Quero felicitá-los pela belíssima capa da Gazeta do Povo de domingo. A foto da amazona cavalgando, o cavalo com as quatro patas no ar, a combinação da paisagem ao fundo, o verde aliado ao quadro azul ao lado formam um conjunto lindo! Fiquei mais impressionado quando visualizei pelo site a edição do dia, ou seja, numa imagem digital parecia um cartão-postal.
Edson Campagnolo
O estado na poeira
Sobre a matéria "As estradas que nos tiram do mapa" (Gazeta, 13/12), não são só os municípios de Doutor Ulysses, Coronel Domingo Soares, Guaraqueçaba e Mato Rico que estão em situação dramática, sem ligação asfáltica com outros municípios. A Estrada do Cerne, fundamental para o desenvolvimento do estado, já foi a principal ligação das regiões Sul e Norte e hoje é uma região abandonada. Várias administrações estaduais prometeram a obra para melhoria da estrada e até agora só ficaram nas promessas.
Gelson Barbieri
Agronegócio
Não sou contra a produção agrícola, até porque sou agrônomo, mas o que se vê no estado do Paraná é a sistemática de destruição de áreas com cobertura florestal, justificada pela produção agrícola. A alteração do Código Florestal deveria ser avaliada, pois é preciso dar sustentabilidade e eficiência no uso do solo agrícola.
José Luiz F. da Trindade
Metas do Judiciário
Fala-se muito da pretensão de uma Justiça célere. Para isso, é necessário avaliar qual a função dos magistrados. É preciso ter uma nova percepção da Justiça, que deve ser vista como um serviço público, como qualquer outro.
Willian Yahz
Tribunal de Contas 1
Ao afirmar que o Tribunal de Contas não teria como identificar os problemas de corrupção da Assembleia, o presidente eleito do órgão, Fernando Guimarães, começa de forma equivocada o mandato (Gazeta, 10/12). É fato que o TC não possui material humano para a fiscalização, porém a realização de concursos públicos poderia resolver isso. Mas mesmo sem funcionários o suficiente, o órgão que fiscaliza as contas do estado tem o dever de fiscalizar de forma coerente os demais órgãos.
Diogo Lima
Tribunais de Contas 2
É lamentável o fato de o conselheiro e futuro presidente do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães, ter afirmado que limitações materiais e humanas impediram que a instituição detectasse o esquema de corrupção na Assembleia. Mesmo assim, os conselheiros do TC aprovaram as contas da Assembleia dos últimos anos. Basta uma análise nos controles internos da Assembleia (caso existam, senão, recomendar a adoção desse procedimento) e realização de testes de forma aleatória nos registros contábeis para verificar se estão regulares. Senhores conselheiros do TC: não é necessário tomar a sopa toda para verificar se ela está boa, basta prová-la.
Hilário Fier, contador aposentado.
Aposentadoria a ex-governadores
A obediência ao preceito constitucional contido no artigo 5.º da Constituição Federal de que "todos são iguais perante a lei" evitaria a discussão a respeito da concessão de aposentadorias a ex-governadores. Essa igualdade no que se refere à previdência social e aposentadorias é confirmada pelo caráter contributivo obrigatório. No caso de governador, entende-se que antes de ocupar o cargo, a pessoa exercia alguma atividade que o vinculava ao sistema de previdência. Portanto, ao assumir o cargo de governante, poderia dar continuidade às contribuições (agora no sistema público) e usufruir da contagem do tempo de contribuição para adquirir o direito ao benefício. Agir de forma contrária é desrespeitar a Constituição e principalmente à população trabalhadora e contribuinte da previdência social.
João Cândido de Oliveira Neto
Nepotismo no governo
Defender o nepotismo só pode ser coisa de correligionários do partido, pois a maioria dos cidadãos que trabalha muito, batalhando para comprar seus bens e pagar seus impostos em dia, não goza de privilégio algum. Então por que parentes de políticos eleitos podem ser beneficiados? Nepotismo é uma praga, muito utilizada por tiranos de plantão, e é uma afronta à sociedade brasileira, que anseia por bons exemplos da classe política. Beto Richa prometeu um jeito novo de governar o Paraná, com ética em primeiro lugar, mas, antes de começar, já mostrou ser igual aos outros.
Sandro Ferreira, Ponta Grossa
Ministério do Turismo
Ao invés de investirem e aproveitarem o enorme potencial turístico de nosso país, descobre-se que o Ministério do Turismo está ajudando em falcatruas de empresas fantasmas (Gazeta, 10/12). Não aprenderam em casa a distinguir o certo do errado? Não têm interesse que o país melhore e cresça?
Wilfried Jussen Junior
Guerra ao tráfico
Em relação ao crime organizado, seja em Curitiba ou em qualquer lugar do Brasil, o que falta é interesse das autoridades, que em época de eleição mostram a cara, mas, depois de eleitos, somem. O governo sabe muito bem quem paga, ou não, os impostos. Pois deveria saber também onde mora o bandido e prendê-lo.
Marcos Garcia
Brasil e Irã
Acho que o Brasil não deveria se intrometer em assuntos que não lhe dizem respeito. No caso do Irã, o digníssimo presidente Lula não deveria ter dado palpite algum no caso da mulher presa e condenada à morte. O Brasil deve sim se importar com os brasileiros e nada mais.
Manoel Portela
Educação básica 1
Nas últimas décadas, as políticas de educação aplicadas pelos governantes foram desastrosas e vergonhosas. Digo sem medo de errar que a sociedade civil também é responsável por essa situação. Precisamos brigar pela melhor educação e aumentar o respeito e a remuneração dos professores. Está provado que o aprendizado vence a briga contra a marginalidade, além de ter um custo bem menor, pois um aluno é mais barato do que um marginal.
Maurício Poliquesi, farmacêutico
Educação básica 2
Se os políticos criarem vergonha na cara e pensarem um pouco mais na educação do povo, certamente aplicarão mais verbas na formação dos jovens. Com certeza sai muito mais barato preparar um jovem para a vida do que manter bandidos nos presídios.
Luiz Fanchin Jr.
Correção
Diferentemente do que foi informado na capa e na página 4 da edição de ontem da Gazeta do Povo, o nome da localidade em Piraquara que aparece nas fotos é Jardim Holandês.
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020
Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.



