A recente greve que provocou o caos no trânsito, bem como o recente episódio do congestionamento de avenidas centrais, como a Visconde de Guarapuava, remetem às nossas autoridades municipais a necessidade urgente de revisão do plano diretor da cidade, bem como seu plano viário, pois a superpopulação em regiões próximas ao centro da cidade torna-se cada vez mais evidente. Soluções como alargamento de vias rápidas, revisão de cabeamentos elétricos, retirada de canteiros centrais, e ainda revisão do zoneamento da cidade, tornam-se desafios para a nova administração municipal, que deveria o mais breve possível começar a delinear ações de longa prazo, sob pena de perdermos o controle do crescimento sustentado da cidade e a nossa principal característica, que sempre foi de uma excelente organização urbana. Quem sabe se observarmos o que ocorre em outros países não nos serviria de exemplo?
Roberto Boscardin, médicoCuritiba, PR
Caos no trânsito 2
É irritante andar de carro num trecho entre a Rua Maranhão e a Eduardo Carlos Pereira (via-rápida sentido centro) e a Rua Ponta Grossa. Ali, localiza-se um condomínio, e os moradores que não possuem garagem deixam seus carros na rua. Diariamente, um ou dois caminhões estacionados na esquina e dos dois lados da rua impossibilitam a passagem de dois carros ou até mesmo de um só! Dia 5/3/06, eu fiquei, com minha namorada, parado dez minutos por causa desses veículos que param no pequeno trecho. Sou obrigado a fazer esse caminho, já que a Rua Augusto de Mari tem novo sentido, ou seja, é contramão. O batalhão da BPTran fica a uma quadra e ninguém faz nada.
Fábio Bonato Batista, estudanteCuritiba, PR
A vez das bicicletas
Em um dia transtornado do trânsito, com a falta de transporte público, aí as bicicletas foram lembradas. Para o trabalho utilizamos desse meio alternativo de transporte, bom seria se todos as utilizassem sempre. Pedalando não poluímos o meio ambiente e ainda desenvolvemos o físico e mental. com os altos preços dos combustíveis, seria uma boa alternativa.
Cleiton Luiz BarbosaCuritiba, PR
Gripe aviária
Diante da chegada da gripe aviária ao país que se anuncia, é um absurdo o número de pombos que ocupam nossa cidade. Protegidas pelo simbolismo da paz, que representam, essas aves, na verdade, espalham doenças e sujeira. É hora de colocarmos a saúde humana como prioridade. Afinal, se a maioria concorda em reduzir a população de cães e gatos que vivem nas ruas, por que não os pombos?
Marcos De Franco, professor e psicólogoCuritiba-PR
Flex
Estive conversando com um sueco que é engenheiro de motores. Ele me disse que uma ciência nova quando se transforma em tecnologia deve ser maturada no mínimo oito anos. Outra informação que me deixou preocupado é que ele questionou se algum motor flex brasileiro passou pelo teste de 500.000 km, como é praxe para eles. A terceira questão que ele colocou é que como o motor tem de trabalhar com uma taxa de compressão intermediária entre o álcool e a gasolina, devido à grande diferença de octanagem entre os dois combustíveis, na realidade ora falta ar ora sobra o que implica não aproveitar bem nenhum dos combustíveis. Eu ainda não vi nenhuma matéria isenta de conotação comercial, por isso gostaria de ver uma matéria pertinente sobre o assunto, uma vez que é um assunto de grande interesse do consumidor.
Dario Vaz da Cruz, diretor-técnicoCuritiba, PR
Educação
A equipe pedagógica e administrativa do Colégio Estadual Santana de Tapejara agradece ao secretário Maurício Requião, quanto ao retorno e aprovação do Curso Normal Integrado e a Cobertura da Quadra Esportiva em nosso colégio. Nós também somos paranaenses e nos preocupamos com a educação e o bem-estar de nossos adolescentes.
