Tenho uma pessoa da minha família atendida no Caps II – Clínica Ômega (Gazeta, 8/1) e sou capaz de atestar a idoneidade do estabelecimento que presta inestimáveis serviços à população carente e fecha as portas por falta de verbas públicas, as mesmas que custeiam as férias de políticos indecentes em paraísos tropicais e pagam a cirurgia plástica das madames oficiais e filiais. E esses políticos ainda têm a desfaçatez de aparecer na televisão e nos desejar feliz ano-novo.

CARREGANDO :)

José Luiz Batista

Finanças da prefeitura

Publicidade

A situação da prefeitura de Curitiba deve estar mesmo péssima, como diz Fruet. Tanto que até precisamos de subsídio estadual para nosso próprio transporte público. Outro sinal da crise é a demora na conclusão de obras. Não conseguiram nem terminar a reforma da estação-tubo Maria Clara, desativada há mais de um ano...

Marcelo Stahlhoefer

Corrupção

Sobre o artigo de Carlos Alberto Di Franco a respeito da corrupção (Gazeta, 7/1), acredito que o enfrentamento à corrupção não passa pela estrutura do Estado, mas sim pela atuação da sociedade civil. O próprio jornal Gazeta do Povo fez um excelente serviço com relação à corrupção, como no caso dos desmandos na Assembleia Legislativa do Paraná. Não se deve esperar muito do Estado e mesmo do Ministério Público; somente a população organizada poderá acabar com a corrupção.

José Luciano Ferreira de Almeida

Publicidade

Eleitores esquecidos

Se o voto fosse distrital, os eleitores não esqueceriam tão rapidamente em quem votaram (Gazeta, 4/1). Votar em um vereador que mora do outro lado da cidade não faz sentido, pois não há como fiscalizar o seu trabalho. Também não se pode esperar que ele faça tudo o que é necessário estando tão longe dos nossos olhos. Se eu tivesse uma relação dos candidatos do meu bairro, poderia escolher melhor e fiscalizar sua atuação.

Salete Cesconeto de Arruda

Moratória

Já se tornou constante todo eleito para o Executivo suspender pagamentos no início da gestão. Praticamente só se governa por três anos, o primeiro é apenas para resolver problemas. É preciso mudar esse modelo de gestão pública e o próprio processo eleitoral, pois nem a Lei de Responsabilidade Fiscal está sendo respeitada.

Publicidade

Hélio Takefumi Mori

Falta de investimentos

Oportuna a mensagem do leitor Sérgio Corrêa sobre a falta de investimentos no Aeroporto Afonso Pena (Gazeta, 8/1). E tem mais, os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas e Rio de Janeiro têm várias universidades federais e nós só temos duas. Mesmo tendo senadores e ministros importantes, parece que nossos representantes não têm interesse ou força política para defender a causa paranaense.

Antonio Carlos Padoim, Prudentópolis –PR

IPTU

Publicidade

Todo proprietário urbano deve pagar religiosamente seu IPTU. Não o fazendo, sujeita-se a ser penalizado. Mas a contrapartida nem sempre acontece, como se vê no desleixo na manutenção das ruas da periferia. O contribuinte suburbano merece mais atenção do poder público, como corte de grama e varredura das ruas.

Darci de Jesus Andrade

Internet

O problema no site da Caixa (Gazeta, 8/1) reforça a necessidade de mais investimento na formação de profissionais competentes na área de TI, carente em nosso país. Difícil dizer com precisão o que aconteceu nesse caso sem conhecer o sistema, mas é fácil saber que dados sensíveis deveriam ser criptografados.

José Simão de Paula Pinto, coordenador do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da UFPR

Publicidade

Salário dos professores

Penso que o aluno não tem escolha para ser ou não um estudante. Ele simplesmente tem de estudar, independentemente de quanto o seu professor ganha. Mas o professor tem a opção de ser ou não professor. Os mestres não deveriam jamais falar em qualidade de ensino equiparada ao valor de seu salário. A qualidade de ensino não é apenas melhor salário, mas sim maior investimento em qualificação e material de ensino.

Álvaro Kowalski

Animais na praça

Quero chamar a atenção de alguns usuários que levam seus animais à Praça Oswaldo Cruz e os deixam soltos. O problema não está em passear com os bichos, mas sim em não respeitar as normas afixadas na praça, como não soltá-los nas pistas de corrida, areia e na grama. Em uma ocasião, ao correr na pista, um cão quase avançou em mim. Infelizmente, situações como essa mostram que o respeito aos demais usuários – atletas ou não – ainda está longe de ser posto em prática.

Publicidade

Deborah Carvalho, historiadora

Zoológico

Paulistano, moro em Curitiba há 40 anos e nunca tinha tido oportunidade de ir ao zoológico da cidade. Aproveitando a vinda de uma filha e neto da Nova Zelândia, resolvi levá-los ao local. Fiquei surpreso ao verificar a sinalização falha e deficiente, e o estado deplorável do acesso ao zoo. Como um local de belezas naturais e turístico por excelência não recebe os investimentos devidos?

Arthur Suplicy de Lacerda Neto

Lixo no Litoral

Publicidade

É vergonhoso como um serviço tão básico, mas ao mesmo tempo essencial, como o de coleta de lixo consiga tornar-se um problema ano após ano em nosso Litoral. Os atrasos na coleta e a sujeira se multiplicam todo ano, assim como as desculpas dos nossos administradores!

Julio Cesar Bartapelli

Hábitos culturais

Esse aumento no consumo cultural, incluindo de música erudita (Gazeta, 7/1), deve ser considerado como uma boa notícia. Não podemos dizer com segurança que esse aumento se deva somente às passagens da OSP pelo interior do estado, mas essas ações no interior ajudam a criar um público maior e mais formado. A OSP precisa que o orçamento seja reforçado também nesse setor para nos permitir chegar mais vezes ao interior do estado.

Osvaldo Ferreira, maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná

Publicidade

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.