanto a rodovia estiver em obras para o usuário não pagar para ficar "engarrafado", como acontece sempre na rodovia BR-376, que liga o Paraná à Santa Catarina.

Edson Lincoln Florscuk

Skatistas

Os skates não devem estar ao lado de carros e bicicletas. Ciclistas já são frágeis em meio ao trânsito, o que dizer, então, dos skatistas? Apesar de achar uma atitude nobre trocar o carro por outro meio de locomoção, menor, mais saudável e menos poluente, o desrespeito e a falta de cortesia faria dos skatistas as novas vítimas do trânsito.

Ariane Francine Lara

Copa do Mundo

Com todo o respeito às seleções que virão jogar em Curitiba, gastar a fortuna que gastaram em um estádio particular para assistir às partidas entre Irã e Nigéria, Honduras e Equador, e Espanha e Austrália é colocar um nariz de palhaço nos curitibanos.

Luiz Fernando Pereira Simões

Lula

Sobre a quantidade enorme de críticas dirigida ao ex-presidente Lula pelo fato de não ter executado nenhuma reforma durante os seus dois mandatos como presidente da República, como se pode exigir algo desse porte de alguém não habilitado? O mais justo seria cobrar os eleitores responsáveis por colocá-lo no posto de presidente.

Benone Augusto de Paiva, São Paulo – SP

Oposição

Mesmo com 32 partidos recebendo verba partidária, não temos uma oposição. E, se não temos oposição, todos os partidos apoiam o governo. Ora, então por que candidatos se enfrentam na disputa presidencial? Porque a ciranda dos partidos tem de continuar e cada um espera sua vez de assumir os cargos em disputa nas eleições.

Alberto Nunes

Educação Moral e Cívica

Fui professor de EMC e OSPB e sempre adotei um espírito crítico ao tratar os temas propostos. Hoje considero que não convém a introdução dessas disciplinas nas escolas porque já existe um excesso de disciplinas com carga horária mesquinha e que só perturbam a concentração dos alunos. Além disso, esses temas podem ser tratados de forma transversal nas disciplinas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia.

Marculino Camargo, filósofo

Cotas 1

O ingresso em concursos ou vestibulares através de cotas raciais é o maior programa de preconceito instituído pelo governo federal. Onde fica a igualdade, a meritocracia? Quando o ministro do STF Joaquim Barbosa entrou em uma universidade ou foi aprovado em concurso público havia um sistema de cotas ou ele conseguiu alcançar sua posição por seu mérito e capacidade intelectual?

Vitor Bogus

Cotas 2

As cotas raciais em concursos públicos já deveriam ser obrigatórias em todos os cargos. E também poderia ser obrigatório instituir cotas raciais também na política para cargos legislativos.

Jarbas Yurasseck Junior

Ensino

A propaganda oficial de nada adiantou para esconder a farsa da educação em nosso país, pois bastou um simples exame em nossos alunos para se mostrar que o Brasil vive de fantasia e maquiagem. Exames de baixo nível, despreparo de nossos jovens, falta de prioridade dos governos, professores desestimulados, violência nas escolas colocaram o país em uma posição vergonhosa. A China e a Coreia do Sul lideram o ranking e o Brasil é a piada do mundo.

Manoel José Rodrigues, assistente administrativo, Alvorada do Sul – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.