Wanderlei Perseguine, professorTapejara, PR
Violência sexual
O governo federal anunciou ao Conanda que vai desaparecer o telefone 0800-990500, que há nove anos recebe denúncias de violência sexual contra crianças em todo o país. O prejuízo para toda sociedade é incalculável.
Lauro Monteiro, secretário executivo da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia)Rio de Janeiro, RJ
Mata nativa
Basta um passeio de avião pelo interior do estado para que se perceba o tamanho da devastação da mata nativa. Restam pequenos tufos da mata original que, não fosse a obrigação legal, também não existiriam. As freqüentes secas que assolam o interior do estado certamente tem relação com a derrubada das florestas. Os agricultores deveriam repensar seus atos e replantar a mata nativa. Mas aí, certamente, prevalecerá o interesse econômico, e parece não existir conciliação possível entre o dinheiro e a proteção ao meio ambiente. Que o diga a necessidade crescente de mais exportação para sustentar a balança comercial. Só nos resta, num futuro talvez não muito distante, colhermos os cactos de nossos atos.
João Marcelo Keretch, advogadoCuritiba, PR
Álcool na gasolina
Faltou visão estratégica do governo ao diminuir a adição de álcool na gasolina em 5%. Com isso, aumentou o preço da gasolina e não baixou o preço do álcool. E não será surpresa se os usineiros aproveitarem a deixa e aumentarem a produção de açúcar nos mesmo índices para exportar. Nos anos 70 e começo dos anos 80, a frota de carros que rodava nas ruas brasileiras movida a álcool chegou a ser de 95%, fruto de políticas de incentivos fiscais e pelo alto custo da gasolina. Como não eram bicombustíveis, os proprietários ficaram literalmente na mão quando os usineiros também optaram por produzir açúcar em vez de álcool combustível. Isso quer dizer que o problema é antigo e somente vai acabar quando houver um contrato de produção acertado entre as partes com cota mínima obrigatória de produção durante o período da entressafra. Fora disso, vamos correr novamente o risco de desacreditarem o carro a álcool. Isso quando o mundo todo corre atrás de um combustível alternativo e que nós já temos há mais de 30 anos.
Rubens Santos, empresárioCuritiba, PR
Sinalização errada
A nova sinalização na Rua Pedro Augusto Menna Barreto Monclaro, no bairro Água Verde, está errada em toda a extensão. Trafegando pela Pedro Augusto ao chegar à Almirante Gonçalves ou a Chile as placas indicam que se deve seguir à direita. Na verdade, o motorista pode seguir reto e à direita. Seria melhor colocar placas de proibido virar à esquerda. Trafegando a Baltazar Carrasco dos Reis, ao chegar a Pedro Augusto, a sinalização indica que esse deve-seguir à esquerda quando na verdade pode-se seguir reto e à esquerda. O mais correto seria colocar placas de proibido virar à direita.
Stan Cichon, publicitárioCuritiba, PR
Esclarecimento
Em resposta à sra. Esther Gomes Pereira, a Prefeitura de São José dos Pinhais informa que, segundo o atual modelo do SUS, o município é responsável pela atenção básica, prestando atendimento de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, realizando encaminhamento, quando necessário, para as especialidades de competência do estado. Os atendimentos não-emergenciais são feitos nas 27 unidades básicas de saúde do município, e as emergências são atendidas nas duas unidades 24 horas, sem necessidade de encaminhamento ou agendamento. Mesmo que a atenção em média e alta complexidade não sejam de responsabilidades do município, a Prefeitura entende a necessidade da população e oferece também alguns desses serviços, como é o caso da oftalmologia. Na data citada pela sra. Esther, a oftalmologista Michele Buquera prestou atendimento na unidade de saúde Paulino Siqueira Cortês, cumprindo as metas estabelecidas pela Secretaria de Saúde. Visando a melhorar o atendimento da saúde pública no município, a Prefeitura realizou recentemente dois concursos públicos para a contratação de profissionais para o setor. Em outubro de 2005, cem vagas foram abertas e, no mês de fevereiro passado, 550 vagas foram disponibilizadas para o programa Saúde da Família.
Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de São José dos Pinhais, PR
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