Balanço
1.416 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo na última semana.
Temas mais comentados
- Polêmica do estádio (206)
- Trânsito (68)
- Aviões de Richa (23)
Sobre a epidemia de explosões de caixas eletrônicos é preciso analisar por que precisamos conviver com quiosques mal-protegidos e cheios de dinheiro, funcionando 24 horas (Gazeta, 17/1). É um chamariz tentador para a criminalidade que vai se capitalizando e se fortalecendo cada vez mais. Só perde a sociedade, pois os bancos são ressarcidos por seguros e extensivas tarifas. Precisamos urgentemente de mecanismos para dizer não a essas bombas espalhadas por todos os cantos da cidade.
Marciano Juliano Rubel
Trânsito 1
Com satisfação li matéria a respeito das possíveis soluções para o trânsito de Curitiba (Gazeta, 15/1). As praças centrais de Curitiba, assim como os terminais de ônibus dos bairros, poderiam ter todo o espaço subterrâneo, subsolo, aproveitado como estacionamento de veículos automotores e bicicletas, de forma a encorajar o usuário a deixar seu automóvel, motocicleta ou bicicleta em local seguro para uma baldeação. Os terminais de ônibus dos bairros seriam um incentivo ao consumo regional, com estímulo ao uso do transporte coletivo, na medida da necessidade.
Evandro Portugal
Trânsito
Sou curitibana e já fui uma sofredora pelo estresse do trânsito da cidade. Acredito que, se for aumentada a frota do transporte coletivo, com certeza muita gente vai optar por utilizá-la.
Fabiana Castelan, Foz do Iguaçu PR
Lei Rouanet
Inacreditável ler uma notícia sobre um ministério, com estrutura ou não, que libera bilhões do nosso suado dinheiro para pseudoprojetos culturais, sobre os quais não é feita nenhuma fiscalização ou controle (Gazeta, 18/1). Se o ministério não tem estrutura para cumprir seu papel de fiscalizar um volume tão grande de projetos, jamais deveria liberá-los de forma irresponsável e suspeita como vem fazendo.
Cristina Schuster
Obras inacabadas
Prefeitura e empreiteiras trabalham de mãos dadas até mesmo nas desculpas. A grande verdade é que são várias obras que estão quase paradas (Gazeta, 19/1). Parece que há orientação no sentido de que não tenham tanta pressa, afinal, se ficarem prontas próximo das eleições, pode-se ganhar alguns votinhos a mais! Qual é o órgão que fiscaliza a execução desses projetos? A trincheira sob a Avenida Comendador Franco no Jardim Botânico até agora não está terminada.
Ricardo dos Santos Lisicki
Ciclovias recuperadas
Parabéns pela iniciativa do IPPUC que vai revitalizar 37 quilômetros de ciclovias em Curitiba. O aumento no fluxo de ciclistas trará não somente benefícios de saúde para os usuários, mas também vai incentivar o translado para o trabalho. O incentivo a esse meio de transporte deve ser constante. Bom para o meio ambiente, bom para as pessoas.
Frank Honjo
Setran
A Setran é um mal necessário diante da abusiva má educação dos motoristas. Andar em alta velocidade, parar em locais proibidos, furar sinais, falar no celular quando está dirigindo, desrespeitar as faixas de pedestres e dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas são delitos cotidianos por parte dos motoristas. A tal "indústria da multa" só trabalha com a matéria-prima da transgressão. Basta que cada motorista cumpra a lei e a tal indústria irá à falência. Educação é a chave.
Marco Antonio de Moraes Sarmento
Fraude da gasolina 1
Sou dono de posto na cidade de Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba, e sempre preso pela qualidade dos meus produtos vendidos. E para ter qualidade o preço tem de ser justo. Por isso, depois da descoberta das fraudes das bombas de combustíveis, também me senti lesado, pois vários clientes chegavam e perguntavam o porquê da diferença do meu preço com os postos de Curitiba. Já não sabia mais o que responder, mas agora parece que a ficha caiu para muita gente.
Clodomiro Bathke, Balsa Nova PR
Fraude da gasolina 2
Penso que cada posto de combustível deve ter um controle de entrada, ou seja, de descarga de combustível. Portanto, para saber se o posto está roubando, é só conferir a entrada de combustível e a saída na bomba. Se a saída for maior que a compra, algo de errado está acontecendo.
Roque José Webers, Campo Largo PR
Recadastramento eleitoral
Em mais de 190 países, o voto é um direito; não uma obrigação! Nesses países, se alguém quiser tirar a autorização para o voto ou a carteira de alistamento eleitoral, documentos equivalentes ao nosso título de eleitor, basta fazer o requerimento, sem que seja cobrada qualquer taxa ou multa. Quem quer votar vota. Quem não quer não vota. Não há qualquer penalidade! Aqui temos a obrigatoriedade do voto e a caríssima urna eletrônica. Agora ainda mais cara, com identificador digital.
Igor Dutra dos Santos
Polêmica do estádio 1
Futebol deve ser administrado por pessoas sérias. Como podemos conviver com essa determinação unilateral da nossa federação e do presidente de uma agremiação que só pensa na Copa do Mundo? Não pedimos Copa em Curitiba, sendo assim a Federação e o Atlético deveriam ter pensado neste ponto antes. Não podemos ceder aos desmandos de duas pessoas.
José Carlos Mellem
Polêmica do estádio 2
O que está ocorrendo neste imbróglio do Campeonato Paranaense só vem demonstrar a mediocridade dos atuais dirigentes, que deveriam ter respeito e solidariedade com os torcedores. Sou favorável a que se encerre esse campeonato, que para nada serve além de demonstrar a incapacidade da FPF e o autofagismo tupiniquim.
Mauro Fregonese
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.